Londres – A Kan, emissora estatal de TV de Israel, aceitou nesse domingo (3) a exigência feita pelos organizadores do festival de música Eurovision de alterar a letra da música escolhida para representar o país na edição deste ano, devido a referências à guerra com o Hamas.
O regulamento da competição, organizada pela European Broadcast Union (EBU), proíbe temas políticos. Em 2022, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teve negado o pedido de fazer um discurso no encerramento da competição.
A música inscrita pela Kan para representar Israel este ano chama-se “October Rain” (Chuva de Outubro), com interpretação a cargo da cantora Eden Golan. Inicialmente a Kan recusou-se a trocar a letra, mas o presidente de Israel, Isaac Herzog, intercedeu para garantir que Israel não fique de fora do Eurovision e a Kan mudou de posição.
Israel participa do Eurovision há 50 anos
O Eurovision é organizado localmente pelas emissoras estatais de TV, que escolhem em competições intrenas as canções que representarão o país na final, transmitida para todo o mundo.
Os campeões são apontados por um júri especializado e pelo público, por meio de votação online. A final será realizada este ano em Malmo, na Suécia, país vencedor em 2023.
Antes de a letra da canção de Israel despertar oposição da EBU, artistas da Finlândia e da Islândia iniciaram um movimento para vetar a presença do país no Eurovision 2024, sob o argumento de que foram cometidos crimes de guerra no conflito com o Hamas e de que a Rússia foi vetada anteriormente.
A EBU não acolheu o pedido, informando em dezembro que a rede Kan estava cumprindo todas as regras da competição e que as situações são diferentes.
Mas o cenário mudou após a letra da música ser publicada na íntegra, e a organização rejeitou a participação de Israel com ela.
Alguns trechos fazem referência indireta ao conflito:
“Ainda estou molhado da chuva de outubro/chuva de outubro”
“Quem disse a vocês, meninos, não chorem/ Horas e horas/ E flores/ A vida não é um jogo para covardes”
Não sobrou ar para respirar/Não há lugar, não há eu no dia a dia/Eles eram todos bons garotos, todos deles”
“Os que escrevem a história/ fiquem comigo”
Eurovision já pediu alterações em canções antes
Não é a primeira vez que o Eurovision pede a um país para trocar a letra de uma música concorrente – e nem todos aceitaram. Em 2009, a Geórgia abriu mão de concorrer após sua canção com referências ao presidente Vladimir Putin ter sido rejeitada.
No comunicado divulgado neste domingo, a rede Kan disse aceitou o argumento do presidente Isaac Herzog, de que participar do festival neste momento em que o Estado de Israel enfrenta críticas e boicotes.
A emissora informou que solicitou aos compositores de October Rain e também aos segunda concorrente, “Dance Forever”, para que “reajustassem os textos, com total liberdade artística”.
Segundo o jornal The Times os Israel, a letra de “Dance Forever” diz: “Oh, dance como um anjo/ Oh, você vai se lembrar/ Que eu vou dançar para sempre/ Eu vou dançar de novo”; “Eu abro minhas asas/ voando pelo céu/ Ouça violinos/ Anjos não choram/ eles apenas cantam.”
A substituta de October Rain se chamará “Hurricane” e falará sobre uma “jovem sobrevivendo a uma crise pessoal”, segundo a emissora.
A música escolhida para competir por Israel entre as duas opções será divulgada no dia 10 de março pela Kan e enviada aos organizadores do Eurovision para aprovação.
Leia também | Artistas da Finlândia e Islândia lideram movimento para banir Israel do festival Eurovision