Londres – O rebranding do Twitter pegou o mundo de surpresa e desagradou boa parte dos usuรกrios do agora X, que agora se dividem entre entristecidos ou revoltados pelo fim do nome associado ao pรกssaro azul que acabou virando verbo, sinรดnimo de postar uma mensagem.
Essa associaรงรฃo entre imagem, palavra e o uso de um produto ou serviรงo nรฃo รฉ fรกcil de alcanรงar.
No entanto, Elon Musk jogou esse ativo para o alto e resolveu comeรงar do zero ao rebatizar a rede social, o que pode ter consequรชncias sobre seu futuro como super-app financeiro.
Rebranding do Twitter e super-app financeiro
O rebranding foi atribuรญdo por muitos a mais um capricho do empresรกrio excรชntrico que jรก fumou maconha durante uma entrevista e adora a letra X, usando-a como nome de seu novo brinquedo.
Ele seria capaz disso?
O homem mais rico do mundo jรก deu mostras, para o bem e para o mal, de que nรฃo รฉ um empresรกrio comum. ร preciso reconhecer que ninguรฉm se torna bilionรกrio com a idade dele sem consistรชncia.
Por isso, o rumo que ele sinalizou para o Twitter ao anunciar o rebranding โ transformar a plataforma em muito mais do que uma rede social, ganhando dinheiro com serviรงos financeiros โ atรฉ faria sentido comercialmente e estaria alinhado ao caminho de dois gigantes, WeChat e TikTok.
O primeiro รฉ um aplicativo-faz-tudo usado por mais de 1 bilhรฃo de chineses diariamente para praticamente todas as necessidades da vida cotidiana. ร a terceira marca mais forte do mundo, segundo o relatรณrio Media 50 da consultoria Brand Finance.
Jรก o TikTok, pressionado nos EUA e com riscos de ser obrigado a trocar de dono no paรญs, anunciou em abril que iria aplicar “bilhรตes de dรณlares” na Indonรฉsia, principalmente em publicidade e suporte a marcas interessadas em utilizar sua plataforma de comรฉrcio eletrรดnico para venda de produtos por meio de links nas transmissรตes.
Leia tambรฉm | CEO do TikTok defende plataforma no Congresso americano e Pequim protesta contra venda do app
X nรฃo agradou usuรกrios
Sรณ que o mercado nรฃo comprou a versรฃo apresentada por Elon Musk para o rebranding do Twitter, que estรก sendo chamado por muitos de vandalismo ou destruiรงรฃo de um patrimรดnio por pura birra.
Nรฃo hรก evidรชncias de que o objetivo de Musk fosse transformar o Twitter em uma mรกquina de fazer dinheiro sem depender da publicidade ou de venda de assinaturas quando ele desafiou o conselho que nรฃo o queria como dono e comprou a rede social por US$ 44 bilhรตes, em outubro passado.
Ele atรฉ falava do super-app, mas nรฃo havia nada concreto nesse sentido. Sua narrativa era outra, centrada no idealismo de transformar o Twitter em “uma praรงa pรบblica digital onde sรฃo debatidos os assuntos vitais para o futuro da humanidade”.
Mesmo que ele tenha mudado de ideia ao ver o tamanho do rombo financeiro, a fragilidade da oferta de super-app dรก razรฃo aos que apostam na ideia de capricho ou maldade, destruindo uma marca de que o mundo gostava antes de ele assumir o controle โ uma vinganรงa contra a rejeiรงรฃo.
Em um dos posts sobre o rebranding, Linda Yaccarino, CEO do Twitter, disse que o futuro do X seria a “interatividade ilimitada, centrada em รกudio, vรญdeo, mensagens, pagamentos e atividades bancรกrias, criando um mercado global para ideias, bens, serviรงos e oportunidades”. Mas ficou por aรญ, sem detalhes sobre esse futuro.
Leia tambรฉm | Agora รฉ oficial: Twitter vira X , ‘demite’ pรกssaro azul e sinaliza aposta em serviรงos financeiros
Rebranding do Twitter para X e confianรงa na marca
Os crรญticos do suposto plano de super-app lembraram que o contexto do WeChat, modelo inspirador, รฉ radicalmente diferente. Ele concentra vรกrios serviรงos governamentais, e outros de companhias da prรณpria holding Tencent, que tem em seus quadros milhares de funcionรกrios afiliados ao Partido Comunista Chinรชs.
Alguns recordaram que Mark Zuckerberg tambรฉm tentou um super-app hรก dez anos e fracassou โ isso quando ainda nรฃo havia restriรงรตes sobre privacidade de dados como hoje em dia.
A seu favor, Musk tem o conhecimento no setor financeiro. Sua primeira empresa X deu origem ao PayPal, vendido para o eBay.
Mas รฉ preciso confianรงa na marca para convencer clientes a colocarem seus recursos em um super-app ou se cadastrarem para fazer compras nele. E foi ela que o Twitter jogou para o alto em um dia ao fazer um rebranding que revoltou seus usuรกrios.
Os efeitos foram rรกpidos. A perda de valor da marca da empresa pode ser de US$ 5 bilhรตes a US$ 20 bilhรตes, dependendo da consultoria.
Se serve de consolo, caso o ex-Twitter e atual X morra, nรฃo serรก o Twitter que muita gente adorava. Aquele foi sepultado em outubro de 2022, por enquanto ainda sem deixar herdeiros.
A rede social Threads da Meta disparou em downloads nos primeiros dias mas nรฃo estรก emplacando, segundo o prรณprio Mark Zuckerberg disse em uma conversa com funcionรกrios nesta semana.
O Twitter era tรฃo bom que ninguรฉm ainda conseguiu replicรก-lo, nem mesmo Jack Dorsey, um de seus fundadores, atual dono da Bluesky. Assim como outras tentativas como a Threads e a Mastodon, a rede social nรฃo conseguiu o alcance e a influรชncia do Twitter.
Leia tambรฉm | Perfil X no Twitter tinha dono e foi ‘assumido’ por Musk para virar conta oficial da empresa