À exceção de duas fotos granuladas feitas por paparazzi, Catherine, a princesa de Gales, não é vista em público desde o dia de Natal de 2023, quando compareceu a uma cerimônia religiosa em Sandringham, Escócia. 

Em janeiro, o Palácio de Kensington anunciou que Kate Middleton  seria submetida a uma “cirurgia abdominal planejada” e não era esperado que retornasse às funções públicas antes da Páscoa.

As redes sociais foram inundadas de especulações sobre a saúde e o paradeiro de Catherine. Informações limitadas vazaram do Palácio de Kensington, intensificando inadvertidamente o escrutínio.

Sumiço da Princesa de Gales gera especulações

O vazio de informação levou os espectadores a preencherem o espaço com as suas próprias teorias. À medida que o escrutínio atinge um nível febril, perguntamos: por que as práticas de comunicação social tradicionais do Palácio já não funcionam?

Esta não é a primeira vez que rumores sobre a família real britânica atraem o interesse público.

Ana Bolena (por volta de 1501-1536), a segunda das seis esposas de Henrique VIII, foi executada após ser considerada culpada de adultério, incesto e traição.

Embora os historiadores discordem na interpretação da culpa ou inocência de Ana , está claro que as acusações foram, pelo menos parcialmente, resultado de fofocas instigadas por facções rivais que buscavam o poder na corte inglesa.

A rainha Vitória (1819-1901), que reinou por muito tempo, era amplamente considerada uma esposa e mãe leal .

No entanto, ela também se tornou alvo de fofocas sobre sua amizade com o servo escocês John Brown depois que seu marido, o príncipe Albert, morreu em 1861.

Depois surgiram os rumores sobre Diana, Princesa de Gales: que seu filho Harry era fruto de um caso , que ela estava grávida de Dodi al-Fayed   no momento de sua morte em 1997, e que sua morte não foi acidental .

As comunicações estratégicas do Palácio

O Palácio normalmente se recusa a comentar esses boatos sensacionalistas. Às vezes, porém, desmente fofocas através de fontes de mídia confiáveis, como foi o caso no final de 2018, quando negou que houvesse uma rivalidade entre Catherine e Meghan Markle, duquesa de Sussex.

A família real adaptou-se gradualmente aos novos meios de comunicação e tecnologias, embora não tão rapidamente quanto o público gostaria.

Por um lado, o Palácio continua a sua antiga tradição de anunciar as principais notícias num quadro de avisos nas portas do Palácio de Buckingham.

Por outro lado, uma tendência anterior para esconder doenças graves – como o câncer que ceifou a vida do Rei George VI em 1952 – foi atenuada por uma abordagem mais próxima.

Quando a Rainha Camilla foi submetida a uma histerectomia em 2007, a mídia foi informada no dia da cirurgia.

O Palácio foi igualmente aberto ao reconhecer a hospitalização de Kate por hyperemesis gravidarum (náuseas e vômitos intensos) durante sua primeira gravidez em 2012. Sua segunda gravidez em 2014, foi anunciada antes do planejado devido à mesma condição .

Investigação na internet sobre foto da princesa de Gales

Em resposta às informações limitadas sobre a saúde da princesa de Gales, os memes surgiram para preencher o espaço.

Os usuários do X brincaram sobre ela se recuperando de uma plástica para levantar as nádegas (Brazilian butt lift) ou deixando sua franja crescer .

Houve também alegações mais sérias de que ela estava em coma, ou morta, ou se divorciando.

No meio desta especulação, o TMZ publicou uma foto granulada de Catherine no banco do passageiro de um carro perto do Castelo de Windsor. Ela está de óculos grandes e escuros. E nas fotos tiradas de longa distância, poderia ser qualquer um, apontam detetives da Internet.

É significativo que nenhum dos principais meios de comunicação do Reino Unido tenha publicado a foto, a pedido do Palácio de Kensington . Isto é parcialmente motivado pelo desejo de preservar o acesso ao Palácio a longo prazo.

Os meios de comunicação do Reino Unido também são limitados pelo Código de Prática do Editor e pela legislação do país sobre o direito à privacidade, que se aplica à família real . Mesmo assim, o registro foi amplamente divulgado online.

Kate Middleton manipula foto

A situação piorou ainda mais quando a princesa de Gales compartilhou uma foto dela e de seus filhos no Instagram em homenagem ao Dia das Mães.

O público rapidamente percebeu que a imagem era, na melhor das hipóteses, mal ‘photoshopada’ ou, na pior, gerada por IA. Detetives online identificaram mãos com formatos estranhos e fora de lugar, sombras estranhas e plantas fora de época.

A Associated Press, Getty Images, AFP e Reuters posteriormente emitiram “avisos de manipulação” na imagem , declarando preocupações de que ela tivesse sido manipulada digitalmente.

Em resposta, o Palácio de Kensington divulgou um breve comunicado de Kate Middleton, que explicou que como fotógrafa amadora gosta de “experimentar ocasionalmente a edição”. A foto da princesa e os filhos já havia sido atribuída ao Príncipe de Gales.

Relações públicas e o controle da mídia

A situação com a ausência de Kate Middleton da vida pública expõe os limites das estratégias dos velhos meios de comunicação em um mundo dos “novos meios de comunicação”.

O Palácio está habituado a controlar a cobertura da midia por meio da rota real , um seleto grupo de meios de comunicação no Reino Unido com acesso aos eventos reais.

Normalmente o Palácio não comenta oficialmente as fofocas e especulações. No entanto, o interesse pela saúde de Catherine motivou uma série de declarações à imprensa .

Estas velhas estratégias de relacionamento com a mídia não pareceram funcionar desta vez com os meios de comunicação que fazem parte da rota real e criticaram a imagem manipulada.

Num mundo cada vez mais atormentado por imagens sintéticas e geradas por IA, parece que o fato de o Palácio ter divulgado uma imagem manipulada digitalmente também minou a confiança do público nela, colocando lenha na fogueira.

O público tornou-se cada vez mais sensibilizado com as imagens geradas pela IA ao longo do último ano e está geralmente muito mais cético e ligado.

Ao mesmo tempo, a divulgação da primeira imagem pós-operatória de Kate Middleton certamente atrairia o escrutínio online. Parece que o Palácio não estava preparado para isso.

A maioria dos usuários de mídia social também trata os rumores reais de forma semelhante a outros tipos de fofocas sobre celebridades e teorias da conspiração, e as evidências sugerem que a popularidade da família real está diminuindo com o tempo .

Plataformas de mídia social caóticas e de ritmo acelerado, como X e TikTok, são terreno fértil para desinformação – e o #KateGate é sem dúvida a primeira vez que o Palácio sente toda a força da conspiração online da nova era.

Acontecimentos recentes demonstram que o Palácio já não pode confiar em jornais preferidos que evitam temas incômodos. Agora, todos os que estão online podem atuar como repórteres – e detetives – e o Palácio terá de ser muito mais aberto se quiser preservar a sua imagem.


Sobre as autoras

Naomi Smith é socióloga digital. Ela realiza pesquisas sobre como as tecnologias baseadas na web fazem parte do nosso mundo social, incluindo a interseção de práticas de saúde e bem-estar e novas tecnologias. 

Amy Clarke é Líder da Disciplina de História e Coordenadora do Programa de Bacharelado em Artes da University of the Sunshine Coast (UniSC). Ela é especializada em patrimônio, políticas e marcas de identidade nacional e regional, cultura material popular e histórias modernas/contemporâneas da Escócia, Grã-Bretanha (e do Império Britânico) e Austrália.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.