O Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira aos 88 anos, nรฃo era um nativo digital mas dominava o uso das redes sociais e tinha noรงรฃo dos perigos decorrentes de sua mรก utilizaรงรฃo para propagar discursos de รณdio e desinformaรงรฃo – a ponto de ter determinado ao Vaticano a publicaรงรฃo de um guia de “mandamentos” inspirados em parรกbolas como a do Bom Samaritano.
O guia foi publicado em 2023, orientando os cristรฃos a refletirem sobre seus comportamentos nas redes sociais e a adotarem prรกticas para evitar “ciladas digitais”, como o isolamento em bolhas de filtro.
Os conselhos sรฃo inspirados em conceitos da religiรฃo e em passagens bรญblicas como a parรกbola do Bom Samaritano do Novo Testamento, que ensina os cristรฃos a amarem o prรณximo como amam a si mesmos e a abrirem espaรงo para a perspectiva “do outro”.
Com o tรญtulo “Rumo ร presenรงa plena: Uma reflexรฃo pastoral sobre a participaรงรฃo nas redes sociais”, o documento da igreja catรณlica tambรฉm critica as plataformas digitais por algoritmos que criam isolamento e pela mercantilizaรงรฃo.
Guia para cristรฃos compara redes sociais ร “Terra Prometida”
O Papa Francisco tinha conhecimento de causa sobre redes sociais. O perfil @Pontifex no Twitter/X era ativo, com atรฉ cinco postagens diรกrias, e mais de 18 milhรตes de seguidores.
O texto do guia รฉ assinado por Paulo Ruffini, prefeito da Cidade do Vaticano. O territรณrio รฉ um Estado Independente.
Ele explica que o documento foi resultado de uma reflexรฃo que envolveu especialistas, professores, jovens profissionais, leigos, clรฉrigos e religiosos.
Ruffini salientou que a ideia do guia nรฃo era impor diretrizes formais aos cristรฃos, mas sim promover uma reflexรฃo que leve indivรญduos e comunidades a usarem as redes sociais de forma construtiva.
O documento associa as redes sociais ร ideia cristรฃ de uma โterra prometidaโ, de partilha com base na transparรชncia, confianรงa e experiรชncia:
“Na verdade, quando comeรงaram a utilizar a Internet hรก poucas dรฉcadas, as pessoas jรก compartilhavam uma versรฃo deste sonho: a esperanรงa de que o mundo digital seria um feliz espaรงo de compreensรฃo comum, informaรงรตes gratuitas e colaboraรงรฃo.”
Porรฉm, o documento assinala que essas expectativas “nรฃo foram realmente atendidas” pelas redes sociais. E aponta o que chama de “ciladas a evitar” na “estrada digital”:
- Desigualdade de acesso ao mundo digital, deixando um grande nรบmero de marginalizados e excluรญdos. O Vaticano critica as plataformas, “que prometem criar comunidades e aproximar o mundo, mas ao contrรกrio, tornaram mais profundas vรกrias formas de divisรฃo”.
- Plataformas interessadas na relaรงรฃo de consumo, vendo seus usuรกrios como “produtos” que aceitam os termos de acordo muitas vezes nรฃo compreendendo-os, e tรชm seus dados vendidos em troca do serviรงo supostamente gratuito
- Desinformaรงรฃo e discurso de รณdio propagados pelos algoritmos, criando ‘bolhas de filtro’
- Agrupamento de pessoas “iguais”, impedindo que os usuรกrios realmente se encontrem com o “outro”, diferente dele.
Novamente a histรณria do Bom Samaritano รฉ citada:
Sรณ podemos ver o que acontece se olharmos do ponto de vista do homem ferido na parรกbola do Bom Samaritano.
Como na parรกbola, onde somos informados a respeito do que o homem ferido viu, a perspectiva dos marginalizados e feridos digitalmente ajuda-nos a compreender melhor o mundo de hoje, cada vez mais complexo.
Para evitar as ciladas, o Vaticano pergunta aos cristรฃos “como fazer o ecossistema digital um lugar de partilha, colaboraรงรฃo e pertencimento, baseado em confianรงa mรบtua?”
A resposta, segundo o texto, estรก na construรงรฃo de uma cultura de amor ao prรณximo tanto no espaรงo virtual quanto na vida real.
Como ser um ‘Bom Samaritano’ nas redes sociais
Veja alguns conselhos do guia do Vaticano para cristรฃos nas redes sociais:
Aceitar ‘o outro’ nas redes sociais
Ser o ‘prรณximo’ nas redes sociais significa ter disposiรงรฃo para ouvir sabendo que hรก pessoas de verdade, do outro lado do mundo digital. E que mais do que conexรตes, devemos construir “relaรงรตes reais”.
Segundo o documento, รฉ essencial a criaรงรฃo de um encontro autรชntico, reconhecendo a pessoa do outro lado como o ‘prรณximo’, ouvindo seus pontos com disposiรงรฃo e abertura, e lembrar que o sofrimento do outro muitas vezes afeta a todos.
Construรงรฃo de um espaรงo mais saudรกvel
O texto tambรฉm aponta que ser o “Bom Samaritano” รฉ tentar ser o primeiro passo na cura de feridas que surgiram de uma cultura digital tรณxica, criando espaรงos digitais mais saudรกveis e humanos.
Outra forma de construir essa mudanรงa รฉ usar espaรงos digitais para “chamar mais atenรงรฃo” aos problemas de outras realidades e “construir a solidariedade entre aqueles que estรฃo prรณximos e distantes”.
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Abundรขncia de informaรงรตes roubando atenรงรฃo
O guia do Vaticano alerta para o excesso de informaรงรตes e de interaรงรตes sociais proporcionado pelas redes sociais. E propรตe atenรงรฃo para a necessidade de silรชncio:
“Sem o silรชncio e o espaรงo para pensar lenta, profunda e objetivamente, corremos o risco de perder nรฃo sรณ as capacidades cognitivas, mas tambรฉm a profundidade de nossas interaรงรตes, tanto humanas como divinas.
O espaรงo para a escuta, a atenรงรฃo e o discernimento deliberados da verdade torna-se raro”.
Evitar discussรตes e polarizaรงรตes
O guia tambรฉm aponta que cristรฃos deveriam agir de maneira “reflexiva, nรฃo reativa” nas redes sociais, e evitar ao mรกximo cair em conteรบdos intencionalmente concebidos para criar conflito entre usuรกrios:
“Devemos estar atentos ร postagem e ร partilha de conteรบdos que possam causar mal-entendidos, exacerbar divisรตes, provocar conflitos e aprofundar preconceitos.”
Ele recomenda ainda que todos โ especialmente lideranรงas da igreja โ nรฃo devem e sengajar ou promover conteรบdos e comunicaรงรตes que causem inflamaรงรฃo e discรณrdia, e que diante de cenรกrios como este, “o melhor procedimento รฉ nรฃo reagir, ou reagir com o silรชncio, para nรฃo dignificar esta falsa dinรขmica.”
Ser testemunha de Deus no mundo digital
O guia aponta ainda que uma das maiores formas de ser “testemunha de Deus” na internet รฉ que cristรฃos e nรฃo cristรฃos compartilhem iniciativas de cuidado e transformaรงรฃo โ no que consideram exemplos de โproximidade digitalโ.
“Pessoas muito diferentes entre si podem participar de um โdiรกlogo de aรงรฃo socialโ online. Podem ser inspiradas pela fรฉ ou nรฃo.
De qualquer maneira, as comunidades que sรฃo formadas para agir a favor do bem dos outros sรฃo essenciais para superar o isolamento nas redes sociais.”
Como exemplo, o Vaticano aponta grupos digitais que se reรบnem para apoiar outras pessoas em tempos de doenรงa, perda e luto, bem como comunidades que promovem crowdfunding a favor de alguรฉm em necessidade.
A caminho de Jericรณ: redes como oportunidades para encontros
O Vaticano recomenda que as redes sociais sejam vistas como um โcaminho para Jericรณโ, citando a passagem da Bรญblia em que Jesus Cristo encontra “um mendigo cego que grita alto ร margem da estrada, um cobrador de impostos desonesto, escondido nos galhos de uma figueira e um homem ferido, abandonado meio-morto pelos ladrรตes”.
Mas alerta para o risco de encontrar nas redes sociais muitos perfis ou contas que proclamam um conteรบdo religioso, mas nรฃo participam em dinรขmicas relacionais de modo fiel.
“Interaรงรตes hostis, bem como palavras violentas e ofensivas, especialmente no contexto da partilha de um conteรบdo cristรฃo, gritam da tela e representam uma contradiรงรฃo do prรณprio Evangelho”.
Mais uma vez parรกbola do Bom Samaritano รฉ evocada como reflexรฃo para os cristรฃos nas redes sociais:
“Todos nรณs podemos ser viajantes nas rodovias digitais โ simplesmente โconectadosโ โ ou podemos fazer algo como o samaritano, permitindo que as conexรตes evoluam em verdadeiros encontros.
O viajante casual torna-se prรณximo quando cuida do homem ferido, tratando suas chagas. Cuidando do homem, tenciona sarar nรฃo apenas as feridas fรญsicas, mas igualmente as divisรตes e a animosidade existentes entre seus grupos sociais.”
O texto completo, publicado originalmente em inglรชs, pode ser visto aqui, com uma versรฃo em portuguรชs.
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