Londres – Os doodles do Google, que diariamente celebram grandes acontecimentos e datas históricas, também celebram a própria plataforma, que hoje completa oficialmente seu 25º aniversário embora a data real de entrada no ar tenha sido 4 de setembro.
O doodle comemorativo marca “25 anos de curiosidade”, como disse o Google em uma mensagem no blog, fazendo uma retrospectiva das logomarcas do buscador que se tornou sinônimo de pesquisa na internet mesmo não tendo sido o pioneiro.
O exemplo usado para simbolizar as bilhões de perguntas respondidas nesses 25 anos foi o de um casal que perguntou “como cortar uma abacaxi” quando estava em lua de mel no México.
Aniversário do Google e o abacaxi no México
“Não faz muito tempo que encontrar respostas para perguntas simples como essa não era tão simples assim. Você pode ligar para um amigo ou membro da família que seja útil na cozinha ou esperar que um livro de receitas em casa contenha algumas instruções. Ou, sem saber onde procurar a resposta, basta pegar uma faca de cozinha e fazer o seu melhor”, disse o Google, que fez um vídeo sobre o abacaxi para marcar o aniversário.
O Google completa seu 25º aniversário como a marca mais forte e a terceira mais valiosa do mundo, segundo o ranking anual da consultoria britânica Brand Finance. O valor é de impressionantes US$ 281 bilhões.
Para celebrar a data, o doodle de aniversário faz uma retrospectiva das logomarcas, terminando com a que exibe o nome com os números 2 e 5 incorporados.
Veja momentos históricos do Google
No mês do aniversário, a equipe do Google selecionou momentos importantes dos 25 anos do buscador, destacando recursos que muitos nem sabem que existem ou não usam com frequência. Confira alguns deles.
2001: Imagens do Google
Quando Jennifer Lopez compareceu ao Grammy Awards de 2000, seu ousado vestido Versace se tornou uma lenda da moda instantânea – e a consulta mais popular no Google na época.
Naquela época, os resultados da pesquisa eram apenas uma lista de links azuis, então as pessoas não conseguiam encontrar facilmente a imagem que procuravam. Assim nasceu o Imagens do Google .
2001: “Você quis dizer?”
“Você quis dizer?” com sugestões de correções ortográficas, foi uma das primeiras aplicações de aprendizado de máquina do buscador. Anteriormente, se a pesquisa apresentasse um erro ortográfico (como “floorescent”), o Google levava a outras páginas com o mesmo erro ortográfico, que geralmente não são as melhores páginas sobre o assunto.
2002: Google Notícias
Nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, as pessoas tiveram dificuldade para encontrar informações na pesquisa, segundo o Google.
Para atender à necessidade de notícias em tempo real, foi lançado no ano seguinte o Google Notícias no ano seguinte, com links para um conjunto diversificado de fontes para qualquer notícia.
Leia também | Google apresenta IA para redigir notícias nos EUA e garante não vai tirar empregos de jornalistas
2004: Preenchimento automático
Não seria bom digitar tão rápido quanto você pensa? O Autocomplete foi lançado inicialmente como “Google Suggest” que prevê automaticamente as consultas na barra de pesquisa conforme a digitação. Segundo o Google, o recurso reduz a digitação em 25% e economiza cerca de 200 anos de digitação por dia.
2006: Google Tradutor
Os pesquisadores do Google começaram a desenvolver tecnologia de tradução automática em 2002 para enfrentar as barreiras linguísticas online. Quatro anos depois foi lançado o Google Translate com traduções de textos entre árabe e inglês. Hoje, o Google Tradutor oferece suporte a mais de 100 idiomas, com 24 adicionados no ano passado.