A nova empreitada da Fox nos Estados Unidos, com a operação de um novo canal de streaming de previsão do tempo, o Fox Weather, gera os esperados debates sobre a concorrência em um mercado saturado, mas tem também contornos à la 2021: como irá uma emissora do magnata australiano Rupert Murdoch, conhecido pelo negacionismo em relação à mudança climática, tratar do assunto?

O serviço da Fox Weather está disponível online, no site e nos aplicativos da rede para smartphones, e iniciou a produção de conteúdo em 25 de outubro, às vésperas da COP26 recém realizada.

O novo produto não foi o único movimento de Murdoch em relação ao clima – na Austrália, a News Corp, grupo do magnata, promoveu uma grande campanha em jornais (veja mais abaixo).


 Leia mais sobre o futuro do clima no Especial COP26 


O ceticismo em relação à Fox Weather se deve à posição assumida pelo canal de notícias do grupo, a Fox News, que durante a gestão de Donald Trump encampou as bandeiras do negacionismo climático e as críticas contra as medidas de prevenção da Covid-19.

A emissora foi recentemente caracterizada pela ex-chefe de imprensa da Casa Branca como “TV estatal” durante o período em que o republicano esteve na Presidência. Stephanie Grasham lançou um livro em outubro como uma apoiadora arrependida, revelando um ambiente tóxico no governo Trump.

 

Leia mais | Fox News funcionava como ‘TV estatal’, admite ex-secretária de comunicação de Trump na Casa Branca

Fox Weather emprega uma centena de profissionais e vai usar pessoal da Fox News

Com a entrada de Murdoch no negócio da previsão do tempo, surgem perguntas na mídia especializada sobre como a Fox Weather explicará uma onda de calor massiva, ou furacões e inundações provocados pela mudança climática nos EUA.

Além dos boletins nacionais e locais nos EUA, os usuários da Fox Weather poderão acessar previsões de longo alcance e mapas meteorológicos locais em 3-D.

O investimento inicial passa de US$ 10 milhões (R$ 56,2 milhões), segundo informações do jornal Los Angeles Times. A equipe conta com cerca de 100 pessoas, incluindo 40 meteorologistas, que terão ainda o apoio dos 120 meteorologistas das estações de televisão da Fox em todo o país. 

Ainda de acordo com o jornal californiano, o quartel-general em Nova York vai operar com 32 sistemas gráficos de tempo, mapas de radar e câmeras ao vivo pelos EUA.

Especialistas são céticos quanto a uma “nova filosofia” na Fox quanto ao clima

O passado da Fox gera inquietação a respeito de como deve ser a abordagem da Fox Weather sobre o clima em momentos extremos. O que se vê a princípio são notícias sobre o tempo focadas no momento, sem muito espaço para comentários ou análises inter-relacionando eventos.

Uma análise sobre o furação Sandy, que surpreendeu os EUA em 2012 levando destruição à Costa Leste do país, não tocou na questão do aquecimento das temperaturas do planeta, apenas caracterizou o fenômeno como “anormal”, apesar de ouvir especialistas de diferentes origens.

Outra notícia, sobre o Haloween, comentou sobre o calor em algumas partes dos EUA que diminui colheitas de abóbora e seu armazenamento. Mas não comentou que a Califórnia teve um de seus maiores incêndios florestais nesta temporada, e que o calor que afeta as colheitas pode ser efeito da mudança climática.

Leia também | Para 78% dos jovens do Brasil, governo mente sobre ações contra mudança climática, diz pesquisa global

Na mesma linha, uma análise sobre o fim das queimadas na Califórnia igualmente não abordou o tema da mudança climática como fator associado a eventos extremos. Apenas creditou o fim do fogo às chuvas na região, que ajudaram a extinguir os incêndios.

“Desserviço a americanos”

“Se a Fox decidir usar seu acesso e credibilidade para informar a audiência sobre as realidades das mudanças climáticas e seus impactos no clima, isso pode mudar o jogo. Por outro lado, se optar por perpetuar a desinformação para promover objetivos políticos, será um enorme desserviço a todos os americanos”, afirmou o professor Edward Maibach, diretor do Centro de Comunicação sobre Mudanças Climáticas da George Mason University, dos EUA, em entrevista ao jornal The Guardian.

Em conversa com o Washington Post, Michael Mann, destacado cientista climático da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, que já foi alvo de ataques da Fox News, se mostra cético quanto a uma mudança real de paradigma.

“[A Fox Weather] teria a responsabilidade de dizer a verdade. Mas Murdoch demonstrou ser constitucionalmente incapaz de fazer isso. Devemos presumir, a menos que seja provado o contrário, que esta rede será usada para promover ainda mais a negação do clima e os pontos de discussão da indústria de combustíveis fósseis”.

Procurado pelo Post, um porta-voz da Fox Weather comentou as declarações de Mann: “Cientistas presumem que qualquer coisa é muito perigosa”.

Na Austrália, News Corp surpreendeu ao assumir a mudança climática, ainda que com ressalvas

Executivos ligados a Murdoch deram algumas sinalizações de que a Fox passaria a tratar a mudança climática como algo factual,  tanto em declarações de executivos da Fox News quanto de uma campanha lançada em outubro em tabloides da Austrália, lar da News Corp, o grupo do empresário.

Jornais como The Daily Telegraph, Herald Sun e Courier Mail, veicularam a campanha “missionzero2050”, uma iniciativa anunciada para colocar “a Austrália no caminho para um futuro com zero emissões”.

Leia também | Magnata da mídia na França criticado por “gestão do terror” quer aumentar império e vira tema de documentário

Com isso, o grupo de Murdoch passou por uma pequena “repaginada” no que diz respeito à abordagem sobre a mudança climática, assumindo a questão como algo real e preocupante, algo que surpreendeu os críticos e provocou bastante barulho nas redes sociais, como aponta a pesquisadora Gabi Mocatta, em artigo no portal The Conversation.

“A mudança surpreendeu os observadores da mídia australiana e, sem dúvida, os consumidores da mídia em geral, devido à posição de negação climática de longa data da News Corp, que está bem documentada em comentários públicos e pesquisas.”

Ainda assim, segundo a especialista, nas reportagens que seguiram as novas regras estabelecidas para o jornalismo climático, de contar histórias humanizadas e focar em soluções, foi possível identificar discursos que ainda favorecem a indústria de combustível fóssil, entre outras bandeiras anteriormente encampadas por publicações do magnata contra medidas para frear o aquecimento global.

Na análise da pesquisadora, o movimento do conglomerado – “a voz mais poderosa da política” na Austrália, segundo o ex-primeiro-ministro Malcom Turnbull -, vai na direção de preparar seus leitores para uma possível mudança de postura ambiental do governo australiano.

Outro ex-primeiro-ministro, Kevin Rudd, ironizou a guinada editorial da News Corp. “Murdoch passou anos trabalhando para assustar as pessoas e fazê-las pensar que não têm futuro além da mineração de carvão. Essa reversão prova que tudo foi uma mentira de motivação política”, afirmou.

Negacionismo na News Corp levou filho de Murdoch a deixar o grupo

Outro precedente importante na história de negação da mudança climática em empresas de Murdoch foi a saída de seu filho, James, do conselho da News Corp em julho de 2020, após criticar a cobertura de veículos da corporação sobre incidentes climáticos, como o Black Summer – nome dado à temporada de incêndios florestais daquele ano na Austrália.

Na época, o executivo expressou suas preocupações sobre a “negação contínua” da mudança climática na News Corp em face de “evidências óbvias do contrário”.

Leia também | YouTube bane emissora de TV na Austrália por uma semana, por desinformação sobre Covid-19

Em uma declaração conjunta publicada no site americano The Daily Beast, James Murdoch e sua esposa, Kathryn, disseram que suas “opiniões sobre o clima estão bem estabelecidas e sua frustração com parte da cobertura da News Corp e da Fox sobre o assunto também é conhecida.”

Em entrevista ao Financial Times em janeiro, James afirmou que o ataque ao Capitólio em Washington, quando cinco pessoas morreram, foi uma consequência da desinformação eleitoral defendida pelo presidente Donald Trump e divulgada pelos meios de comunicação.

O executivo e sua mulher publicaram novo comunicado conjunto, atacando a mídia. “Espalhar desinformação – seja sobre a eleição, saúde pública ou mudança climática – tem consequências no mundo real. Muitos proprietários de mídia têm tanta responsabilidade por isso quanto as autoridades eleitas que sabem a verdade, mas preferem propagar mentiras.”

Leia também

Instituto Reuters lança programa de intercâmbio para apoiar jornalismo ambiental

Donald Trump anuncia criação da rede social Truth para combater ‘tirania das Big Techs’ sem cancelamento