Londres – O CEO do Arena Group, Ross Levinsohn, foi demitido na sequência da revelação de que um de seus principais títulos, a revista Sports Illustrated, também dirigida por ele, publicou em seu site matérias feitas por IA (Inteligência Artificial) assinadas por “jornalistas” inventados, com direto a fotos falsas de perfil e biografias.
No comunicado, o grupo informou que Levinsohn foi convidado a deixar o cargo na revista esportiva americana “para melhorar a eficiência operacional e a receita” da empresa, que já tinha demitido outros três altos executivos após as notícias sobre a Sports Illustrated, que emergiram no fim de novembro.
O caso provocou revolta na redação e no sindicato que representa os jornalistas da Sports Illustrated, que vem reduzindo sua equipe. A entidade disse que “as práticas violam tudo o que acreditamos sobre o jornalismo”.
Conteúdo feito por IA para a Sports Illustrated por empresa terceirizada
Embora a IA seja temida pelo risco de propagar desinformação e pelo impacto que pode ter sobre empregos no setor, nesse caso ela não foi usada pela Sports Illustrated para substituir jornalistas de carne e osso.
A publicação dos conteúdos produzidos pela IA foi fruto de uma parceria comercial com a Advon Commerce, uma empresa de comércio eletrônico que trabalha com varejistas e editores.
Quem revelou a historia foi o site de notícias sobre tecnologia Futurism, que mostrou exemplos de autores inexistentes.
Um deles é Drew Ortiz, que em seu perfil se apresentava como uma pessoa que ocupa os fins de semana com caminhadas, camping ou visita à fazenda dos pais.
Só que ele não existe, e a foto também foi gerada por IA, assim como as matérias que ele supostamente escreveu, segundo a revista.
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Uma fonte anônima confirmou ao Futurism que as matérias eram geradas por IA para a Sports Illustrated.
Após ser contactado pelo site, o Arena Group removeu os conteúdos e emitiu um comunicado tentando se eximir da responsabilidade e dissociar as matérias de sua própria produção editorial, alegando que a investigação inicial mostrou que a informação não era “precisa”.
As matérias em questão eram análises de produtos, conteúdo licenciado de uma empresa terceirizada externa, a AdVon Commerce. Vários artigos de comércio eletrônico foram publicados em determinados sites do Arena.
Monitoramos continuamente nossos parceiros e estávamos no meio de uma revisão quando essas alegações foram levantadas. A AdVon nos garantiu que todos os artigos em questão foram escritos e editados por humanos.
De acordo com a AdVon, seus escritores, editores e pesquisadores criam e curam conteúdo e seguem uma política que envolve o uso de software de contra-plágio e contra-AI em todo o conteúdo.
No entanto, tivemos conhecimento de que a AdVon pediu aos autores que usassem pseudônimo em certos artigos para proteger a privacidade do autor — ações que não toleramos — e estamos removendo o conteúdo enquanto nossa investigação interna continua e, desde então, encerramos a parceria.
O comunicado não se refere ao fato de que, segundo a investigação da Futurism, não seriam autores sob pseudônimo, e sim pessoas inexistentes.
Além disso, o uso de pseudônimo para proteger autores em avaliações de produtos comerciais não é uma prática. O recurso é usado em situações extremas, em que denúncias contra criminosos ou governos repressores podem colocar a vida de jornalistas sob risco.
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Revista pode não ser a única a publicar conteúdos gerados por IA
A história da Sports Illustrated chamou a atenção para uma situação que pode não estar restrita a ela.
O conteúdo do AdVon Group pode estar sendo publicado por outros veículos de mídia, e há centenas de empresas fazendo o mesmo tipo de trabalho: acordos comerciais que garantem a publicação de conteúdo (por vezes não sinalizado como patrocinado).
O site da AdVon é discreto. Não há descrição detalhada dos servicos (apenas uma ilustração mostrando a conexão entre marcas e editoras), nem telefone de contato, apenas formulários para editores interessados no conteúdo ou empresas de e-commerce.
Os parceiros destacados no site são Amazon, Shopify, eBay e Walmart. Os membros da equipe aparecem apenas com o primeiro nome e uma foto, sem link ativo para o perfil ou para contatos.
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