Londres – A tenista japonesa Naomi Osaka deixou momentaneamente as quadras para ensinar uma turma diferente a jogar tênis: os personagens da Vila Sésamo, como parte de uma campanha pelo uso de proteção solar.

Em um novo vídeo lançado pelo programa infantil nos EUA, a tenista contracena com os personagens do elenco da Vila – humanos e bonecos – para explicar a importância da proteção contra os efeitos do sol, como filtros e viseiras. 

En 2021, o personagem Garibaldo entrou no movimento em defesa da vacinação infantil contra a Covid, em um vídeo em que aparece tomando a vacina. Desta vez, Elmo foi o escalado para aparecer na nova ação social.

Naomi Osaka em campanha 

A tetracampeã de Grand Slams é mais uma celebridade da vida real que participa do programa por uma causa. 

Antes dela, Michelle Obama também já tinha visitado a vila em defesa da alimentação saudável.

O clipe com Naomi Osaka mostra a tenista ao lado de Elmo e de outros personagens da atração, uma das mais bem-sucedidas criações da TV, que entrou para a história da cultura pop. 

Enquanto se prepara para dar uma aula de tênis, a campeã chama atenção para o uso de viseiras e protetor solar. 

Segi, uma personagem negra, pergunta se também precisa passar o protetor. Em resposta, Naomi fala sobre a melanina:

“Pessoas com pele escura como você e eu temos muito disso… Todos nós temos quantidades diferentes de melanina em nossa pele.

É por isso que nossa pele pode ter tantas cores diferentes.”

Então, com uma pequena ajuda de um personagem “super Protetor Solar”, ela explica a todos sobre a importância e os benefícios do uso do filtro para as pessoas – e bonecos – de todos os tipos de pele.

Auxiliares da melanina

A tenista afirma gostar de usar as viseiras quando faz sol, lembrando que  são “boas ajudantes de melanina também”. E distribui algumas para os personagens.

Por fim, quando todos estão devidamente protegidos, o grupo está pronto para jogar com a tenista. 

Em entrevista ao PopSugar, a atleta falou que o programa abriu espaço “para falar sobre duas coisas pelas quais sou apaixonada… tênis e educação quando se trata de proteção solar”.

Quando o vídeo foi gravado, Osaka celebrou o momento ao lado do Elmo em suas redes sociais.

“Peguei o Elmo aqui tirando umas selfies!”

Esta é apenas uma das aparições de Naomi Osaka em campanha pelo uso de protetor solar por pessoas com todos os tipos e tons de pele.

Ela tem militado em prol de políticas de educação pública sobre a proteção solar para pessoas negras.

A Vila Sésamo tem longa tradição de participação de famosos, e muitos aproveitam o espaço para defender causas. 

Em 2016, o elenco se uniu a nomes como Anthony Mackie e Jason Derulo na campanha Love to Learn, sobre diferentes formas de aprendizagem. A iniciativa acabou rendendo 2 DVDs.

Leia também:

Desenhista que criou figura do He-Man e das Tartarugas Ninja morre aos 80 anos

Racismo contra asiáticos

A parceria entre a atleta e o a turminha de bonecos também faz parte das ações da Vila Sésamo na luta contra o preconceito contra os asiáticos nos Estados Unidos.

Em novembro do ano passado, entrou para a vizinhança a pequena Ji-Young, a primeiro marionete asiática-americana do programa

A campanha de aceitação no programa se alinha com uma série de esforços contra a onda de discriminação sofrida por muitos asiáticos nos Estados Unidos, principalmente após a Covid-19.

Há registros de violência e até assassinatos.

Leia mais:

Violência contra asiáticos nos EUA depois da Covid-19 é tema de exposição nas ruas de Nova York

O ator sino-canadense Simu Liu e a apresentadora Padma Lakshmi também gravaram participações para o programa com o mesmo objetivo. 

No começo de 2021, a tenista, que tem pai haitiano e mãe japonesa, se envolveu em campanhas contra o ódio a asiáticos. Pelas redes sociais ela criticou a onda de ataques e agressões.

“Se as pessoas amassem os asiáticos tanto quanto amam chá, anime, mochi, sushi, matcha etc… Imagine lucrar/desfrutar de coisas que vêm de uma cultura e então atacar/diminuir o grupo étnico que a criou”

Osaka em campanhas por saúde mental 

Nascida no Japão e vivendo nos Estados Unidos, a tenista Naomi Osaka, de 24 anos, foi a responsável por acender a pira olímpica nos Jogos Olímpicos do Japão de 2021. Ela foi a primeira atleta de origem asiática a vencer um Grand Slam.

Foi em 2021 também que Osaka se tornou a atleta mais bem paga do mundo, faturando em torno de 317 milhões de reais de acordo com a revista Forbes. 

Mas ela não lida bem com a fama e o assédio como outros aletas. Também em 2021,  levantou discussões sobre a saúde mental dos atletas.

Antes dos Jogos Olímpicos do Japão, a tenista posou para a capa da revista Time com a frase “É OK não está OK”. 

E em comprou uma briga com a imprensa, recusando-se a participar das entrevistas coletivas por considerar que faziam mal ao estado emocional dos atletas.

Acabou punida pela organização do torneio mundial, mas ganhou simpatia de muita gente. 

Leia mais 

Boicote da tenista Naomi Osaka a entrevistas coletivas ganha apoio de atletas e patrocinadores

Caso da tenista Naomi Osaka mostra nova face da relação entre imprensa e celebridades

Bicampeã e atual detentora do título do Aberto da Austrália, a atleta foi eliminada da competição na sexta-feira (21) pela americana Amanda Anisimova. 

 Leia também 

Garibaldo da Vila Sésamo usa Twitter para dizer que se vacinou contra a Covid e vira alvo de conservadores

Vila Sésamo ganha moradora de origem coreana para combater preconceito contra asiáticos depois da Covid