Londres – Ser concorrente do Google, potรชncia do universo de mecanismos de busca na internet que detรฉm 90% do mercado, nรฃo รฉ fรกcil. Mas um buscador que acaba de ser lanรงado, o You.com, estรก sendo visto por analistas como novidade a ser acompanhada. 

A startup anunciou na terรงa-feira (9/11) um aporte de US$ 20 milhรตes (RS$ 108 milhรตes), captados entre investidores do Vale do Silรญcio, e lanรงou uma versรฃo beta (de testes), inovando com mais privacidade e um modelo listar resultados bem diferente do padrรฃo Google.

O valor do investimento nรฃo รฉ nada perto do orรงamento do gigante, que perdeu esta semana o recurso contra uma multa de โ‚ฌ 2,4 bilhรตes aplicada pela Uniรฃo Europeia por infringir normas de concorrรชncia e certamente nรฃo irรก ร  falรชncia por causa dela. 

Seguranรงa e buscas personalizadas

No entanto, uma alternativa que desafia o formato tradicional e garante mais privacidade pode incomodar a empresa lรญder, mostrando ao mercado que รฉ possรญvel fazer diferente do que ela vem fazendo hรก 23 anos. 

O buscador concorrente do Google foi criado por ex-funcionรกrios da Salesforce, uma empresa americana de software. O fundador da empresa, Marc Benioff, รฉ um dos apoiadores.

Alรฉm de garantia de mais privacidade, o You.com lista os resultados da pesquisa de forma horizontal e integrada com redes sociais e serviรงos de notรญcias na mesma tela, utilizando recursos de inteligรชncia artificial.

 No comando estรก Richard Socher, CEO da plataforma, que foi desenvolvida ao longo de 2020 junto com Byran McCann. 

O nome, que em inglรชs significa “vocรช”, faz parte da promessa de dar ao usuรกrio controle sobre seus dados e sobre a forma como quer ver os resultados da pesquisa. O buscador se apresenta como “o mecanismo de busca com privacidade que resume a internet para vocรช”. 

Em entrevista ao site VentureCapital, Socher explicou que o You.com aproveita o processamento de linguagem natural (PNL) – uma forma de inteligรชncia artificial  – para entender as consultas de pesquisa, classificar os resultados e analisar semanticamente as consultas em diferentes linguagens, incluindo linguagens de programaรงรฃo. 

A plataforma resume os resultados da web e รฉ extensรญvel com aplicativos de pesquisa integrados para que os usuรกrios possam concluir tarefas sem sair da pรกgina de busca.

Por enquanto funciona apenas apenas em inglรชs. Buscas em portuguรชs podem levar a sites diferentes daqueles que eram objeto da pesquisa. Mesmo assim, sites de notรญcias brasileiros e alguns perfis das redes sociais aparecem, dependendo da palavra utilizada.

“Troque para a privacidade”

Para conquistar usuรกrios, o You.com lanรงa mรฃo de um apelo que vai ao coraรงรฃo de em uma das maiores vulnerabilidades da gigante americana. Ela convida os usuรกrios a ” trocar para a privacidade”  (switch to private). 

Segundo Socher, o site oferece uma opรงรฃo de navegaรงรฃo verdadeiramente incรณgnita, na qual tudo sobre o usuรกrio, incluindo o endereรงo IP, fica oculto. Mas se precisar acionar a localizaรงรฃo para alguma busca que envolva geografia, por exemplo, รฉ possรญvel ligar e desligar o modo privacidade. 

A plataforma garante nรฃo ‘vender’ os dados dos usuรกrios para anunciantes. 

Richard Socher disse em uma sessรฃo de perguntas e respostas feita pelo site Product Hunt que teve a ideia hรก oito anos. O objetivo era tornar o conteรบdo seguro e personalizado.

“Nรฃo importa em que modo vocรช esteja – privado ou personalizado – nunca venderemos os dados de nossos usuรกrios, nem os seguiremos pela web, nem ofereceremos anรบncios direcionados que invadam a privacidade.”

O buscador admite que pode vir a exibir anรบncios no futuro. Porรฉm, assegura que as buscas nรฃo serรฃo vinculadas aos anunciantes, com publicidade relacionada a uma pesquisa aparecendo automaticamente como acontece no Google – o que o transformou na mais poderosa mรกquina de propaganda do planeta. 

O CEO nรฃo mediu as palavras para falar do concorrente Google. Em entrevistas ร  imprensa americana, disse que “toda a economia estรก se movendo online, nas hรก um guardiรฃo: o Google, que invade a privacidade para melhorar o desempenho”. 

Resultados de busca aparecem na horizontal 

A privacidade nรฃo รฉ a รบnica diferenรงa. A forma de exibiรงรฃo dos resultados, em cartรตes dispostos na horizontal, รฉ bem diferente do Google e dos concorrentes. 

Em vez de uma lista de links como no Google e demais mecanismos de pesquisa, os resultados do You.com sรฃo classificados em linhas com diversas opรงรตes. 

Alรฉm de sites, aparecem postagens nas redes sociais, um bloco com resultados de portais de notรญcias e informaรงรตes especรญficas sobre o tema, dependendo do assunto procurado.  A rolagem รฉ feita na vertical para os blocos, e na horizontal para resultados de cada bloco.

inteligรชncia artificial รฉ usada para gerar uma pรกgina de resultados mais customizada. Um conjunto de resultados pode ser movido para cima, e o You.com  apresentarรก os resultados que a pessoa mais gosta nas prรณximas pesquisas. 

Ao responder a perguntas de usuรกrios, o fundador do You afirmou que o buscador ” abre as portรตes dos mecanismos de pesquisa anteriores, tornando o conteรบdo relevante facilmente disponรญvel por meio de vรกrios aplicativos”.

“Por exemplo, tente encontrar o conteรบdo mais relevante em vรกrias fontes ao mesmo tempo. Fontes como Reddit, Quora, Stack Overflow ou Medium precisariam cada uma de sua prรณpria consulta de pesquisa.

Em you.com, eles podem ser pesquisados em um sรณ lugar com uma consulta para permitir que vocรช explore um tรณpico de muitos รขngulos diferentes.”

Os usuรกrios podem  avaliar o conteรบdo que aparece, classificando como positivo ou negativo. Dessa forma,  a sequรชncia dos resultados que aparece ao usuรกrio se dรก pelo algoritmo e tambรฉm pela avaliaรงรฃo.

Um conjunto de resultados pode ser movido para cima, e o You.com  apresentarรก os resultados que a pessoa mais gosta nas prรณximas pesquisas. 

Foco em desktops

A pesquisa horizontal do You aparece perfeitamente em computadores, notebooks e tablets. Mas em buscas pelo celular os resultados sรฃo exibidos na vertical, de maneira similar ao Google.

Na prรณpria plataforma, a empresa explica que o foco, a princรญpio, รฉ na experiรชncia em computadores. E informa que o objetivo รฉ criar um aplicativo em alguns meses.

Por ser uma versรฃo de testes, em que os usuรกrios estรฃo convidados a colaborar, o sistema pode nรฃo estar ainda bem calibrado para a geografia do usuรกrio. Uma busca para Covid a partir de Londres trouxe na primeira linha de resultados pรกginas do รณrgรฃo de saรบde americano, o CDC, e mais resultados sobre os EUA do que sobre o Reino Unido. 

A faixa dedicada a Notรญcias tambรฉm apresentou mais resultados dos EUA do que do Reino Unido ou Europa. O bloco de Quick Facts (Fatos rรกpidos) ficou vazio. 

Outra busca, para Brasil (com s e nรฃo com z, como grafado em inglรชs) nรฃo retornou nenhum resultado em portuguรชs, mas trouxe uma combinaรงรฃo variada de notรญcias do paรญs na COP26,, perfil do paรญs,  dicas de turismo e atualizaรงรตes do mercado financeiro. 

Para quem pesquisa em inglรชs, o You.com รฉ uma alternativa a ser explorada. A navegaรงรฃo em duas linhas รฉ uma boa experiรชncia, permitindo ver mais resultados simultaneamente. O atalho para outros sites de busca (incluindo Google, Wikipedia e veรญculos de imprensa) รฉ eficiente.

Os concorrentes do Google  

O novo concorrente do Google nรฃo estรก sozinho no mercado. A tambรฉm gigante Micrsosoft รฉ dona do Bing, que detรฉm 6% do mercado global, segundo a consultoria StatCounter.

Entre as opรงรตes menores e alternativas destacam-se o Brave, o Ecosia e o DuckDuckGo, todos apregoando vantagens na privacidade. 

Mas nenhum deles tem um modelo de apresentaรงรฃo de resultados diferente.

Se a proposta do You conseguir quebrar a resistรชncia de quem jรก usa o Google hรก 23 anos ou que nasceu quando ele jรก dominava inteiramente as pesquisas, pode ter uma trajetรณria mais bem-sucedida do que a dos demais concorrentes. 

A multa do Google 

Do alto de seu gigantismo, o Google pode nรฃo estar se preocupando muito ainda com mais um concorrente tentando ameaรงar seu impรฉrio, sobretudo na semana em que toma um prejuรญzo bilionรกrio. 

A Comissรฃo Europeia acusou o gigante da tecnologia de utilizar os seus resultados de pesquisa para dar tratamento preferencial ao seu serviรงo de comparaรงรฃo de preรงos em relaรงรฃo a competidores.

Mais do que o dinheiro, o Google – e as demais gigantes digitais – receberam um recado. Os reguladores europeus demonstraram que nรฃo estรฃo dispostos a permitir direcionem os consumidores para seus prรณprios produtos. 

Em uma anรกlise sobre a decisรฃo no portal acadรชmico The Conversation, um professor de Economia da escola de negรณcios da Lancaster University, Renaud Foucart, antecipa problemas para as plataformas. 

“Elas agora podem ter que repensar todo o seu modelo de negรณcios.

 A internet como a conhecemos – na qual a maioria dos serviรงos รฉ gratuita, mas os consumidores pagam dando seus dados privados – pode chegar ao fim.”

Concorrente do Google em comparaรงรฃo de preรงos foi rebaixado

Foucart fez um histรณrico do caso, que comeรงou em 2005, quando um casal britรขnico, Adam e Shivaun Raff, desenvolveu um serviรงo de  comparaรงรฃo de preรงos chamado Foundem. O Google tinha seu prรณprio serviรงo de comparaรงรฃo chamado Froogle (agora Google Shopping), que segundo documentos da prรณpria empresa americana, nรฃo funcionava bem. 

O Google rebaixou o Foundem nos resultados de busca, mas os criadores nรฃo gostaram e depois de tentarem resolver o caso diretamente com a empresa digital, apresentaram em 2009 uma queixa ร  Comissรฃo Europeia por abuso de posiรงรฃo dominante.

Segundo Foucart, outros serviรงos de comparaรงรฃo, como Expedia e Yelp, aderiram ร  reclamaรงรฃo. E concorrentes do Google em outros mercados comeรงaram a acusar a empresa americana de prรกticas anticompetitivas, com outras reclamaรงรตes como a da instalaรงรฃo forรงada do software do Google nos telefones com sistema operacional Android. 

(Solen Feyissa/Unsplash)

O professor acha que o caso da multa รฉ um marco jurรญdico.

“Ela estรก longe de ser a maior imposta pela Comissรฃo Europeia, mas pode ser a mais importante porque os prรณximos casos de apelaรงรฃo provavelmente usarรฃo este como um precedente”. 

Ele entende que o tribunal endossou a opiniรฃo da Comissรฃo Europeia de que o comportamento do Google รฉ anticoncorrencial. E que embora caiba apelaรงรฃo ao tribunal de justiรงa europeu, o veredicto provavelmente continuarรก sendo o princรญpio orientador nos prรณximos anos, com grandes consequรชncias para os consumidores. 

Enquanto isso, alternativas como o buscador You.com podem nรฃo arranhar o impรฉrio financeiramente, ou conseguir roubar usuรกrios a ponto de ameaรงar a hegemonia do Google. 

Mas hรก um efeito de reputaรงรฃo, que pode ser utilizado como argumento para os que criticam a privacidade e uso de dados. Se der certo, o You.com vai mostrar que รฉ possรญvel operar um sistema de buscas sem expor os usuรกrios aos males apontados pelos crรญticos do Google e que estรฃo sendo acatados por รณrgรฃos reguladores. 

Como o Google apresenta a busca para “You” ?

Coincidรชncia ou nรฃo, os usuรกrios do Google que quiserem saber mais sobre o concorrente You.com nรฃo vรฃo encontrรก-lo em primeiro lugar na lista. Em pesquisa feita na tarde do dia 11/11, a opรงรฃo no topo da lista รฉ o YouSearch do YouTube, que pertence ao…. Google. 

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