Londres – Duas marcas globais de automรณveis fecham 2021 vivendo o constrangimento de ter que retirar do ar propagandas ofensivas a mulheres.

No Egito, a Citroรซn removeu um vรญdeo em que um homem tira uma foto de uma mulher a partir do interior do automรณvel sem o seu consentimento. A marca foi acusada de promover o assรฉdio ao mulheres.

Jรก a Mercedes estรก sendo criticada por um anรบncio considerado ofensivo a mulheres asiรกticas veiculado na China, que tambรฉm saiu do ar nas redes sociais do paรญs. 

Propaganda ofensiva estrelada por celebridade da mรบsica

O anรบncio da marca francesa teve ainda mais repercussรฃo por ser estrelado por Amr Diab, um cantor famoso no paรญs e em todo o Oriente Mรฉdio, com milhรตes de รกlbuns vendidos. 

O filme mostra o astro de 60 anos usando uma cรขmara instalada no carro para tirar, secretamente e sem consentimento, uma fotografia de uma mulher que passa ร  sua frente. O objetivo era promover o recurso da cรขmera do carro. 

As imagens deixam evidente que a mulher foi surpreendida pelo olhar do homem e que nรฃo sabia que a imagem estava sendo capturada discretamente por ele. Diab aciona um botรฃo perto do retrovisor e depois olha triunfante para a imagem em seu celular. 

A sequรชncia do filme sugere que apesar de surpresa, ela cedeu ao charme do homem ao volante.

A mulher aparece saindo com ele de um local aparentando ser uma festa ou restaurante, e o casal embarca no automรณvel para um passeio ร  beira-mar. 

https://youtu.be/wHkmY76cdWc

O cantor foi criticado por fรฃs e ativistas nas redes sociais, mas nรฃo reconheceu o aspecto negativo da propaganda considerada ofensiva. 

O mesmo nรฃo aconteceu com a Citroรซn. Em um comunicado no Instagram na quinta-feira (30/11), a marca se desculpou pela cena vista como inapropriada e disse ter compreendido o que chamou de “interpretaรงรฃo negativa” do recurso criado para aprimorar seguranรงa e “capturar momentos รบnicos na direรงรฃo”. 

Outro anรบncio tambรฉm saiu do ar por imagens sem consentimento 

Fotos nรฃo autorizadas sรฃo um problema crescente em vรกrios paรญses, e viraram crime em alguns. No entanto,  isso parece nรฃo estar sendo levado em conta pelos publicitรกrios.  

No inรญcio de dezembro de 2021, a principal marca de laticรญnios da Coreia do Sul tambรฉm teve que tirar um filme em que um homem que fazia imagens de mulheres em uma paisagem campestre.

Mas nesse caso, o pior da propaganda foi associar as mulheres a vacas leiteiras. Depois de descobrirem a presenรงa do fotรณgrafo, elas se transformam em vacas e uma encerra o filme mugindo irritada para a cรขmera. 

Leia mais 

Campanha de marca de leite na Coreia associando mulheres a vacas รฉ retirada do ar

Na China, Mercedes criticada por propaganda ofensiva a asiรกticas 

Jรก com a Mercedes o problema foi a percepรงรฃo de alimentar estereรณtipos relacionados a mulheres asiรกticas. 

A modelo, que aparece no filme veiculado na rede social Weibo entre imagens de automรณveis da marca e ao som de mรบsica eletrรดnica, foi maquiada de uma forma entendida como estereรณtipo ocidental sobre as pessoas da รsia, com os olhos puxados acentuados. 

O filme publicitรกrio havia sido postado no dia 25/12, mas ficou pouco tempo no ar, segundo reportou o jornal Global Times do Partido Comunista, indicando que a propaganda desagradou ao pรบblico e tambรฉm ao governo.

https://youtu.be/iGp6igwlapA

Os dois casos fecham um ano em que marcas globais se viram constrangidas depois de campanhas percebidas como ofensivas.

Na Espanha uma aรงรฃo de marketing do chocolate Snickers revoltou a comunidade LGBTQ, e acabou sendo removida dias depois de ir ao ar.

Estrelada por um conhecido influenciador gay, ela mostrava um homossexual com fome que se transformava em homem depois de comer a barra de chocolate. 

Leia mais 

Anรบncio do chocolate Snickers criticado por homofobia รฉ retirado do ar na Espanha; veja o vรญdeo