MediaTalks em UOL

David Beckham ‘empresta’ conta no Instagram para médica ucraniana postar sobre guerra para 70 milhões

David Beckham cedeu sua conta no Instagram para a médica ucraniana Irina (reprodução)

O astro do futebol David Beckham usou uma forma original para demonstrar apoio à Ucrânia na invasão russa: ele cedeu sua conta no Instagram, com mais de 70 milhões de seguidores, para uma médica do país mostrar como a rotina mudou desde o início da guerra.

Assim como ele, outros artistas já condenaram a invasão da Rússia ao país vizinho. Arnold Schwarzenegger, por exemplo, compartilhou um vídeo em que pede a Vladimir Putin para encerrar a guerra e denuncia a propaganda estatal.

Mas Beckham foi além, deixando que sua conta seja utilizada por Iryna, chefe de um centro perinatal em Kharkiv, que postou vídeos e imagens da instalação hospitalar na segunda maior cidade da Ucrânia nos stories e revelou como a guerra afetou o trabalho de sua equipe.

Instagram de David Beckham ajuda a disseminar informações sobre guerra

O ex-jogador David Beckham é Embaixador da Boa Vontade da Unicef desde 2005 e a ideia foi organizada pela instituição.

Com mais de 70 milhões de seguidores no Instagram, ele protestou a favor da Ucrânia dando visibilidade para que Iryna compartilhasse informações sobre a guerra.

A médica disse que agora trabalha “24 horas por dia, 7 dias por semana”, acrescentando que, embora a equipe esteja “provavelmente arriscando (suas) vidas” trabalhando durante o conflito, eles amam o trabalho. 

Nos stories, ela escreveu: “No primeiro dia da guerra, todas as mulheres grávidas e mães foram evacuadas para o porão. Foram três horas terríveis que passamos juntas.”

“Infelizmente, não podemos levar bebês que estão em terapia intensiva para o porão porque dependem de equipamentos que salvam vidas”, afirmou a profissional de saúde ao postar fotos de recém-nascidos na unidade de terapia intensiva usando aparelhos de oxigênio.

Em outro vídeo, ela filmou uma jovem mãe, Yana, segurando seu filho, Mykhailo, que nasceu com problemas respiratórios.

“Os primeiros dias foram os mais difíceis. Tivemos que aprender a trabalhar com bombardeios e ataques. Meu dia de trabalho agora é 24 horas por dia, 7 dias por semana, estou aqui o dia todo.”

“Agora, não sou apenas o chefe do centro perinatal. Trabalho como anestesista pediátrico, descarrego cargas, trabalho na logística e ofereço apoio emocional.”

 

Leia também

‘Kyiv Calling’: banda ucraniana transforma clássico do punk inglês em hino de resistência à Rússia; assista

David Beckham apela por apoio à Ucrânia

Em vídeo compartilhado no Instagram, David Beckham fez um apelo aos fãs e seguidores para fornecer ajuda às pessoas afetadas no país invadido pela Rússia.

O ex-jogador de futebol pediu doações para a Unicef, que está trabalhando na Ucrânia para garantir às famílias acesso a água potável e alimentos, assim como a continuidade dos serviços de proteção infantil e avaliar a situação dos refugiados nos países vizinhos.

“Graças às suas doações, geradores de oxigênio estão ajudando os recém-nascidos a sobreviver em condições terríveis”, disse Beckham.

“Por favor, continuem apoiando essas pessoas e instituições de caridade incríveis como oa Unicef de todas as maneiras que puderem. Juntos, podemos realmente fazer a diferença.”

O presidente e co-proprietário do Inter Miami já tinha dito que anteriormente ele e sua esposa, Victoria Beckham, fizeram uma doação pessoal para da agência da ONU.

Blogueira é alvo de lei de censura na Rússia

O uso das redes sociais em apoio à Ucrânia pode custar caro para os russos que queiram postar sobre sua visão da guerra com o país vizinho, mesmo que fora do país. Uma nova lei aprovada pelo parlamento da Rússia pune com até 15 anos de prisão quem disseminar supostas fake news sobre a guerra na Ucrânia. 

Embora jornalistas e ativistas tenham entrado em pânico depois da aprovação da lei, uma das primeiras a inaugurar a legislação foi uma estilosa blogueira de gastronomia que vive na França, junto com outros dois outros acusados.

Veronika Belotserkovskaya, de 51 anos, que nasceu em Odessa e mora no sul da França, sofre ameaça de ser incluída pelo regime de Vladimir Putin em uma lista de procurados internacionais por ter supostamente ter compartilhado informações falsas no Instagram.

Longe do alcance do governo russo, a blogueira comemorou: “Fui declarada oficialmente uma pessoa honesta”, disse ela em em um post para seus 900 mil seguidores na rede social.

Em uma de suas postagens, ela acusou Putin de travar “uma guerra agressiva contra um Estado soberano” e manifestou simpatia pela Ucrânia.“Eu não considero o povo ucraniano meu inimigo. Eu os considero irmãos e irmãs.”

Belotserkovskaya referiu-se também ao efeito das sanções aplicadas à Rússia por outros países:

“Estou totalmente chocada com as consequências econômicas com as quais todos teremos que lidar por muitos e muitos anos.”

Leia mais

Blogueira de gastronomia que vive na França é um dos primeiros alvos da lei de fake news da Rússia

Instagram é banido da Rússia e afeta influenciadores

Ao emprestar sua conta para a médica ucraniana, David Beckham contribui para difundir nas mídias sociais o horror da guerra, mas muitos russos não terão acesso ao conteúdo.

No dia 14 de março, o Instagram foi oficialmente banido em um novo ato de censura promovido pelo Kremlin contra as plataformas de mídias sociais.

O fim da rede social controlada pela Meta, antigo Facebook, no país impactou dezenas de influenciadores russos que dependem da renda gerada com a monetização dos posts no Instagram.

Muitos deles alertaram os seguidores sobre a migração para o Telegram e o VKontakte, que é o equivalente russo do Facebook.

A proibição do Instagram na Rússia foi uma reação do governo de Vladimir Putin à uma nova diretriz anunciada pela Meta, que permitiu aos usuários da Ucrânia publicar mensagens como “morte aos invasores russos”.

Em seu último post no Instagram antes da proibição, Liza Lukasheva, que tem um milhão de seguidores, escreveu: “Meus queridos amigos, o Instagram será fechado em nosso país em um futuro próximo… nas próximas horas.”

“Ficarei feliz em manter contato e continuar a fazer conteúdo para vocês. Inscrevam-se no meu canal do Telegram e na minha comunidade VKontakte. Prometo me comunicar com vocs em inglês e contar os eventos da minha vida! Obrigado por tudo.”

Leia também

Atriz de ‘Frozen’ compartilha vídeo de menina ucraniana cantando ‘Let It Go’ em bunker; assista

Sair da versão mobile