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Coroação de Charles ganha emoji no Twitter, mas crises rondam festa

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Divulgação The Royal Family via Twitter

Londres – A última novidade da família real britânica para alimentar a mídia com notícias sobre a coroação do rei Charles, marcada para 6 de maio, é mais uma tentativa de dar toques de modernidade a uma instituição secular: um emoji. 

A partir desta segunda-feira, o ícone retratando a coroa de ouro maciço feita no século 17, adornada com pedras preciosas e veludo roxo, aparecerá automaticamente quando forem usadas as hashtags oficiais, em alusão aos eventos programados para os três dias de celebração.

Elas são: #Coronation, #CoronationConcert #TheBigHelpout, #CoronationWeekend e #CoronationBigLunch.

Emoji da coroação e a modernização da monarquia 

Em fevereiro, a “firma”, como é apelidada a monarquia britânica em razão de sua eficiência na gestão de negócios e reputação, apresentou o selo da coroação, criado por Jony Ive, o designer britânico responsável pelos projetos dos produtos da Apple. 

Não é o primeiro emoji da família real. Um ícone foi criado para celebrar o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth, em 2022. 

No entanto, a imagem escolhida época foi menos solene e mais fofa: um sorridente cão da raça corgi, a preferida da monarca que morreu em setembro passado, com uma pequena coroa estilizada na cabeça. 

Faltando menos de um mês para a coroação, a engrenagem de relações públicas da família real roda em ritmo acelerado, revelando quase que diariamente novos fatos sobre a cerimônia. 

Neste fim de semana foi anunciada a rota do percurso que o rei Charles fará entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, onde ele será coroado – que será menor do que o padrão anterior.

Ele irá e voltará pelo mesmo caminho, em um trajeto de 3,4 km, ao contrário da mãe, que percorreu mais de oito quilômetros no centro de Londres quando foi coroada. 

Em um tweet, foi mostrado o mapa da rota, que será feita na famosa carruagem dourada, conhecida pelo seu desconforto. Mas a volta será em outro veículo, mais confortável e com ar-condicionado. 

Também foram apresentadas à mídia as chamadas regalias que serão usadas na coroação por Charles e pela agora rainha Camilla.

Na semana passada, quando os convites oficiais foram revelados, pela primeira vez ela deixou de ser chamada de “consorte”. 

As peças incluem as coroas, cetros, espadas e até uma colher do século 12, usada para a unção do rei com óleo consagrado, mostrados neste vídeo. 

Pelo menos uma delas pode dar problemas de imagem: o cetro de Camilla é feito de marfim, e houve rumores de que ele não seria usado na coroação porque o rei Charles fez campanha contra o comércio do material, extraído de chifres de animais. 

As crises da coroação de Charles 

Este é mais um dos problemas em potencial que devem estar tirando o sono dos que estão programando a cerimônia. 

Embora a maioria da grande mídia britânica esteja reproduzindo cada notícia que sai da assessoria de imprensa do Palácio de Buckingham, o jornal The Guardian, alinhado à esquerda, adotou uma postura crítica. 

Na semana passada o jornal publicou uma reportagem investigativa mostrando os lucros da família real e condenando a falta de transparência. 

Os eventos anunciados com pompa e circunstância para a coroação também podem não repetir o sucesso dos que foram realizados para celebrar os 70 anos de Elizabeth II no trono. 

O concerto pop da coroação, marcado para a noite de 6 de maio no Palácio de Windsor, até hoje não teve seu line-up divulgado.

Várias estrelas da música pop como Elton Jonh e Adele, mandaram dizer que não iriam participar. 

A participação ainda não confirmada de Harry e Meghan na coroação de Charles continua gerando especulações e notícias desfavoráveis sobre as rusgas familiares. 

Enquanto isso, o movimento dos que não querem a continuidade da monarquia afia suas garras, com manifestações públicas em aparições recentes de Charles e Camilla. 

Isso poderia explicar a redução do percurso da procissão entre a Abadia de Westminster e o Palácio de Buckingham, pois ele será feito em um longo trecho mais seguro e controlado. 

O grupo Republic, o mais ativo contra a monarquia, está convocando protestos para o dia 6 de maio, sob a bandeira #NotMyKing, mesmo slogan usado em cartazes erguidos nas últimas semanas em locais onde Camilla e Charles iriam aparecer.

Uma pesquisa do Instituto YouGov sobre o interesse do público na coroação não trouxe notícias boas para a família real.

Segundo a enquete, mais da metade dos britânicos (52%) não está interessada na coroação, enquanto 29% estão “interessados” e somente 15% se disseram “muito interessados”. 

Se a pesquisa estiver certa, não vai ter tanta gente assim usando o emoji da coroação do rei Charles –  enquanto um parte do público sensibilizado pela campanha anti-monarquia pode usá-lo para dar mais alcance a críticas. 

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