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Após proibir TikTok em telefones do governo, Biden entra na rede chinesa para ganhar eleitores jovens

Joe Biden no TikTok

Londres – Em meio a notícias e comentários negativos sobre idade e lapsos de memória que comprometeriam a capacidade de o presidente Joe Biden governar os EUA, a campanha para a sua reeleição decidiu tentar conquistar eleitores jovens onde eles estão: no TikTok. 

A conta @bidenhq (Biden-Harris HQ) entrou no ar no domingo (11). Kamala Harris, atual vice-presidente, concorrerá à reeleição junto com Biden no pleito de novembro, enfrentando Donald Trump se até lá ele não for impedido de se candidatar. 

Mas ao mesmo tempo em que o líder apela ao TikTok para ganhar apoio político, o Congresso americano e o próprio governo seguem com pressões sobre a plataforma de propriedade da empresa chinesa Bytedance, que até o secretário de estado, Antony Blinken, acha que devia ser vendida devido ao risco de acesso aos dados de usuários pela nação considerada hostil. 

Campanha que Biden não terá conta no TikTok

Em outubro, quando o CEO do TikTok foi sabatinado no Congresso, Joe Biden assinou uma lei proibindo o uso da rede social em dispositivos governamentais por questões de segurança, uma medida que teve apoio bipartidário. 

Para tentar contornar a contradição, a equipe política garantiu que Joe Biden e Kamala Harris não terão contas pessoais.  A conta da campanha será administrada pelos profissionais da equipe. 

Não é a primeira vez que Joe Biden usa o TikTok para se aproximar de jovens e influenciadores. Em março de 2022, o presidente fez uma entrevista coletiva na Casa Branca para um grupo de tiktokers que escreviam sobre a guerra da Ucrânia, com o objetivo de conter a onda de desinformação. 

A ideia virou piada em programas humorísticos e nas redes sociais, mas não despertou críticas de segurança nacional, já que naquela época a desconfiança sobre o TikTok e o possível acesso de dados pelo governo chinês ra apenas incipiente. 

Presidente inaugura conta com vídeo sobre teoria conspiratória do Super Bowl 

No primeiro vídeo no TikTok da campanha, postado domingo, Joe Biden fala de forma descontraída e sorridente, fazendo graça com a teoria conspiratória em torno da presença de Taylor Swift no Super Bowl.

O vídeo e a foto de perfil usam a imagem dos olhos vermelhos, associada por muitos ao um apoio ao Bitcoin, mas que na verdade fazia alusão ao meme “Dark Brandon”, referência à história de Swift. 

A teoria afirma que tudo estaria combinado para o time do namorado da cantora, Travis Kelce, ganhar a final do campeonato nacional de futebol americano e ser recebido na Casa Branca por Joe Biden, dando apoio à sua campanha, assim como faria Swift. 

No vídeo, Joe Biden é perguntado por um entrevistador invisível sobre a veracidade do boato e dá uma resposta que para os teóricos da conspiração poderia ser tomada como evidência: 

“Eu teria problemas se contasse”, diz Biden, enquanto a imagem do presidente com olhos de laser aparece na tela.

@kamalahq

lol hey guys

♬ Fox nfl theme – Notrandompostsguy

Três dias depois de criada, a conta da campanha de Joe Biden e Kamala Harris tem pouco mais de 100  mil seguidores. 

O vídeo do Super Bowl teve mais de 8 milhões de visualizações. Mas os seguintes não ultrapassaram 500 mil acessos.  Pesquisas recentes mostram vantagem de Donald Trump entre eleitores jovens. 

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