Londres – A aposentadoria do pássaro azul do Twitter, anunciada há duas semanas e concretizada no dia seguinte, deixou uma legião de fãs inconformados com a extinção de uma das marcas mais geniais do marketing contemporâneo.
A palavra em inglês para o som emitido por um pássaro (tweet) deu origem ao nome da rede social e virou verbo para o ato de postar uma mensagem. Nenhuma outra rede conseguiu feito semelhante.
Sem comentar a decisão de Elon Musk de aposentar a marca icônica, seu criador, Martin Grasser, fez uma série de postagens no agora X contando como chegou ao desenho atual.
Twitter começou sem o pássaro azul
O pássaro não estava lá quando a rede social deu seus primeiros passos, em 2005. Nem a cor azul. O nome Twittr era escrito em tons de verde lembrando água ou uma gelatina.
Jack Dorsey, um dos fundadores e CEO do Twitter até novembro de 2021, foi o primeiro a tuitar, com uma mensagem simples: “configurando meu twttr”, usando o nome encurtado que era uma moda na época.
Em 2006 , a designer Linda Gavin criou a logomarca com letras arredondadas azuis e contorno branco, que passou a ser acompanhada pelo pássaro em diferentes versões ao longo dos anos seguintes.
Em 2012, o designer Martin Grasser, que tinha acabado de se formar, recebeu a missão de redesenhar a marca do Twitter.
Conta a lenda que ele rascunhou mais de mil pássaros e mandou 24 opções para Jack Dorsey. O CEO teria escolhido sem hesitação a versão que identificaria a rede social até Elon Musk rebatizá-la de X.
No dia da aposentadoria oficial da marca icônica, Grasser passou a contar a história em uma sequência de tweets – ou Xs? – que juntos já alcançaram mais de 2 milhões de visualizações. Acompanhe.
“Hoje dizemos adeus a este grande pássaro azul. Este logotipo foi desenhado em 2012 por uma equipe de três, @toddwaterbury, @angyche e eu. O logotipo foi criado para ser simples, equilibrado e legível em tamanhos bem pequenos, quase como um “e” minúsculo
Basicamente, não havia um brifieng, a não ser “queremos um novo pássaro, e deve ser tão bom quanto o logotipo da Apple e da Nike”. O Twitter tinha uma espécie de ganso voador – mas Jack queria algo mais simples.”
There was essentially no brief, other than we want a new bird, and it should be as good as the Apple and Nike logo. Twitter had made some sort of flying goose – but Jack wanted something simpler pic.twitter.com/ruR52lZtLL
— martin grasser (@martingrasser) July 24, 2023
“Então, comecei a desenhar pássaros. Desenhar é uma das maneiras mais rápidas de entender como as formas podem funcionar juntas.”
“Eu também estava tentando capturar o movimento dos pássaros, e a forma desse perfil nos levou a brincar com essa barriga redonda no 3º e 4º esboços.”
“Gostamos de usar círculos para construir nossos desenhos, achávamos que o pássaro deveria ter neutralidade e simplicidade.”
“A partir desse ponto, investimos nosso tempo aperfeiçoando cada pequeno detalhe… para que parecesse equilibrado e visível como um pássaro mesmo em tamanho pequeno.”
“Em março [de 2012] tínhamos um pássaro aprovado, que foi lançado em maio. Este passarinho azul fez tanto nos últimos 11 anos, .”
Elon Musk, que comprou o Twitter em outubro de 2022 por US$ 44 bilhões, justificou a aposentadoria do nome e da marca sob o argumento de que a plataforma vai virar um super-app, com foco em serviços financeiros.
Mas a ideia foi recebida com reservas, e as mudanças parecem ter sido apressadas e sem planejamento.
A conta @X no próprio Twitter não pertencia à empresa e teria sido tomada de um usuário que a detinha desde 2006, supostamente sem pagamento.
Musk usa o X em suas outras empresas, e com o tempo os usuários da plataforma devem se acostumar à nova marca. Por enquanto, duas semanas depois da novidade, as conversas nas redes sociais são mais negativas do que positivas, com lamentos, críticas, ironias e saudades do pássaro azul.
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