Londres – HĆ” quase dois anos o coronavĆrus contagiou o noticiĆ”rio, deixando em segundo plano outras pautas relevantes para a imprensa. A mudanƧa climĆ”tica foi uma delas, com o jornalismo ambiental perdendo por algum tempo o espaƧo para os efeitos da pandemia.
Mesmo antes da Covid e muito antes de toda a visibilidade em torno da COP26, no entanto, dois jornalistas americanos, Mark Hertsgaard e Andrew McCormick, jĆ” achavam que a imprensa deveria cobrir mais e melhor a emergĆŖncia climĆ”tica.
E criaram em 2019 uma uma rede global de veĆculos comprometidos a intensificar e aprimorar cobertura ambiental, tendo como co-fundadores Columbia Journalism Review, The Nation em associaĆ§Ć£oThe Guardian e WNYC.
MudanƧas climƔticas na pauta da imprensa global
Dois anos depois, a Covering Climate Now reĆŗne mais de 460 veĆculos, com uma audiĆŖncia combinada de mais de 2 bilhƵes de pessoas em 57 paĆses.
A ideia Ć© simples, eficiente e altruĆsta. Os membros colocam Ć disposiĆ§Ć£o algumas de suas matĆ©rias, vĆdeos e imagens para republicaĆ§Ć£o sem cobranƧa de direitos autorais.
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E ganham o direito de reproduzir eles prĆ³prios conteĆŗdo dos parceiros, o que abre um imenso leque de oportunidades, oferecendo a quem participa um acervo de altĆssima qualidade jornalĆstica.
A rede tem ainda um prĆŖmio anual em reconhecimento a reportagens sobre a crise ambiental.
NĆ£o hĆ” taxa de inscriĆ§Ć£o nem custos para quem se associa. Atualmente a rede sĆ³ aceita a participaĆ§Ć£o de veĆculos e entidades, nĆ£o de jornalistas individualmente.
Jornalismo ambiental e a responsabilidade da imprensa
“Cientes da responsabilidade da mĆdia de informar o pĆŗblico e manter o poder de prestar contas, aconselhamos as redaƧƵes, compartilhamos as melhores prĆ”ticas e fornecemos recursos de reportagem que ajudam os jornalistas a basear sua cobertura na ciĆŖncia enquanto produzem histĆ³rias que ressoam com o pĆŗblico” salienta a rede em sua apresentaĆ§Ć£o.
No embalo da preocupaĆ§Ć£o crescente com a emergĆŖncia climĆ”tica e o aumento do noticiĆ”rio sobre meio ambiente, a iniciativa vingou, com o engajamento de alguns dos maiores veĆculos de imprensa do mundo.
AlĆ©m de trĆŖs das maiores agĆŖncias de notĆcias globais- Reuters, Bloomberg e Agence France Presse – cada uma das quais fornece conteĆŗdo para milhares de outras redaƧƵes, os parceiros incluem CBS News, NBC e MSNBC News, ABC News, Noticias Telemundo, Univision, Al Jazeera; a maioria das emissoras de rĆ”dio s nos Estados Unidos; muitos jornais e redes de TV importantes nas AmĆ©ricas, Europa e Ćsia; e dezenas das principais revistas e jornais, incluindo Nature, Scientific American, Rolling Stone, HuffPost e Teen Vogue.
O MediaTalks Ć© um dos integrantes da rede, e compartilha regularmente conteĆŗdo direcionado a profissionais de imprensa e de comunicaĆ§Ć£o, bem como anĆ”lises e estudos sobre percepƧƵes a respeito da crise climĆ”tica, campanhas e ativismo ambiental.
Para saber mais sobre como funciona e como se associar, entre em contato.
Veja aqui alguns artigos de veĆculos que fazem parte da CCNow e da prĆ³pria rede, com dicas Ćŗteis para o jornalismo ambiental.
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