O Centro Knight para o Jornalismo nas Amรฉricas promove nesta quinta-feira (17 de agosto) um treinamento online sobre o uso do ChatGPT e outras ferramentas de inteligรชncia artificial generativa para a produรงรฃo de conteรบdo de notรญcias. 

O curso faz parte de uma sรฉrie de iniciativas da instituiรงรฃo para ajudar profissionais do setor a entenderem o impacto da IA generativa na indรบstria jornalรญstica, incluindo as oportunidades e ameaรงas que ela cria.

“IA generativa: O que os jornalistas precisam saber sobre ChatGPT e outras ferramentas” terรก a participaรงรฃo de Aimee Rinehart, gerente sรชnior de produtos de estratรฉgia de IA para a Iniciativa de IA de notรญcias locais da Associated Press e Sil Hamilton, engenheiro de aprendizado de mรกquina e pesquisador de IA na organizaรงรฃo jornalรญstica Hackers/Hackers. 

Curso sobre uso de ChatGPT Centro Knight

A conversa serรก moderada por Marc Lavallee, diretor de produto de tecnologia e estratรฉgia para o jornalismo da Fundaรงรฃo Knight. 

A sessรฃo serรก realizada pela plataforma Zoom, ร s 13h de Brasรญlia (11h do horรกrio central dos EUA), em inglรชs, como traduรงรฃo simultรขnea para portuguรชs e espanhol. 

As inscriรงรตes podem ser feitas neste link

Uso do ChatGPT รฉ tema de cursos e tutoriais 

Com a popularizaรงรฃo do ChatGPT, hรก diversos cursos e tutoriais orientando como usar o serviรงo e extrair dele o melhor, embora nรฃo voltados unicamente para a produรงรฃo de conteรบdo jornalรญstico. 

Um dos maiores desafios รฉ fazer as perguntas da forma correta, evitando resultados incompletos ou vagos.

O professor James Intriligator, professor de Human Factor Engineering na Tufts University (EUA), ensina em um artigo o que chamou de tรฉcnica do planador, com uma dinรขmica diferente da que se costuma usar para buscas no Google.