Londres – Às vésperas de completar um ano lutando contra a invasão pela Rússia e sob risco de uma onda de ataques no aniversário do conflito, a Ucrânia ganhou mais uma vez o apoio do ator Mark Hamill, que anunciou a intenção de vender pôsteres autografados do filme Star Wars para ajudar a equipar o país com mais drones.
Em entrevista ao jornal Politico, que revelou a notícia, o ator afirmou que os pôsteres serão oferecidos em quantidade limitada, por meio de um leilão ou de uma competição, e vão agradar a colecionadores “hardcore” que tenham renda disponível.
Hamill, que representa o herói Luke Skywalker em Star Wars, é uma das celebridades globais que se engajou na defesa da Ucrânia.
Ele aceitou em setembro de 2022 o convite do presidente Volodymyr Zelensky para se tornar embaixador do projeto “Exército de Drones”.
Em um comunicado agradecendo o apoio de Hamill quando a parceria foi anunciada, Zelensky fez uma analogia com o enredo de Star Wars: “A luz vencerá as trevas. Eu acredito nisso, nosso povo acredita nisso”, disse o presidente.
Os drones na guerra da Ucrânia
O “Exército de Drones” é um projeto conjunto das Forças Armadas da Ucrânia, do ministério de Transformação Digital do país e da United24, uma plataforma de doações criada por Zelensky que já arrecadou quase US$ 280 milhões, empregados em ajuda militar, reconstrução e tratamento médico.
Hamill é a voz da versão do aplicativo da plataforma em inglês, usando frases do filme para alertar usuários sobre riscos e motivá-los a contribuir.
#SlavaUkraini 🇺🇦 https://t.co/AabLYSApNm
— Mark Hamill (@MarkHamill) January 30, 2023
“Os drones desempenham um papel fundamental neste conflito. Eles são os olhos no céu, protegem a fronteira, monitoram”, disse Hamill.
No dia 31 de janeiro, a United24 anunciou que 12 novos drones produzidos na Ucrânia foram entregues às forças militares, dos quais sete SKIF, destinados a rastrear os movimentos do exército russo e 5 STEN-2, para destruir alvos inimigos.
Como vai ser o leilão
Mark Hamill disse ao Politico esperar que “centenas de milhares de pessoas” disputem as peças.
Os valores não foram definidos, nem a forma de venda, mas a ideia é que seja online e termine no dia 24 de fevereiro, aniversário de um ano da invasão.
Na entrevista ao Politico, Hamill disse que não vende itens autografados desde o lançamento de Star Wars, The Last Jedi, em 2017, uma prática que não costuma manter. Mas afirmou estar fazendo isso para apoiar a Ucrânia.
O ator disse também ter aprendido com os mundos de Guerra nas Estrelas a lição de fazer “a coisa certa para o bem de todos, em vez de apenas por interesse próprio”, acrescentando que comparar os dois mundos não se deve banalizar “os verdadeiro horrores do que os ucranianos enfrentam”.
“Um é realmente um conto de fadas para crianças, originalmente o que era Star Wars. Outro é a realidade, a dura realidade angustiante do que está acontecendo na Ucrânia.”
A United24 de Zelensky
A plataforma de arrecadação lançada por Volodymyr Zelensky é bem organizada, com uma mensagem do presidente sobre a necessidade de doações, notícias, lista mostrando onde o dinheiro foi empregado e apelo a empresas que possam ajudar o país.
Além do leilão dos posters de Star Wars autografados por Mark Hamill, a United24 também vai captar doações para a Frota de Drones Navais por meio da venda de NFTs (Non Fungible Tokens) representando gatos das Forças Armadas da Ucrânia, incluindo um gato das Forças de Defesa Territorial, um gato médico, um um gato piloto, um gato jornalista e um gato policial.
As vendas começam em 22 de fevereiro.
Leia também | Exilado na Letônia, maior site de notícias independente russo é declarado ‘entidade indesejável’ pelo governo Putin