Beth Garcia e Marcelo Vieira

É comum que as conversas que buscam conectar ESG e comunicação se detenham mais em falar de reputação, isto é, como a presença (ou a ausência) de uma estratégia de sustentabilidade pode impactar a imagem de uma organização.

No entanto, uma estratégia genuína e consistente para uma empresa que busca gerenciar seus impactos sociais e ambientais, além de aperfeiçoar sua governança, começa muito antes: no engajamento.

No contexto da sustentabilidade, engajar significa estabelecer mecanismos livres, transparentes e recíprocos de comunicação, por meio dos quais a organização fala e ouve, recebendo feedback contínuo sobre preocupações e questões críticas de seus públicos, o que as habilita a mapear, gerenciar e prestar contas desses riscos.

ESG e comunicação

Na nossa experiência como agência de comunicação que também oferece serviços de consultoria ESG, observamos que grande parte das empresas tem dificuldade em dar esse passo atrás e avançar em processo efetivos de escuta.

Não existe uma explicação universal para isso, mas pode se relacionar com muitos fatores, entre eles, uma natural resistência em abrir mão do protagonismo do processo, dividindo-o com outros atores, o que pode resultar em cenários diferentes do planejado.

Nesse momento, os profissionais de comunicação podem fazer grande diferença ao reduzirem o potencial atrito entre visões diferente do mundo e tornarem mais fluidas as relações entre a organização e seus públicos, especialmente os que recebem impactos negativos do negócio.

Estabelecer conexões, fazer com que elas funcionem legitimamente e dar publicidade aos resultados depende de expertises características de bons times de comunicação.

Porém, esses profissionais, quando se trata de ESG/Sustentabilidade, não podem se limitar a isso. Por mais complexo possa parecer, é necessário entender os cenários em que essas relações ocorrem.

Conceitos como os de impacto, externalidade, gestão de riscos e devida diligência (especialmente em direitos humanos) precisam fazer parte da jornada.

Na Approach, nosso trabalho tem sido no sentido de adaptar e conectar essa nova visão do mundo e dos negócios não apenas às nossas entregas de PR, mas a todo o nosso ecossistema de comunicação, pensando nos diversos públicos e mídias que precisam ser engajados.

Esse é movimento que está mudando o mundo, os negócios, a comunicação e que também nos transformou. Felizmente, temos nessa jornada um número cada vez maior de companheiros de viagem, em busca de negócios mais justos, sustentáveis e conectados às pessoas e ao planeta.


Edição especial MediaTalks sobre Inteligência ArtificialEste artigo faz parte do Especial ‘Os desafios da ESG na era da Inteligência Artificial

Leia aqui a edição completa.

Edição Especial ESG e Inteligência Artificial MediaTalks