Londres – Um vídeo polêmico de uma campanha publicitária da maior marca de laticínios da Coreia do Sul viralizou nas redes sociais e fez com que a empresa tivesse que se desculpar com os consumidores – e principalmente com as consumidoras.

A criativa agência de propaganda resolveu fazer uma homenagem às mulheres, comparando-as à doçura e à vida natural das vacas. Mas muita gente não achou graça, e a Seoul Milk ganhou fama mundial, só que negativa.  

Em agosto, um outro vídeo publicitário polêmico também saiu do ar, na Espanha. O filme, mostrando um gay que se transformava em homem hétero após comer um cocolate Snickers, foi considerado homofóbico.

O vídeo polêmico 

O anúncio da marca coreana, veiculado no YouTube, começa com um homem filmando secretamente um grupo de mulheres em um campo – ou pasto – perto de um riacho. 

Uma voz lembrando a locução de documentários de natureza descreve a dieta delas e a vida livre de estresse, mostrando uma bebendo água de uma folha e outras praticando ioga. 

O narrador diz:

‘Finalmente conseguimos capturá-las com a câmera em um lugar imaculado, onde a natureza é preservada em sua pureza.

‘Elas bebem água limpa da natureza pura, adotam uma dieta orgânica ecológica e vivem em paz em um ambiente agradável. Vou tentar abordá-los com cautela … “

Quando ele se aproxima, pisa em um galho e acaba chamando a atenção de uma das mulheres. Todas são então transformadas em vacas malhadas. Ao final, uma muge alto para a câmera, parecendo bem estressada depois de ter sua paz perturbada. 

Anúncio foi removido do YouTube

O vídeo polêmico desencadeou reação nas mídias sociais tão logo postado no canal oficial da Seoul Milk no YouTube, no dia 29 de novembro. Mas ficou um bom tempo lá, e só foi removido em 8 de dezembro. Já era tarde, pois a história se espalhou pelo mundo. 

Um dos comentários postados sobre o vídeo ironizava o briefing dado ao departamento de marketing e o resultado final: 

CEO da Seoul Milk: Quero que todos no mundo falem sobre o nosso leite.”. 

Resposta do departamento de propaganda: “Entendemos a missão”

A Seoul Milk acusou o golpe e não tentou justificar a desastrada campanha, nem revelou a agência responsável pela peça. A empresa disse em uma nota: 

‘Nós sinceramente pedimos desculpas a todos que se sentiram desconfortáveis ao ver nosso vídeo de propaganda do leite no canal oficial do Seoul Milk no YouTube, postado em 29 de novembro.

“Estamos levando o assunto a sério e tomaremos medidas mais cuidadosas para evitar que problemas semelhantes ocorram no futuro. Mais uma vez, abaixamos nossas cabeças e pedimos desculpas a todos os consumidores que se sentiram incomodados com este anúncio.”

Não adiantou muito, pois as críticas se acumularam nas redes sociais da Seoul Mike. O jornal The Korean Herald destacou algumas: 

 “Nunca mais beberei Seoul Milk de novo”

“Os humanos nunca serão descritos como gado e as câmeras de espionagem nunca podem ser usadas como material de propaganda. Percebi o quanto a empresa é insensível ao gênero este ano. ” 

Vídeo criticado também por incitar crime 

O problema da campanha publicitária não foi só o sexismo. O vídeo polêmico despertou comparações com os crimes ‘molka’ – que envolvem homens filmando mulheres secretamente sem seu consentimento.

Molka, que significa literalmente “câmera secreta”, tornou-se um grande problema para as mulheres na Coréia do Sul.

Comentários nas redes sociais criticaram a associação com o ato de capturar imagens de mulheres de forma oculta. 

Leia também 

Com quadro de Basquiat na cor “Tiffany Blue” ao fundo, joalheria reúne Beyoncé e Jay-Z em campanha

“Propaganda” indesejada: Delta Airlines vira alvo de piadas ao tentar dissociar seu nome da variante Delta da Covid

Para piorar, nem todas as pessoas retratadas na cena eram mulheres. Citando um funcionário da empresa de laticínios, o jornal The Korea Herald disse que a maioria, ou seis entre oito pessoas, representadas na cena problemática eram na verdade homens.

Embora tenha se desculpado, a Seoul Milk não pode alegar falta de experiência anterior com campanhas polêmicas. Em 2003, a empresa encenou uma performance em que modelos nuas borrifaram iogurte umas nas outras.

 O gerente de marketing da Seoul Dairy Cooperative, o chefe da agência de relações públicas, o diretor do evento e as modelos foram multados por obscenidade, segundo o jornal The Korea Herald.

Veja também: outro vídeo polêmico foi retirado na Espanha em agosto

O filme do chocolate Snickers foi estrelado por um famoso influencer gay espanhol, Aless Gibaja, e mostra uma pessoa que se transforma por estar com fome.

Ele pede um suco de laranja com o estilo exuberante de falar que virou sua marca registrada nas redes sociais. Mas decide comer uma barra de chocolate, e em seguida aparece como um homem hétero.

O vídeo polêmico desencadeou críticas generalizadas até de autoridades e políticos, por ter sido veiculado semanas depois da comoção que varreu a Espanha pelo  espancamento até a morte de um jovem gay Samuel Luiz, de 24 anos. 

Veja o vídeo

Anúncio do chocolate Snickers criticado por homofobia é retirado do ar na Espanha; veja o vídeo