MediaTalks em UOL

Celebrando 70 anos no trono, rainha Elizabeth libera cenas inéditas guardadas em vídeos caseiros

Rainha Elizabeth vídeo jubileu monarquia realeza britânica reino unido

Rainha Elizabeth em cena de vídeo caseiro que faz parte de novo documentário com imagens inéditas (Reprodução clip BBC)

Londres – Depois de semanas de incerteza sobre a saúde da rainha Elizabeth II e sua disposição para encarar os eventos comemorativos do Jubileu de Platina no trono, a monarca de 96 anos voltou a aparecer em público e liberou uma série de vídeos caseiros inéditos para um documentário produzido pela BBC para ser exibido pela primeira vez no domingo (29), abrindo oficialmente a programação televisiva em torno da data.

As cenas, que abrangem sua vida desde 1926, ainda bebê em um carrinho de empurrado por sua mãe até a coroação, em 1953 aos 27 anos, foram reunidas no programa The Unseen Queen, exibido apenas no Reino Unido. 

O documentário foi feito com imagens selecionadas em mais de 400 horas de vídeos caseiros, mostrando a rainha com a irmã, Margareth, com o rei George VI, com a rainha-mãe Elizabeth I e com outros membros da família real. Quem narra é a própria Elizabeth II. 

Vídeos são parte das celebrações do Jubileu da rainha

O aniversário de 70 anos de Elizabeth II como rainha da Inglaterra foi em 6 de fevereiro, mas as principais comemorações estão acontecendo a partir desta semana. Um feriado nacional de quatro dias foi decretado (entre 2 e 6 de junho), para marcar um feito inédito. Nenhum outro monarca passou tanto tempo no trono inglês.

Os eventos em torno do Jubileu confirmam o valor da monarquia para a economia do país. Mais de 16 mil festas públicas foram licenciadas. Marcas de varejo criaram campanhas e pacotes em alusão à data, que vão de pratos especiais nos supermercados e restaurantes para celebrar a longevidade da rainha a decoração inspirada em sua imagem. 

Até o jornal The Times aderiu ao movimento, com promoções em seu clube do vinho. 

Jubileu rainha elizabeth vídeo reino unido the times

Não é só o varejo a surfar nessa onda. Seguindo o padrão de eficiência em relações públicas, o Palácio de Buckingham está aproveitando cada oportunidade para reafirmar a mística da monarquia, que vive tempos de questionamento sobretudo depois de confusões envolvendo os príncipes Andrew e Harry. 

A vida normal da jovem que virou rainha aos 27 anos

O documentário é uma ação perfeitamente alinhada a esse padrão. E a escolha da BBC para receber o privilégio de acesso às imagens e ser nomeada emissora oficial do Jubileu tem um simbolismo.

Recentemente, a rede pública foi objeto de reclamações da família real por considerar injusto o tratamento editorial a questões relacionadas aos seus integrantes, chegando a circular uma ameaça de boicote. Mas na hora do jubileu, a paz reinou. 

Os clipes divulgados para promover o programa mostram uma jovem princesa Elizabeth de férias no castelo de Balmoral com seus pais e irmã Margaret, bem como vídeos de família filmados em sua primeira turnê no exterior, na África do Sul quando ela tinha 20 anos e em outros encontros familiares. 

Foi durante essa viagem que ela fez seu famoso discurso para marcar o 21º aniversário, comprometendo-se com uma vida de serviço e dever, o que vem cumprindo à risca. 

Veja também

Em novo vídeo e fotos históricas para marcar Jubileu, Rainha Elizabeth II manda um recado sutil: sem aposentadoria à vista

As cenas do vídeo em comemoração ao Jubileu já divulgadas revelam os bastidores de uma vida normal, com passeios e brincadeiras entre a futura rainha, a irmã e o pai, o rei George VI.

Em um dos trechos, ela cita um frase de Winston Churchill, primeiro premiê dos muitos que conheceria no cargo, dizendo: “quanto mais se olha para trás, mas longe se enxerga.”

A ideia foi mostrar uma imagem menos formal da monarca, sempre discreta em suas aparições oficiais. 

Na mensagem do clipe, gravada no Castelo de Windsor, ela diz:

“As câmeras sempre fizeram parte de nossas vidas.

“Acho que há uma diferença em assistir a um filme caseiro quando você sabe quem está do outro lado, segurando a câmera. Isso aumenta a sensação de intimidade.

Como muitas famílias, meus pais queriam manter um registro de nossas momentos preciosos juntos. E quando chegou a nossa vez com a nossa própria família, fizemos o mesmo.

“Sempre gostei de capturar momentos em família. Fotos particulares muitas vezes podem mostrar a diversão por trás da formalidade.”

Neste trecho, o tema é uma viagem de navio com momentos de brincadeiras do pai com as filhas. 

Neste outro clip, Elizabeth II aparece com a família na intimidade da propriedade de Balmoral, na Escócia, apontada como a sua preferida entre as residências reais. 

 

Veja também 

A Rainha e o Rei do Futebol | Cenas e histórias da charmosa visita de Elizabeth II ao Brasil em 1968

Fotos inéditas para promover o vídeo do Jubileu

Antes da exibição do vídeo em comemoração ao Jubileu da rainha, foram divulgadas pelo Palácio de Buckingham e pela BBC cenas que fazem parte dos clipes e outras que só aparecerão na versão final, revelando a intimidade de uma das mais fotografadas famílias da história. 

Os registros estão sendo compartilhados nas redes sociais pelos súditos de Elizabeth II e por admiradores de figuras da realeza em outros países, como esta conta que cultua a rainha Maxima, da Holanda – talvez torcendo para que a argentina que ocupa o trono holandês tenha a mesma longevidade. 

 

 

Veja algumas das imagens que fazem parte do vídeo do Jubileu de Platina da rainha. 

Documentário Unseen Queen / divulgação

A então princesa Elizabeth montada em um pônei, uma de suas paixões da vida toda, com seu pai, o então Duque de York, em 1930. 

Documentário Unseen Queen / divulgação
As princesas Margaret Elizabeth dançam usando vestidos iguais, sob os olhos atentos do cão de estimação
Documentário Unseen Queen / divulgação

As duas irmãs na propriedade de Balmoral, na Escócia

 Momento “videocassetada’: a queda de uma cadeira e o apoio do pai, o rei George VI. Observando a cena, a princesa Margareth, novamente com roupas iguais às da irmã mais velha 
Documentário Unseen Queen / divulgação
A então princesa Elizabeth com a avó, a elegante rainha Mary. As duas usam colares de pérolas, marca registrada dos looks da Rainha Elizabeth II 
Documentário Unseen Queen / divulgação

Em 1947, aos 20 anos, radiante em visita à África do Sul, um dos países da Commonwealth, que reúne ex-colônias britânicas

 A diretora criativa da BBC Studios Productions, Claire Popplewell, disse: “Acho que o filme demonstra o amor e carinho que o pai de Sua Majestade, o rei George VI, tinha por suas filhas, a princesa Elizabeth e a princesa Margaret.

Documentário Unseen Queen / divulgação

“Há uma cena dele jogando futebol e brincando com as duas princesas quando crianças  que é particularmente comovente.”

Documentário Unseen Queen / divulgação
O príncipe Philip também aparece nas cenas de família mostradas no vídeo em comemoração ao Jubileu da rainha. Os dois passaram mais de 70 anos casados até a morte dele, em 2021. 

O documentário de 75 minutos apresenta um clipe que marca a primeira visita prolongada de Philip a Balmoral em 1946, enquanto o noivado do casal ainda não era público. Entre as imagens inéditas estão a que mostra a alegria da jovem Elizabeth admirando seu anel de noivado. 
Documentário Unseen Queen / divulgação

Esta foi a imagem escolhida pela BBC para ilustrar a chamada para o documentário. 

Leia também 
Sair da versão mobile