Catรณlicos conservadores na Espanha reagiram negativamente esta semana a uma imagem de Jesus criada para um cartaz de promoรงรฃo da Semana Santa em Sevilha. A imagem foi descrita como homoerรณtica, afeminada, atraente pelo mau-gosto e sexualizada.

Imagens religiosas sรฃo comuns na cultura popular ocidental, encontradas em videoclipes  peรงas de modaprogramas de TV  e publicidade.

Em seu livro Admen and Eve, a escritora Katie Edwards observa que โ€œEva gera bastante dinheiro”, apontando o uso frequente da personagem bรญblica em campanhas de marketing de produtos como cidra, cereais, cigarros e perfumes.

Sou autor de uma pesquisa analisando representaรงรตes de Moisรฉs na publicidade. A figura de um profeta idoso, masculino e portador de deficiรชncia, conforme descrito no livro do รŠxodo, tem sido substituรญda por mulheres jovens e com pouca roupa diante do Mar Vermelho se abrindo em vรกrios anรบncios, incluindo um para protetor solar.

mulher diante do mar se abrindo em campanha de protetor solar

Embora o uso de personagens religiosos como Eva e Moisรฉs muitas vezes nรฃo chame tanta atenรงรฃo, os anรบncios que usam a imagem de Jesus frequentemente causam clamor.

Hรก exemplos recentes de reaรงรฃo contra o uso de sua imagem na publicidade. Alguns deles sรฃo as campanhas dos salgadinhos veganos da rede britรขnica Greggs, outro de telefones celulares Samsung  e atรฉ uma propaganda de jeans.

Reaรงรฃo contra imagem de Jesus na campanha de Sevilha nรฃo รฉ inรฉdita

O atual ultraje na Espanha tem precedentes. Houve revolta contra imagens explรญcitas de Jesus usadas em filmes sobre sua vida, como o filme โ€œblasfรชmoโ€ de Monty Python, Life of Brian (1979), e The Passion of the Christ (2004), de Mel Gibson, que retrata a crucificaรงรฃo como um sacrifรญcio sangrento.

Algumas interpretaรงรตes da crucificaรงรฃo foram implรญcitas, como a caminhada da vergonha de Cersei em Game of Thrones, que ecoa a Via Dolorosa โ€” o caminho que Jesus percorreu atรฉ a crucificaรงรฃo.

Certas vertentes do cristianismo, como o pentecostalismo e o metodismo, nรฃo se envolvem com รญcones ou imagens de Deus, seguindo sua proibiรงรฃo no livro de รŠxodo.

No entanto, os รญcones tรชm uma longa e significativa histรณria nas tradiรงรตes ortodoxas e catรณlicas romanas, como objetos dignos de veneraรงรฃo.

As representaรงรตes de Jesus sรฃo prolรญficas nesse sentido. A representaรงรฃo da crucificaรงรฃo – seu corpo seminu e crucificado – adorna igrejas e adereรงos em todo o mundo.

ร‰ tรฃo comum que nos tornamos quase insensรญveis ร  violรชncia retratada nessas imagens. Elas geralmente estรฃo nas salas de aula das crianรงas que frequentam escolas catรณlicas. 

Cristianismo e o corpo de Jesus Cristo 

O livro do crรญtico de arte Leo Steinberg, The Sexuality of Christ in Renaissance Art and Modern Oblivion (1983), mostra como as imagens de crucificaรงรฃo jรก foram bastante explรญcitas, jรก que historicamente muitas nรฃo ofereciam a Jesus a gentileza de uma tanga.

O corpo de Jesus sempre foi um ponto de controvรฉrsia, apesar de o cristianismo ser uma religiรฃo que se preocupa bastante com os corpos.

O cristianismo รฉ uma religiรฃo encarnada, onde as crenรงas nรฃo sรฃo simplesmente espirituais, mas sรฃo promulgadas atravรฉs, por e sobre o corpo.

Pense em concepรงรตes imaculadas e nascimentos virgens. Sacramentos como o batismo (imersรฃo na รกgua), a unรงรฃo e a Eucaristia envolvem movimentos fรญsicos (orar, curvar-se) e os sentidos (degustaรงรฃo, cheiro), ao lado de sรญmbolos visuais e sagrados.

Deus se tornando carne – a encarnaรงรฃo – รฉ a base dos entendimentos cristรฃos de Jesus. No catolicismo romano, hรก uma crenรงa na transsubstanciaรงรฃo, de que Cristo estรก presente no consumo do pรฃo e do vinho (representando corpo e sangue) durante a santa comunhรฃo.

O pรฃo, ou hรณstia, literalmente se torna o corpo de Cristo para consumo humano, seguindo a instruรงรฃo de Jesus โ€œpeguem isso e coma, este รฉ o meu corpoโ€. Em seu livro Indecent Theology (2000), a falecida teรณloga queer Marcella Althaus-Reid descreve tal atividade como โ€œcanibalรญsticaโ€.

No meu livro A Bรญblia e a Violรชncia Sexual Contra os Homens (2021), analiso como Jesus รฉ apresentado como assexuado, tanto na Bรญblia quanto na teologia cristรฃ. A Bรญblia conta muito pouco sobre a sexualidade de Jesus, e para um judeu na casa dos trinta anos, a ausรชncia de esposa e famรญlia teria chamado a atenรงรฃo. 

A assexualidade parece ser um assunto de famรญlia. Sugere-se que seus pais terrenos, a virgem Maria e Josรฉ, eram ambos abstinentes ou celibatรกrios.

Tal celibato รฉ proscrito para sacerdotes no catolicismo romano, e o casamento รฉ abordado na carta de Paulo aos Corรญntios, onde ele diz que โ€œรฉ bom para eles permanecerem solteiros, como eu faรงoโ€.

Representaรงรฃo e como ela รฉ recebida 

Aqueles na Espanha que se opuseram a que Jesus fosse retratado como โ€œafeminadoโ€ ou โ€œsexualizadoโ€ parecem sugerir que hรก algo errado ou desviante em tais representaรงรตes.

Cartaz da campanha da prefeitura de Sevilha com imagem de Jesus
Reproduรงรฃo cartaz campanha

Globalmente, isso remete ao legado da homofobia em certos cenรกrios cristรฃos conservadores e ao uso da Bรญblia nesse entendimento . O debate continua, mesmo com avanรงos inclusivos do Papa Francisco em relaรงรฃo ร  bรชnรงรฃo das uniรตes entre pessoas do mesmo sexo.

Enquanto as controvรฉrsias reinam em torno da imagem de um Jesus โ€œsexualizadoโ€ em Sevilha, essa representaรงรฃo tem uma controvรฉrsia mais รณbvia que nรฃo recebeu atenรงรฃo.

Jesus, um homem do Oriente Mรฉdio de pele escura , foi branqueado. A representaรงรฃo de Jesus como um europeu branco รฉ discutรญvel. O evangelho de Mateus relata que Jesus perguntou: โ€œQuem vocรช diz que eu sou?.

Representaรงรตes e imagens de Jesus sรฃo muitas vezes especรญficas do contexto e baseadas no contexto. Isso significa que a forma como essas imagens sรฃo recebidas tambรฉm รฉ.


Sobre o autor

Chris Greenough รฉ professor de teologia e pesquisador nos campos de  identidades religiosas contemporรขneas, especialmente temas relacionados a gรชnero, sexo e sexualidade. Ele รฉ o autor dos livros ‘Undoing Theology’, ‘Queer Theologies: the basics’ e ‘The Bible and Sexual Violence Against Men’ (2020, Routledge). 


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadรชmico The Conversation e รฉ republicado aqui sob licenรงa Creative Commons.