Londres – Depois de viralizar nas redes sociais com uma interpretação improvisada em um bunker da canção Let It Go, tema da animação Frozen, a menina ucraniana de sete anos Amelia Anisovych voltou a ficar sob os holofotes, só que desta vez em uma apresentação quase profissional. 

Refugiada com a família na Polônia, ela cantou o hino nacional da Ucrânia no show beneficente “Together for Ukraine” no fim de semana para milhares de pessoas e voltou a ser notícia. 

As milhares de pessoas que lotavam o estádio Atlas Arena, na cidade de Lodz, não intimidaram a menina, que ao interpretar o trecho de Let It Go havia dito à companheira de abrigo responsável pela gravação que seu sonho era cantar num grande palco diante do público. 


Menina ucraniana realizou sonho 

A boz performance não foi apenas fruto do talento. Em entrevista à BBC, Amelia disse que treina canto todos os dias, de manhã, à tarde e à noite. “Eu ensaio, e é por isso que ficou tão bem”, disse ela. 

No show, ela aparece sozinha no palco e a plateia fica em silêncio ouvindo-a cantar. Nomes das cidades sitiadas por tropas russas eram exibidas em uma tela. 

Menina ucraniana deixou bunker e fugiu para Polônia

O show teve como objetivo arrecadar fundos para apoiar a Ação Humanitária Polonesa (PAH) — uma organização que presta ajuda às vítimas da invasão russa da Ucrânia, como Amelia. 

Nos primeiros dias da guerra na Ucrânia, milhões de pessoas assistiram ao vídeo de Amelia cantando Let It Go dentro de um bunker, em Kiev.


Dias depois da gravação, ela conseguiu deixar o bunker e fugir para a Polônia. Agora em segurança no país vizinho, sua interpretação do hino nacional ucraniano atraiu milhões de espectadores no domingo (20).

O vídeo da menina ucraniana cantando o tema da animação infantil foi gravado por Marta Smekhova, que também se abrigava no bunker e postou as imagens no Facebook no dia 3 de março. 

Leia também

Violino, piano, ‘Let It Go’, hino orquestrado ou na voz de um barítono: a música em apoio à Ucrânia nas redes sociais

Marta ouviu de Amelia a revelação do sonho de cantar em público, e disse a ela para cantar ali mesmo. Tímida, a menina chegou a dizer que ninguém iria ouvi-la porque o bunker era muito barulhento.

Mas incentivada por Marta, Amelia decidiu cantar. Com a permissão da mãe da criança, a mulher gravou o momento e descreveu o sentimento geral de todos:

“Desde a primeira palavra [cantada por Amelia] no abrigo antiaéreo houve um silêncio completo. Todos deixaram seu trabalho de lado e ouviram a música desta menina que apenas irradiava luz.

Nem os homens não conseguiam conter as lágrimas.”

O alcance do vídeo da menina ucraniana cantando no bunker foi tamanho que chegou até a atriz Idina Menzel, dubladora de Elsa em “Frozen”.

No Twitter, Idina compartilhou as imagens de Amelia cantando “Let It Go”, com a mensagem: “Nós vemos você. Nós realmente vemos você”, adicionando emojis de coração nas cores da bandeira da Ucrânia.

Poloneses abrigam famílias ucranianas

Mais de 2 milhões de ucranianos já cruzaram a fronteira para a Polônia. Embora o estado polonês tenha aprovado uma legislação na semana passada dando a eles direitos básicos de trabalho e bem-estar, a maior parte da ajuda que recebem é de cidadãos particulares.

A pequena Amealia Anisovych também cruzou a fronteira para o país vizinho.

No dia 8 de março, foi revelado que depois de passar seis dias no bunker subterrâneo com pouca comida e água, a menina ucraniana de 7 anos completou uma extenuante jornada de dois dias para a Polônia e agora está vivendo em segurança com sua avó.

Ela fez a viagem com seu irmão Misha, de 15 anos. “Eu sempre soube que Amelia era muito talentosa e um doce anjo –  agora o mundo inteiro sabe o mesmo”, disse a mãe da menina ao jornal britânico The Sun.

Leia também

Vídeo de Schwarzenegger citando pai nazista para defender Ucrânia na guerra passa de 28 milhões de views, assista