O Knight Center para o Jornalismo nas AmĂ©ricas promove nos dias 9 e 10 de setembro a segunda edição da ConferĂȘncia Latino-Americana sobre Diversidade no Jornalismo.

Com palestrantes de vĂĄrios paĂ­ses paĂ­ses, o encontro online tem como objetivo contribuir para aumentar a diversidade, equidade e inclusĂŁo (DEI) no jornalismo na AmĂ©rica Latina. 

Apresentada em espanhol, a conferĂȘncia Ă© aberta a profissionais de mĂ­dia e a pessoas interessadas em diversidade e inclusĂŁo nas redaçÔes e tambĂ©m na forma como a mĂ­dia cobre temas relacionados a grupos minoritĂĄrios ou estigmatizados. 

Diversidade no jornalismo de uma regiĂŁo diversa 

As inscriçÔes sĂŁo gratuitas e os participantes poderĂŁo solicitar um certificado de participação, desde que assistam a quatro sessĂ”es principais da conferĂȘncia.

“Vemos que muitas mudanças estĂŁo acontecendo na AmĂ©rica Latina – polĂ­ticas, sociais, econĂŽmicas – e Ă© importante promover a diversidade, a equidade e a inclusĂŁo no que estamos fazendo”, disse Mariana Alvarado, jornalista mexicana coordenadora da conferĂȘncia.

Diversidade jornalismo inclusĂŁo Segunda Conferencia Latinoamericana sobre Diversidad en el Periodismo

“A AmĂ©rica Latina Ă© extremamente diversificada e devemos trabalhar para que o jornalismo seja mais equitativo, mais justo e represente todas as comunidades que compĂ”em a regiĂŁo.”

A primeira ConferĂȘncia Latino-Americana sobre Diversidade no Jornalismo foi realizada em março de 2021 e traiu mais de 2 mil participantes, concentrando-se em perspectiva de gĂȘnero, orientação sexual, questĂ”es raciais e Ă©tnicas e deficiĂȘncia.

Desta vez a conversa serå mais aprofundada, com painéis e apresentaçÔes sobre populaçÔes indígenas e afrodescendentes na América Latina; diversidade sexual; migração; novas narrativas e iniciativas que estão buscando maior diversidade no jornalismo latino-americano.

Alvarado disse que hå uma falta de compreensão e cobertura desses tópicos pelos meios de comunicação, mas hå muito interesse em aprender mais.

O Knight Center publicou em 2021 um livro sobre diversidade na mídia, abordando diversas questÔes sob a perspectiva de jornalistas de vårios países da região.