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Conheça o Douyin, ‘irmão’ do TikTok que virou arma dos chineses para reclamar de empresas

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Foto: Unsplash

Zizheng Yu

Os chineses estão usando cada vez mais o aplicativo Douyin, irmão do TikTok, para reclamações sobre produtos e o descobriram como um recurso poderoso nas redes sociais. 

A pesquisa que realizamos mostra que o Douyin, produzido pela ByteDance, empresa proprietária do TikTok, tornou-se influente ao oferecer aos chineses uma maneira de os consumidores pressionarem as empresas.

Esta plataforma de vídeos curtos tem o maior número de usuários na China (mais de 730 milhões no final de 2022). 

De acordo com o próprio Douyin , seus usuários variam de professores baseados na China rural que registram as condições de vida empobrecidas que muitas crianças locais enfrentam, até trabalhadores chineses demitidos que ganham a vida com streaming.

O Douyin e o TikTok são essencialmente o mesmo aplicativo. Eles permitem que os usuários criem, compartilhem e visualizem vídeos curtos. 

No entanto, eles operam em servidores diferentes para cumprir as leis de internet da China, como a de segurança cibernética, que entrou em vigor em 1º de junho de 2017.

Reclamações nas redes sociais, única forma de protesto

Para a pesquisa, entrevistamos 56 pessoas que vivem na China continental e conhecem o funcionamento dos protestos de consumidores online.

Também acompanhamos um protesto online e rastreamos hashtags relevantes para coletar mais informações, pesquisando palavras chinesas específicas no Douyin, como “ xiaofeizhe ” (consumidor; 消费者), “ weiquan ” (proteger direitos legais; 维权), “ jianshang ” (aproveitador ; 奸商).

Mais da metade de nossos entrevistados acredita que reclamações sobre experiências insatisfatórias do consumidor por meio da mídia, especialmente pelas redes sociais, é a única forma de protestar contra as corporações

Por exemplo, Liu (um ativista do consumidor) observou que:

A mídia social ajuda os consumidores chineses a resolverem problemas mais rapidamente do que outras maneiras formais sugeridas pelo governo. É muito difícil obter uma resposta em tempo hábil ao buscar ajuda de departamentos governamentais ou negociar diretamente com as empresas. 

Embora as plataformas de mídia social não sejam responsáveis ​​por minha perda financeira, elas me ajudam a espalhar minhas histórias infelizes. Nossos problemas são resolvidos muito mais rapidamente quando publicamos essas reclamações no Sina Weibo.

Os entrevistados disseram que veem os vídeos curtos como um meio poderoso para comunicar experiências de consumo abaixo do padrão. O Douyin é fácil de usar e, portanto, atrai usuários mais velhos ou que não entendem de tecnologia. 

Muitos dos entrevistados destacaram que, para a geração mais velha, postar vídeos curtos no Douyin é uma maneira melhor de expressar insatisfação do que sites de microblogging, porque o processo é direto. 

Bing, um entrevistado, disse:

“Meus pais não sabem nada sobre internet, mas conseguem gravar um pequeno vídeo com seus telefones e publicá-lo online.”

O Douyin oferece uma plataforma para o ativismo do consumidor usando naoda (para fazer barulho; 闹大), que se refere às práticas estratégicas dos consumidores chineses para obter maior visibilidade pública de suas reclamações.

 Trazer atenção e visibilidade para um problema torna mais provável que uma empresa responda.

Na China, os consumidores são mais propensos a usar redes sociais como o Sina Weibo (semelhante ao Twitter) reclamações e para expressar insatisfação com as empresas e boicotá-las, do que reclamar com um jornalista.

 Por causa da censura da grande mídia na China , a mídia social sem dúvida permite mais liberdade de expressão.

Chineses reclamam há muito tempo 

Na China, o ativismo do consumidor tem uma longa história. Já em 1905, pessoas de classe média na China urbana boicotaram produtos americanos e protestaram nas ruas contra a Lei de Exclusão Chinesa de 1882 , uma lei federal dos Estados Unidos que proíbe a imigração de trabalhadores chineses. 

Este é considerado um dos primeiros movimentos de ativismo do consumidor na história moderna da China, ensinando aos consumidores chineses pela primeira vez que seu poder de compra importava.

O conceito de “consumidor” renasceu em 1978 , ano da reforma econômica da China, muitas vezes chamada de “política de portas abertas”. 

Mais produtos começaram a aparecer nas prateleiras. Entre 1994 e 2003, a China continental foi o mercado consumidor que mais cresceu no mundo , e o poder de compra dos consumidores chineses aumentou progressivamente. 

Leis e regulamentos para proteger os consumidores começaram a ser introduzidos pelo governo.

Associação Chinesa de Consumidores (CCA) foi fundada em 1984 pelo governo para proteger os direitos e interesses dos consumidores. 

É importante notar que não é independente. O CCA é apoiado e regulamentado pelo governo chinês, por meio do qual o governo pode exercer controle sobre questões e políticas do consumidor. 

Portanto, ao contrário das organizações de consumidores ocidentais, não pode confrontar o governo ou iniciar um boicote ou protesto coletivo.

Com o surgimento de plataformas de mídia social de vídeo, como Douyin e Kuaishou, os consumidores chineses encontraram novas maneiras de falar por si mesmos, atrair a atenção da mídia e, consequentemente, pressionar as empresas a devolver seu dinheiro.

Esses vídeos curtos se tornaram uma força significativa.

Reclamação é simples na rede social Douyin 

Qiang, um fotógrafo profissional, nos disse que vídeos curtos sobre Douyin são mais autênticos do que texto simples e imagens em sites de microblogging e, mais importante, podem ser usados ​​como prova legal. 

De acordo com o Supremo Tribunal Popular da China, arquivos eletrônicos originais não editados, como vídeos, podem servir como prova.

Tan, um estudante de pós-graduação, argumentou que protestar online é mais eficaz do que fazê-lo offline, pois as histórias dos consumidores podem ser vistas por outros consumidores e pela empresa em questão:

“Depois que sua história for divulgada com sucesso na plataforma, a empresa que violar seu rights irão notá-lo e resolverão seu problema o mais rápido possível para proteger a imagem de sua marca.”

As empresas chinesas buscam reclamações de consumidores na rede social Douyin para resolvê-las o mais rápido possível. 

Na empresa de relações públicas onde Kai (gerente de marca) trabalha, uma equipe pesquisa reclamações de consumidores no Douyin 24 horas por dia e “uma vez que descobrem uma reclamação, farão todos os esforços para resolvê-la e solicitarão sinceramente ao consumidor que exclua o vídeo”, ela nos contou.

À medida que o Douyin se torna uma parte essencial da cultura cotidiana de muitos chineses , ele se tornou uma ferramenta muito mais poderosa do que se poderia esperar quando foi lançado.


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Este artigo está sendo republicado do  The Conversation sob licença Creative Commons. O original em inglês está aqui.

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