O aplicativo Clubhouse, a novidade mais badalada das redes sociais em tempos recentes, vai mesmo ter que enfrentar a concorrĆŖncia da maior rede social do mundo. Coube ao jornalista americano Casey Newton, que edita sua prĆ³pria newsletter sobre tecnologia, confirmar as especulaƧƵes sobre os planos do Facebook para reagir ao sucesso do Clubhouse. 

Em um entrevista a Newton na segunda-feira (19/4), o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou planos de lanƧar nos prĆ³ximos meses uma sĆ©rie de recursos de Ć”udio para brigar de frente com a nova queridinha das redes sociais, das quais ele prĆ³prio se tornou membro em janeiro, sob o usuĆ”rio “Zuck23”.

No embalo dos aplicativos de Ć”udio que se tornaram cada vez mais populares durante a pandemia, o Facebook vai oferecer as Live Audio Rooms, uma versĆ£o do Clubhouse, permitindo que as pessoas ouƧam e participem de conversas ao vivo.

Os novos recursos incluirĆ£o o Soundbites, que permitirĆ” que os usuĆ”rios criem e compartilhem clipes curtos de Ć”udio. TambĆ©m serĆ” possĆ­vel ouvir podscats diretamente do aplicativo do Facebook.

Acabou a magia?

NĆ£o Ć© um bom momento para a novata encarar tal concorrĆŖncia. Pesquisas mostram depois de uma explosĆ£o de downloads que a entronizou como a novo queridinha das redes sociais, explorando bem o charme de ser acessĆ­vel apenas a convidados,  a plataforma pode estar comeƧando a perder sua magia, apesar de ter sido avaliada em US$ 4 bilhƵes. 

O aplicativo lanƧou a ideia de os usuĆ”rios sintonizarem salas de Ć”udio para ouvir discursos, palestras e conversas, de forma semelhante a uma conferĆŖncia apenas de Ć”udio.

Segundo a empresa de pesquisas Antropia,  os usuĆ”rios ativos diĆ”rios do Clubhouse caĆ­ram 53% desde o pico registrado em 27 de fevereiro. As taxas de download caĆ­ram em dois terƧos, de 6,9 ā€‹ā€‹milhƵes em fevereiro para 2,5 milhƵes em marƧo.   

Em abril, o monitoramento Sense Tower apontou  queda de 68% na quantidade downloads (foram 643 mil) em relaĆ§Ć£o ao mĆŖs anterior.

Para complicar a situaĆ§Ć£o, o Reddit anunciou tambĆ©m o Reddit Talk, sua versĆ£o do Clubhouse. E o Twitter criou o ā€œSpacesā€, projetado de maneira semelhante, como uma sala de bate-papo ao vivo apenas com Ć”udio.

Facehouse

O rƔpido crescimento do Clubhouse demonstrou o potencial dos serviƧos de bate-papo com Ɣudio, especialmente porque as pessoas ficaram em casa durante a pandemia de Covid-19. Um potencial que o Facebook pretende explorar, disse Zuckerberg:

ā€œO Ć”udio como meio permite discussƵes de forma mais longa e explorar ideiasā€, disse ele. ā€œVocĆŖ pode entrar em tĆ³picos que francamente sĆ£o muito mais difĆ­ceis de abordar com outras mĆ­dias. E o Ć”udio, eu acho, Ć© muito mais acessĆ­vel porque vocĆŖ pode realizar vĆ”rias tarefas enquanto ouve.ā€

O recurso que mais se assemelha ao Clubhouse sĆ£o as salas de Ć”udio ao vivo, um produto que permitirĆ” que grupos de pessoas ouƧam e interajam com alto-falantes em um ā€œpalcoā€ virtual. NĆ£o foram dados detalhes de como o Facebook planeja moderar os canais de Ć”udio.

CrĆ­ticas aos concorrentes

Na entrevista, Zuckerberg disparou contra concorrentes, incluindo Twitter e Apple. Em particular, Zuckerberg criticou a Apple por sua polƭtica de obter atƩ 30% de lucro sobre a venda de produtos em sua loja de aplicativos.

ā€œSe a margem fosse menor, acho que isso permitiria que a economia crescesse mais rĆ”pidoā€, disse ele.

Zuckerberg tornou-se cada vez mais crĆ­tico em relaĆ§Ć£o a seus concorrentes de tecnologia Ć  medida que sua empresa passou a enfrentar riscos de regulamentaƧƵes mais rigorosas.

Comportamento anticompetitivo

O lanƧamento de produtos que se parecem tanto com os dos concorrentes pode trazer mais riscos Ć  empresa. Zuckerberg foi questionado recentemente por comportamento anticompetitivo em audiĆŖncias antitruste, por copiar ou tentar adquirir concorrentes.

No ano passado, Zuckerberg admitiu ter copiado seus rivais, dizendo que o Facebook “certamente adaptou recursos que outros introduziram”.

Instagram Reels, lanƧado em 2020, Ć© semelhante ao TikTok. Instagram Stories, recurso lanƧado em 2016, foi criticado como uma cĆ³pia do Snapchat.

Os crĆ­ticos argumentam que o “emprĆ©stimo” de ideias da Big Tech pode sufocar a concorrĆŖncia e inviabilizar a sobrevivĆŖncia de empresas menores.

Defesa preventiva

Na entrevista a Casey Newton, Zuckerberg jĆ” se defende preventivamente, citando os momentos em que os produtos do Facebook foram replicados.

ā€œQuando surge um novo meio, ele pode ser adaptado a muitas ideiasā€, disse ele. ā€œAcho que os feeds eram assim inicialmente. Desde que criamos o feed de notĆ­cias em 2006, todos os produtos sociais passaram a ter um feed de notĆ­cias, mas nunca Ć© a mesma coisa. O recurso toma a forma e o contexto em que estĆ” inserido.ā€

Como parte das novidades, Zuckerberg tambĆ©m disse que o Facebook estava trabalhando com o Spotify para tornar o compartilhamento de conteĆŗdo mais fĆ”cil para mĆŗsicos e ouvintes.

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