A coalizão internacional de de jornalismo climático Covering Climate Now (CCNow) preparou um guia com dicas sobre como jornalistas ou qualquer pessoa que produza conteúdo sobre temas ambientais pode maximizar o impacto e sensibilizar o público de forma mais efetiva.

“O clima é uma área relativamente nova, com o seu próprio conjunto de oportunidades e desafios de comunicação”, lembra a CCNow, formado por mais de 500 veículos de imprensa especializados na cobertura ambiental e por grandes jornais, agências de notícias e TVs.

Confira os conselhos e as fontes de informação sugeridas. 

As dicas do CCNow para melhorar o jornalismo climático

Conheça seu público

Cada vez mais pessoas compreendem que as alterações climáticas são reais, estão acontecendo e são causadas por atividades humanas.

A profundidade desse conhecimento, no entanto, varia amplamente. Compreender as crenças e sentimentos do público sobre as alterações climáticas ajuda os jornalistas a produzirem reportagens que impactem e criem confiança.

Portanto, entenda quem é o seu público, o que ele sabe sobre o assunto, em que acredita. E continue atento para saber como as opiniões podem mudar à medida que aumenta a exposição a novos conteúdos sobre o clima. 

Fontes nos EUA:  Programa de Yale sobre Comunicação sobre Mudanças Climáticas – ‘ Yale Climate Opinion Maps ‘ (EUA) e Opinião Pública Internacional sobre Mudanças Climáticas (global)

Faça a conexão climática

As mudanças climáticas são causadas principalmente pela queima de petróleo, gás e carvão, que provocam ondas de calor mais extremas, secas, tempestades e aumento do nível do mar.

No entanto, estes fatos fundamentais frequentemente ficam de fora das notícias, deixando o público mal informado.

Estabelecer a ligação climática — tanto as causas como as consequências das alterações do clima — é uma obrigação. E para fazer isso não é preciso perder o foco da história principal. Algumas palavras bem escolhidas podem resolver.

Veja ‘ Seu guia para fazer a conexão climática‘ do CCNow

Lembre-se: o clima faz parte de pautas de todas as editorias 

As alterações climáticas são a pauta que define o nosso tempo. O aumento das temperaturas globais afeta tudo — e por sua vez é afetado por tudo, incluindo eleições, decisões empresariais e movimentos sociais.

O bom jornalismo, portanto, não deve restringir a cobertura climática aos dados científicos e meteorológicos.

Não importa qual seja a sua especialidade – política, negócios, saúde, habitação, educação, alimentação, segurança nacional, entretenimento, esportes  – há oportunidades de falar da crise climática.  

Veja: ‘ Covering Climate Across Beats ‘ da CCNow

Humanize e aproxime a pauta

As alterações climáticas são uma grande pauta global, mas, na sua essência, afetam pessoas comuns e as suas vidas cotidianas.

O público deseja uma cobertura que reflita isso, incluindo perspectivas sobre como as pessoas estão vivenciando as mudanças climáticas e o que podem fazer a respeito.

Mas as alterações climáticas manifestam-se de forma diferente em locais diferentes. Por isso é vital que as reportagens abordem as formas específicas como elas estão acontecendo localmente.

Destaque a justiça climática

Os grupos marginalizados geralmente sofrem primeiro e pior com ondas de calor, inundações e outros impactos climáticos, mas as suas vozes e histórias são frequentemente omitidas da cobertura.

Uma boa reportagem sobre o clima destaca as suas dificuldades e reconhece que por vezes são inovadores na luta contra o clima.

Os grupos indígenas, em particular, têm sido protetores ambientais desde tempos imemoriais e os seus conhecimentos são fundamentais para identificar soluções climáticas.

Veja: ‘ Guia de Relatórios sobre Justiça Climática ‘ da CCNow

Conheça a ciência, mas fale como uma pessoa real

Os jornalistas devem conhecer os fundamentos da ciência climática ao cobrirem o assunto, mas devem ter cuidado para evitar jargões, um conhecido inimigo da atenção do público.

Uma linguagem precisa, mas simples e clara, tem maior probabilidade de se conectar com o público. Por exemplo, em vez de uma palavra como “biodiversidade”, tente “vida selvagem” ou “natureza”.

Veja: ‘ Ciência Climática 101 ‘ da CCNow

Conte toda a história e inclua soluções

As boas reportagens sobre o clima incluem as soluções e não apenas o problema. O foco em situações negativas não só deixa o público sobrecarregado e inclinado a evitar o noticiário, mas também deturpa a realidade.

O fato é que existem muitas soluções para as alterações climáticas – não apenas tecnológicas, como a energia eólica e solar, mas também políticas, econômicas e culturais.

Registrar boas soluções não é ativismo ou torcida. Ao contrário: dar visibilidade a elas informa o público e os políticos sobre quais funcionam e quais não funcionam.

Veja: ‘ Guia de relatórios de soluções climáticas ‘ da CCNow e da Solutions Journalism Network

Cuidado com o ‘greenwashing’ (divulgação falsa sobre sustentabilidade)

As empresas e os governos estão conscientes quanto às exigências públicas de práticas ecologicamente corretas.

No entanto, as promessas muitas vezes equivalem a pouco mais do que campanhas de marketing que obscurecem a situação real. negócios.

Seja justo, mas cuidadoso em relação a grandes promessas sobre produtos “sustentáveis” e emissões “zero”, especialmente de empresas que historicamente têm sido parte do problema.

Aja como jornalista ao cobrir o ativismo

Em algumas redações existe a crença de que cobrir o ativismo é em si uma forma de ativismo ou preconceito.

Essa mentalidade tradicional merece atenção. Cobrir um protesto, campanha de recenseamento eleitoral ou ação semelhante não faz de um jornalista um ativista, assim como cobrir um jogo de futebol não faz dele um atleta.

Os jornalistas devem tratar os ativistas como criadores de notícias, responsabilizando-os e cobrindo-os com precisão e justiça, tal como fazem com funcionários do governo e de empresas.

Não se deixe enganar

A relativamente nova abordagem climática pode complicar-se rapidamente. Por isso os jornalistas devem tomar cuidado extra para não cair em armadilhas.

Sabemos que representantes de interesses poderosos têm suas agendas,– bem preparadas, com pontos de discussão pré-ensaiados – quando falam à imprensa.

As décadas de propagação de desinformação climática da indústria dos combustíveis fósseis são um exemplo flagrante.

Para evitar ser enganado, faça o seu dever de casa: pesquise as declarações públicas anteriores de quem for entrevistar, pergunte a especialistas independentes onde está a verdade e não tenha medo de confrontar opiniões.

Não provoque negacionistas climáticos

Dar voz a  negacionistas do clima como tentativa de “equilibrar” a cobertura não só engana o público, como é impreciso.

Simplesmente não há nenhum argumento de boa-fé contra a ciência climática. E se aceitarmos a ciência, não podemos negar a necessidade de uma ação rápida e enérgica.

Reportagens ou artigos de opinião que contestam o consenso científico ou ridicularizam o ativismo climático não deveriam estar nos meios de comunicação.

Nos casos em que uma fala contendo negação climática não pode ser ignorada— se vier dos mais altos níveis do governo, por exemplo — um enquadramento jornalístico responsável deixará claro que não é baseada em fatos ou está apoiada em má-fé.

Veja: CCNow ‘ São os cientistas que chamam isso de emergência climática

Escolha os recursos visuais com cuidado

Ao selecionar imagens para as reportagens sobre o clima, certifique-se de que a fotografia represente a realidade do aquecimento global e o tema em questão.

Reportagens sobre calor extremo, por exemplo, são mais bem ilustradas por imagens de pessoas esgotadas procurando se refrescar do que por fotos de “diversão ao sol” retratando banhistas na praia.

Cuide-se

Reportagens sobre o clima não sãoo sempre fáceis. Acompanhar pessoas e comunidades que sofrem de condições meteorológicas extremas e outros impactos climáticos pode ser traumatizante.

Testemunhar danos climáticos injustos, projeções científicas sombrias e ações governamentais inadequadas tem o potencial de levar ao esgotamento mental. 

Então, cuide-se. Quando precisar de uma pausa, faça uma pausa. E quando precisar de ajuda, peça.


Este artigo foi publicado originalmente na Covering Climate Now, uma colaboração jornalística global destinada a ampliar e aprimorar a cobertura da imprensa sobre a emergência climática. O MediaTalks by J&Cia integra a iniciativa e reproduz o artigo.