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Conheça a Covering Climate Now, uma rede global de jornalismo ambiental

Londres – Há quase dois anos o coronavírus contagiou o noticiário, deixando em segundo plano outras pautas relevantes para a imprensa. A mudança climática foi uma delas, com o jornalismo ambiental perdendo por algum tempo o espaço para os efeitos da pandemia. 

Mesmo antes da Covid e muito antes de toda a visibilidade em torno da COP26, no entanto, dois jornalistas americanos, Mark Hertsgaard e Andrew McCormick, já achavam que a imprensa deveria cobrir mais e melhor a emergência climática.

E criaram em 2019 uma uma rede global de veículos comprometidos a intensificar e aprimorar cobertura ambiental, tendo como co-fundadores Columbia Journalism Review, The Nation em associaçãoThe Guardian e WNYC.

Mudanças climáticas na pauta da imprensa global 

Dois anos depois, a Covering Climate Now reúne mais de 460 veículos, com uma audiência combinada de mais de 2 bilhões de pessoas em 57 países. 

A ideia é simples, eficiente e altruísta. Os membros colocam à disposição algumas de suas matérias, vídeos e imagens para republicação sem cobrança de direitos autorais.


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E ganham o direito de reproduzir eles próprios conteúdo dos parceiros, o que abre um imenso leque de oportunidades, oferecendo a quem participa um acervo de altíssima qualidade jornalística.

A rede tem ainda um prêmio anual em reconhecimento a reportagens sobre a crise ambiental. 

Não há taxa de inscrição nem custos para quem se associa. Atualmente a rede só aceita a participação de veículos e entidades, não de jornalistas individualmente. 

Jornalismo ambiental e a responsabilidade da imprensa 

“Cientes da responsabilidade da mídia de informar o público e manter o poder de prestar contas, aconselhamos as redações, compartilhamos as melhores práticas e fornecemos recursos de reportagem que ajudam os jornalistas a basear sua cobertura na ciência enquanto produzem histórias que ressoam com o público” salienta a rede em sua apresentação. 

No embalo da preocupação crescente com a emergência climática e o aumento do noticiário sobre meio ambiente, a iniciativa vingou, com o engajamento de alguns dos maiores veículos de imprensa do mundo. 

Além de três das maiores agências de notícias globais- Reuters, Bloomberg e Agence France Presse – cada uma das quais fornece conteúdo para milhares de outras redações, os parceiros incluem CBS News, NBC e MSNBC News, ABC News, Noticias Telemundo, Univision, Al Jazeera; a maioria das emissoras de rádio s nos Estados Unidos; muitos jornais e redes de TV importantes nas Américas, Europa e Ásia; e dezenas das principais revistas e jornais, incluindo Nature, Scientific American, Rolling Stone, HuffPost e Teen Vogue.

O MediaTalks é um dos integrantes da rede, e compartilha regularmente conteúdo direcionado a profissionais de imprensa e de comunicação, bem como análises e estudos sobre percepções a respeito da crise climática, campanhas e ativismo ambiental. 

Para saber mais sobre como funciona e como se associar, entre em contato. 

Veja aqui alguns artigos de veículos que fazem parte da CCNow e da própria rede, com dicas úteis para o jornalismo ambiental. 

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