Londres – Mães costumam tirar fotos dos filhos no aniversário, mas quando a mãe é Kate Middleton, futura rainha da Inglaterra, o registro familiar vai além da mera recordação, transformando-se em mais um instrumento da eficiente engrenagem de relações públicas da família real britânica. 

Na noite desta sexta-feira, as contas de mídia social do duque e da duquesa de Cambridge exibiram  novas fotos do filho mais novo de William e Kate, o príncipe Louis, completando quatro anos de idade no dia 23. 

A imagem apareceu na capa dos principais jornais britânicos no sábado e recebeu milhares de likes e compartilhamentos, repetindo um padrão que se tornou rotina desde que a realeza britânica entrou para as redes sociais, e que tem em Kate sua mais bem-sucedida executora, já que ela própria fotografa os filhos – e bem. 

Fotos mostram família real ‘normal’

Nas imagens feitas por Kate, o pequeno Louis aparece brincando em uma praia em Norfolk, onde o casal tem uma residência.

O estilo travesso, sem formalidade, é perfeito para criar empatia com famílias normais, que não se identificariam com um príncipe trajado formalmente ou com cara séria como quem carrega o peso de uma dinastia sobre os ombros. 

Muitos comentaram a semelhança de Louis com o príncipe William quando tinha a mesma idade. 

Novas ou antigas, fotos da família real encantam

É difícil saber se a ideia de postar fotos dos membros da realeza em aniversários foi planejada pelos assessores que promovem a imagem da monarquia ou se começou por acaso quando começaram a usar as redes sociais e perceberam que a ideia agradava. 

Seja como for, a moda pegou. A cada aniversário são postadas fotos antigas (como uma da rainha aos dois anos de idade publicada no dia 21, quando ela completou 96 anos) ou que se referem a alguma atividade especial a ser destacada. 

Kate Middleton foi além. Ela começou a fotografar os filhos, em vez de usar fotos de profissionais famosos.  

As fotos são postadas nas contas Kensington Palace, dos Cambridge, e repostadas nas dos demais integrantes da família real, incluindo as da rainha Elizabeth. 

Pessoas famosas, jornalistas que cobrem a família real e súditos anônimos também compartilham as fotos em suas contas, multiplicando o alcance da simpatia. 

Kate passou a ser elogiada pela qualidade das imagens, com sensação de movimento, enquadramentos perfeitos e sensibilidade para capturar sorrisos e uma alegria contagiante de crianças felizes. 

Foto: Kate Middleton (divulgação The Kensington Palace via Twitter)

Este vídeo, publicado por uma das muitas contas de mídia social dedicadas a acompanhar cada passo da família real britânica, fala da paixão da duquesa de Cambridge pela fotografia por ocasião da divulgação de uma série de imagens do filho mais velho, George, aos 8 anos. 

A prática é uma releitura de um hábito medieval adaptado para a era das redes sociais. Museus em todo o mundo estão cheios de quadros em que pintores renomados retrataram nobres em seus aniversários, muitos deles crianças que mais tarde herdariam tronos. 

Só que naquela época eles ficavam restritos a algumas paredes. Agora ocupam as primeiras páginas dos principais jornais do Reino Unido, dividido espaço com temas como a crise política do governo e a guerra na Ucrânia. 

E deliciam os súditos e fãs da realeza nas redes, funcionando com um poderoso auxílio na manutenção da mística em torno da monarquia, como nessas imagens de Louis logo ao nascer. 

Além de ser uma hábil fotógrafa, Kate tem bons momentos diante das câmeras.

A duquesa de Cambridge é a segunda integrante da família real mais admirada no Reino Unido, perdendo apenas para a rainha. Parte dessa admiração vem de sua figura carismática, sempre sorrindo e gentil e sem demonstrar irritação com o assédio. 

Em seu aniversário de 40 anos, em janeiro, as contas da família real publicaram fotos da futura rainha clicadas por um importante fotógrafo de moda, com estilo de monarca clássica. 

Leia mais 

Com a realeza em crise, novas fotos de Kate majestosa aos 40 projetam imagem de futura rainha

Fotos da família real ajudam a fortalecer imagem 

Mais do que alimentar egos, a estratégia de angariar simpatia usando fotos das crianças tem um valor político e institucional. 

A monarquia britânica é um dos mais fortes, senão o mais forte, elemento do chamado soft power britânico, o poder de influenciar outras nações sem o uso de armas.

Chefes de estado poderosos se derretem ao serem recebidos com pompa para jantares e encontros no Palácio de Buckingham, rendendo-se ao charme da Rainha Elizabeth II. Isso ajuda a fortalecer relações diplomáticas e negócios para o país. 

Washington Olivetto: ‘Rainha Elizabeth é a melhor agência de propaganda que a Inglaterra poderia ter’

Leia mais 

Por outro lado, questionamentos sobre o futuro da monarquia aumentam no país, com pressões de grupos antimonarquista para que Elizabeth II não seja substituída pelo príncipe Charles (nem por ninguém) depois de sua morte.

Essa tendência é mais forte entre os jovens, como demonstrou uma pesquisa recente. 

O processo de formação e manutenção de imagem positiva de pessoas ou instituições é complexo, e foi comparado por um lendário homem de relações públicas americano, Al Golin, ao de uma conta bancária.

O chamado “banco de confiança” recebe depósitos por meio de ações positivas. Quando uma crise de imagem acontece, o “saldo” na conta é capaz de neutralizar o impacto negativo diante da sociedade, atenuando e fazendo perdoar falhas. 

O que a monarquia britânica pratica é exatamente isso. As fotos do príncipe Louis são um exemplo.

Fotos para ajudar popularidade de uma família real enfrentando crises

Elizabeth II completou 70 anos no trono em fevereiro depois de uma sucessão de crises que não pouparam sequer o príncipe Charles, futuro rei, envolvido em um escândalo de troca de comendas reais por doações. 

O suposto filho preferido, Andrew, teve que pagar uma fortuna para encerrar um processo por abuso sexual movido por uma jovem americana. Perdeu os títulos e cargos militares e recentemente foi objeto de mais uma crise, ao ser escolhido pela mãe para acompanhá-la na entrada na igreja para a missa de um ano de morte do príncipe Philip

Um dia antes do aniversário da rainha, em 21 de março, foi a vez do neto Harry provocar manchetes negativas com uma entrevista para uma rede de TV americana, despertando comentários sobre desavenças dentro da família real. 

Leia mais 

No aniversário da rainha Elizabeth, Harry rouba a cena com nova entrevista polêmica

Nas ex-colônias britânicas no Caribe, a popularidade de Kate Middleton e do príncipe William não foi suficiente para conter manifestações contra o colonialismo e o passado escravocrata em uma visita em março, que se consagrou como um enorme fracasso de relações públicas

Nesse contexto, as fotos do quarto aniversário do príncipe Louis encaixam-se na categoria de “depósito” na conta da “Firma”, como muitos apelidam a monarquia pela eficiência com que zela por sua imagem pública. 

Caso os antimonarquista não consigam mudar o atual regime, o que não é fácil devido aos interesses envolvidos, o príncipe Charles deve ser o próximo rei. O filho William seria o sucessor, e Kate Middleton a rainha da Inglaterra. 

A família tem tradição de longevidade. Pode ser que a duquesa de Cambridge demore muito a receber a coroa –  ou que isso jamais aconteça.

Mas no que depender de sua habilidade midiática e contribuição para manter a mística em torno da família real, seu futuro como rainha parece garantido. 

Leia também 

Crise na realeza | 1 a cada cinco britânicos querem fim da monarquia; número está subindo