Após a viralização do “desafio da caixa de leite”, que literalmente pode quebrar as pessoas, o TikTok decidiu remover da plataforma vídeos relacionados a essa prática perigosa.
Nos Estados Unidos (EUA), o desafio rapidamente se tornou um fenômeno, e na terça-feira (24/8) os vídeos relacionados ao tema, com pessoas escalando e caindo violentamente de uma pilha de caixas plásticas, já acumulavam 15 milhões de visualizações.
Leia também: Multidão de homens ataca tiktoker que gravava vídeo em monumento do Paquistão
“O TikTok proíbe conteúdo que promova ou glorifique atos perigosos e removemos vídeos e e direcionamos as pesquisas para nossas diretrizes da comunidade para desencorajar tal conteúdo. Encorajamos todos a ter cautela em seu comportamento, seja online ou offline”, declarou a empresa à revista Fast Company.
A rede social não emitiu comunicado oficial sobre o caso.
No meio da “febre” do desafio, até policial tentou escalar pilha de caixas
O pronunciamento do TikTok ocorreu após uma repercussão massiva na imprensa americana sobre os perigos que envolvem o desafio. Desde publicações regionais aos grandes jornais, todos trouxeram médicos espantados com a chance quase certa de fraturas ou outro tipo de lesão grave nas quedas provocadas pela “escalada” nas caixas de plástico usadas para transportar leite.
As críticas abordaram inclusive o momento da pandemia nos EUA, sendo que os tiktokers estariam “lotando hospitais” com ferimentos provocados pelo desafio da caixa de leite enquanto muitos pacientes com Covid-19 procuram atendimento, num cenário intensificado pela variante delta da doença.
Após o anúncio do TikTok, vídeos relacionados ao desafio foram retirados, mas continuam disponíveis no YouTube e no Twitter. É possível até encontrar imagens de um policial de Nova York fazendo o desafio.
“Nós encorajamos todos os nossos oficiais a envolverem a comunidade de uma maneira positiva e proativa”, disse o departamento de polícia em um comunicado após o vídeo ser divulgado.
Entidades de saúde se pronunciaram sobre o “desafio da caixa de leite”
Na segunda-feira (23/8), o departamento de saúde da cidade de Baltimore (EUA) tuitou: “Com as hospitalizações por Covid-19 aumentando em todo o país, verifique com seu hospital local para ver se eles têm uma cama disponível para você, antes de tentar o #milkcratechallenge.”
With COVID-19 hospitalizations rising around the country, please check with your local hospital to see if they have a bed available for you, before attempting the #milkcratechallenge. 🤕🏥 https://t.co/wsVliFp5bg
— Baltimore City Health Department (BCHD) (@BMore_Healthy) August 23, 2021
O Food and Drug Administration (FDA), órgão americano de vigilância sanitária, também alfinetou o desafio depois que o comediante Conan O’Brien brincou dizendo que precisava que os funcionários federais concedessem permissão antes de tentar, numa ironia com a aprovação do FDA da vacina Covid-19 da Pfizer no início desta semana.
“Aguardando a aprovação do FDA antes de aceitar o Milk Crate Challenge”, O’Brien tuitou na segunda-feira (23/8). O FDA respondeu logo depois, escrevendo: “Embora regulemos o leite, não podemos recomendar que você tente isso. Talvez desfrute de um bom copo de 2% [teor de gordura do leite] e devolva todas as caixas ao supermercado?”
Although we regulate milk, we can't recommend you try that. Perhaps enjoy a nice glass of 2% and return all those crates to the grocery store?
— U.S. FDA (@US_FDA) August 23, 2021
O desafio da caixa de leite é o mais recente de uma série de desafios que se tornaram virais no TikTok.
Nos últimos meses, a plataforma de compartilhamento de vídeos foi palco para outros “concursos” perigosos, incluindo o desafio do blecaute, onde jovens são encorajados a prender a respiração até desmaiar, e o desafio do Benadryl, quando consomem intencionalmente grandes quantidades do anti-histamínico para induzir alucinações.
Leia também
TikTok é usado como plataforma de apologia ao cigarro eletrônico, aponta estudo