Londres – Os doodles do Google, que diariamente celebram grandes acontecimentos e datas históricas, também celebram a própria plataforma, que hoje completa oficialmente seu 25º aniversário embora a data real de entrada no ar tenha sido 4 de setembro. 

O doodle comemorativo marca “25 anos de curiosidade”, como disse o Google em uma mensagem no blog, fazendo uma retrospectiva das logomarcas do buscador que se tornou sinônimo de pesquisa na internet mesmo não tendo sido o pioneiro. 

O exemplo usado para simbolizar as bilhões de perguntas respondidas nesses 25 anos foi o de um casal que perguntou “como cortar uma abacaxi” quando estava em lua de mel no México. 

Aniversário do Google e o abacaxi no México 

“Não faz muito tempo que encontrar respostas para perguntas simples como essa não era tão simples assim. Você pode ligar para um amigo ou membro da família que seja útil na cozinha ou esperar que um livro de receitas em casa contenha algumas instruções. Ou, sem saber onde procurar a resposta, basta pegar uma faca de cozinha e fazer o seu melhor”, disse o Google, que fez um vídeo sobre o abacaxi para marcar o aniversário. 

O Google completa seu 25º aniversário como a marca mais forte e a terceira mais valiosa do mundo, segundo o ranking anual da consultoria britânica Brand Finance.  O valor é de impressionantes US$ 281 bilhões. 

Para celebrar a data, o doodle de aniversário faz uma retrospectiva das logomarcas, terminando com a que exibe o nome com os números 2 e 5 incorporados. 

Veja momentos históricos do Google 

No mês do aniversário, a equipe do Google selecionou momentos importantes dos 25 anos do buscador, destacando recursos que muitos nem sabem que existem ou não usam com frequência. Confira alguns deles. 

2001: Imagens do Google

Quando Jennifer Lopez compareceu ao Grammy Awards de 2000, seu ousado vestido Versace se tornou uma lenda da moda instantânea – e a consulta mais popular no Google na época.

Vestido verde Versace Jennifer Lopez
reprodução Google

Naquela época, os resultados da pesquisa eram apenas uma lista de links azuis, então as pessoas não conseguiam encontrar facilmente a imagem que procuravam. Assim nasceu o Imagens do Google .

2001: “Você quis dizer?”

“Você quis dizer?” com sugestões de correções ortográficas, foi uma das primeiras aplicações de aprendizado de máquina do buscador. Anteriormente, se a pesquisa apresentasse um erro ortográfico (como “floorescent”), o Google levava a outras páginas com o mesmo erro ortográfico, que geralmente não são as melhores páginas sobre o assunto. 

2002: Google Notícias

Nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, as pessoas tiveram dificuldade para encontrar informações na pesquisa, segundo o Google.

Para atender à necessidade de notícias em tempo real, foi lançado no ano seguinte o Google Notícias no ano seguinte,  com links para um conjunto diversificado de fontes para qualquer notícia. 

2004: Preenchimento automático

Não seria bom digitar tão rápido quanto você pensa? O Autocomplete foi lançado inicialmente como “Google Suggest” que prevê automaticamente as consultas na barra de pesquisa conforme a digitação. Segundo o Google, o recurso reduz a digitação em 25% e economiza cerca de 200 anos de digitação por dia.

2006: Google Tradutor

Os pesquisadores do Google começaram a desenvolver tecnologia de tradução automática em 2002 para enfrentar as barreiras linguísticas online. Quatro anos depois foi lançado o Google Translate com traduções de textos entre árabe e inglês. Hoje, o Google Tradutor oferece suporte a mais de 100 idiomas, com 24 adicionados no ano passado. 

2007: Pesquisa Universal

A pesquisa universal, considerada pelo Google a mudança mais radical na época, passou a incluir nos resultados de pesquisa informações em vários formatos, como links, imagens, vídeos e resultados locais. Os sistemas foram redesenhados para integrar os resultados da coleta e entregá-los de forma simples. 

2008: Pesquisa por voz

Em 2008 entrou no ar o recurso de pesquisa por voz no Google Mobile App, expandido para desktop em 2011. Segundo o Google, ela é particularmente popular na Índia: a percentagem de indianos que fazem consultas diárias por voz é quase o dobro da média global.

2011: Pesquisa por imagem

Difícil descrever o que se está buscando com palavras? Em 2011 o Google introduziu a pesquisa por imagem, que permite descobrir o que é e onde mais ela está na web. Esta atualização abriu caminho para o Lens. 

2012: Gráfico de Conhecimento

O Knowledge Graph é uma vasta coleção de pessoas, lugares e coisas no mundo e como eles estão relacionados entre si, para facilitar a obtenção de respostas rápidas. Os Painéis de conhecimento , o primeiro recurso desenvolvido pelo Mapa de conhecimento, fornecem um resumo rápido de informações sobre tópicos como celebridades, cidades e times esportivos.

Gráficos de conhecimento do Google estão entre os recursos destacados no aniversário de 25 anos do buscador

2017: Lens 

O Google Lens transformou a câmera em uma consulta de pesquisa observando objetos em uma imagem, comparando-os com outras imagens e classificando essas outras imagens com base em sua semelhança e relevância com a imagem original. O recurso realiza mais de 12 bilhões de pesquisas visuais por mês, segundo o Google. 

2019: BERT

Em 2018, o Google introduziu e abriu o código-fonte de uma técnica baseada em rede neural para treinar seus modelos de compreensão de linguagem: BERT (Representações de codificador bidirecional de transformadores). O BERT torna a pesquisa mais útil ao compreender melhor a linguagem, o que significa que considera o contexto completo de uma palavra. Após testes em 2019, o BERT foi aplicado a buscas em mais de 70 idiomas. 

O vídeo explica como funciona.

2021: Sobre este resultado

Quando as preocupações com desinformação nas plataformas aumentaram, o Google adicionou o recurso ” Sobre este resultado ” ao lado da maioria dos resultados de pesquisa. Ele explica por que um resultado está sendo mostrado e fornece mais contexto sobre o conteúdo e sua fonte, com base nas melhores práticas de especialistas em alfabetização informacional. Sobre este resultado agora está disponível em todos os idiomas onde a Pesquisa está disponível.

2022: Multipesquisa

A Multipesquisa permite, por exemplo, tirar uma foto do seu conjunto de jantar e adicionar a consulta “mesa de centro” para encontrar uma mesa adequada. Lançado pela primeira vez nos EUA, o Multisearch agora está disponível globalmente em dispositivos móveis, em todos os idiomas e países onde o Lens está disponível.