O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas promove nesta quinta-feira (17 de agosto) um treinamento online sobre o uso do ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial generativa para a produção de conteúdo de notícias.
O curso faz parte de uma série de iniciativas da instituição para ajudar profissionais do setor a entenderem o impacto da IA generativa na indústria jornalística, incluindo as oportunidades e ameaças que ela cria.
“IA generativa: O que os jornalistas precisam saber sobre ChatGPT e outras ferramentas” terá a participação de Aimee Rinehart, gerente sênior de produtos de estratégia de IA para a Iniciativa de IA de notícias locais da Associated Press e Sil Hamilton, engenheiro de aprendizado de máquina e pesquisador de IA na organização jornalística Hackers/Hackers.
A conversa será moderada por Marc Lavallee, diretor de produto de tecnologia e estratégia para o jornalismo da Fundação Knight.
A sessão será realizada pela plataforma Zoom, às 13h de Brasília (11h do horário central dos EUA), em inglês, como tradução simultânea para português e espanhol.
As inscrições podem ser feitas neste link.
Uso do ChatGPT é tema de cursos e tutoriais
Com a popularização do ChatGPT, há diversos cursos e tutoriais orientando como usar o serviço e extrair dele o melhor, embora não voltados unicamente para a produção de conteúdo jornalístico.
Um dos maiores desafios é fazer as perguntas da forma correta, evitando resultados incompletos ou vagos.
O professor James Intriligator, professor de Human Factor Engineering na Tufts University (EUA), ensina em um artigo o que chamou de técnica do planador, com uma dinâmica diferente da que se costuma usar para buscas no Google.
Leia também | A técnica do ‘planador’: veja como usar melhor o ChatGPT e não se frustrar com os resultados