Londres – Para quem viu a multidão debaixo de chuva saudando a passagem fugaz do rei Charles III e da rainha Camilla meio encolhidos dentro da carruagem em direção à Abadia de Westminster para ser coroado, é difícil acreditar que pesquisas mostram desinteresse pela festa e registrem questionamentos sobre o futuro da monarquia britânica

Mas o entusiasmo não reflete o conjunto do país, e nem todos que foram para o centro de Londres nesta manhã são monarquistas. Há quem tenha vindo para ver história – afinal, é a primeira coroação em mais de 70 anos, e provavelmente será a última. 

Seja porque o regime pode ser revisto até a passagem da coroa de Charles para o filho William, ou simplesmente porque cerimônias grandiosas e caras de coroação como esta, que vai durar três dias e é estimada em 250 milhões de libras sacadas dos cofres públicos, não são mais feitas em outros países europeus que também têm reis. 

Para a monarquia britânica, no entanto, este momento é vital – e a aposta foi alta na festa, atrapalhada pela chuva que começou a apertar no momento em que o rei e a rainha deixaram o Palácio. 

Rei Charles carruagem
Foto: MediaTalks

Fortalecer a imagem do rei como chefe de Estado, recebendo grandes líderes e encarnando um sonho de contos de fadas, com direito a uma rainha que é seu amor da vida inteira e uma carruagem dourada, podem deixar marcas positivas na reputação. 

E quem sabe adiar o sonho dos monarquistas que tentam convencer o público a trocar o rei por um chefe de Estado eleito pelo povo.

O grupo Republic aproveitou a oportunidade para uma manifestação na Trafalgar Square, misturando-se com os que foram saudar o rei.

Não tinha muita gente, mas o movimento cresce nas redes sociais. Enquanto os manifestantes gritavam Not My King (não é meu rei), apoiadores da monarquia retrucavam com God Save The King (Deus Salve o Rei).

Súditos e republicanos desafiam a chuva em Londres para ver Charles passar e protestar contra a monarquia
Foto: Aldo De Luca MediaTalks

O líder do grupo, Graham Smith, foi preso.

Enquanto Charles era coroado dentro da Abadia, alguns resolveram ir embora por causa da chuva e outros caminham pelas ruas ou tentam se abrigar em marquises para aguardar a passagem de volta e saudar o rei e a rainha diante do Palácio de Buckingham. 

Veja as imagens. 

Coroação rei Charles

Coroação rei Charles

 

Coroação rei Charles

Coroação rei Charles

Coroação rei Charles

A segurança está reforçada, e em alguns lugares a passagem de pessoas foi bloqueada para limitar aglomerações, parecendo haver mais policiais do que pessoas assistindo à passagem de Charles III para ser coroado. 

Coroação rei Charles

Há mais pessoas idosas ou de meia-idade do que jovens, refletindo o que mostram as pesquisas, indicando aprovação maior da monarquia entre os mais velhos. 

Coroação rei Charles povo na rua
Crédito Aldo De Luca MediaTalksCoroação rei Charles

 

Coroação rei Charles homem com o rosto pintado com as cores da bandeira
Crédito Aldo De Luca MediaTalks

A chuva pode ter desanimado alguns a virem para o centro da cidade, e estragou a festa dos vendedores de bandeiras e chapéus, que tentavam atrair os passantes sem sucesso. O estoque vai ficar encalhado, quem sabe até o proximo rei que suceder Charles III ser coroado.

Coroação rei Charles