De narrativas sobre combustíveis fósseis como solução a defensores do clima como fora de contato com a realidade, a indústria de combustíveis fósseis e seus aliados estão usando a linguagem para retardar a ação contra as mudanças climáticas.

Em um episódio recente do programa “Mornings with Maria” da Fox Business, o CEO e presidente do Instituto Americano de Petróleo, Mike Sommers , disse que “o movimento ambiental mais importante do mundo é a indústria americana de petróleo e gás”.

“Um exemplo absurdo de empresas de petróleo e gás se apropriando e usando a linguagem dos defensores do clima para sua própria lavagem verde[termo referente à apropriação de pautas ambientais por empresas ou pessoas]”, comentou a autora e ativista climática Genevieve Guenther, no Twitter.

Uso da linguagem na negação das mudanças climáticas

A declaração de Sommers pode ser, de fato, um dos exemplos mais literais de como as empresas de combustíveis fósseis estão usando a linguagem para perpetuar sua negação climática e impedir ações.

E como a percepção e a conscientização do público sobre a crise climática são, pelo menos em parte, impulsionadas pela forma como falamos sobre isso, a indústria de combustíveis fósseis usou a linguagem relacionada às mudanças climáticas “para criar fumaça e espelhos e falsas impressões sobre o que eles realmente estão fazendo”, disse Christine Arena, autora, especialista em desinformação climática e ex-vice-presidente executiva da empresa de relações públicas Edelman.

Arena foi um dos seis funcionários a se demitir em 2015, após revelações do trabalho da chamada lavagem verde da empresa com lobbies e associações de combustíveis fósseis.

Empresas de relações públicas – ou “os facilitadores”, como Arena os chama – desempenharam um papel fundamental na exploração da comunicação e manipulação da linguagem a seu favor, enquanto trabalhavam em nome da indústria de combustíveis fósseis e usavam um manual da indústria do tabaco.

Em última análise, eles o têm usado para obstruir a ação climática, um objetivo de longa data das indústrias de petróleo, gás e carvão.

“Se dermos um passo para trás e nos perguntarmos, por que uma ação significativa para evitar a crise climática provou ser tão difícil? É pelo menos em parte por causa das comunicações e por causa da linguagem vinda da indústria de combustíveis fósseis”, disse Arena.

Hoje, a indústria de combustíveis fósseis e seus aliados estão “apropriando-se e armando” a linguagem dos defensores do clima, geralmente de maneiras muito menos óbvias do que o comentário recente de Sommers.

“A indústria está repetindo as mesmas frases que está ouvindo do movimento climático para usar em seus próprios fins publicitários. Eles estão dominando a linguagem da sustentabilidade e do movimento climático”, disse Arena sobre as empresas de combustíveis fósseis.

Ela acrescenta que estão fazendo isso “para criar uma falsa percepção de que estão do nosso lado”.

Solucionismo de Combustíveis Fósseis

A linguagem em torno das soluções climáticas é particularmente suscetível a esse tratamento, especialmente porque as empresas poluidoras investem em estratégias e táticas para se apresentarem como parte da solução para as mudanças climáticas quando, claramente – à medida que continuam priorizando a perfuração de combustíveis para o aquecimento global – não são.

A empresa de petróleo e gás ExxonMobil divulga suas “soluções de baixa emissão” e trabalho de equipe para “desenvolver nossa estratégia global para criar energia sustentável” enquanto planeja um investimento de US$ 10 bilhões em novas reservas de petróleo e gás na América do Sul. Alguns pesquisadores chamaram isso de “solucionismo de combustível fóssil”.

“Esse tipo de inevitabilidade dos combustíveis fósseis – acho que é um lugar onde a linguagem é realmente importante”, disse Timmons Roberts, cientista social e diretor executivo da Rede de Ciências Sociais do Clima da Universidade Brown, nos Estados Unidos.

Ele diz que a indústria de combustíveis fósseis incentiva essa percepção de que todos são cúmplices das mudanças climáticas ao usar seus produtos e, portanto, dependem demais deles para fazer a transição.

A estratégia faz parte de uma mudança de comunicação mais ampla entre os poluidores e seus defensores. Os executivos de petróleo e gás não estão mais “negando” diretamente que o clima está mudando; em vez disso, a mensagem se torna uma que, em última análise, retarda a ação real contra as mudanças climáticas – dizendo que é muito caro para resolver, é tarde demais para fazer qualquer coisa.

“Chamamos esses discursos de ‘atraso climático’, já que muitas vezes levam a um impasse ou a uma sensação de que existem obstáculos intratáveis ​​para agir”, escrevem Roberts e seus colegas em sua análise “Discursos do atraso climático”.

As empresas de combustíveis fósseis e seus aliados podem usar argumentos e táticas de atraso em várias plataformas: em campanhas promocionais, declarações públicas, anúncios on-line , mídias sociais ou lobby político.

Hoje em dia, as mensagens podem conter “uma mistura” de omissões factuais e distorções retóricas, segundo Arena, que podem ser mais confusas para as pessoas e, portanto, mais perigosas do que mentiras descaradas.

“Se você disser ‘carvão limpo’, muitas pessoas saberão que não existe tal coisa, então é mais fácil para o público identificar”, disse Arena.

“Mas então, quando você olha para a linguagem da ExxonMobil sobre captura de carbono, por exemplo, eles dizem coisas como ‘vai ter uma abordagem diferente de todas as anteriores’, e quando a indústria de petróleo e gás diz ‘todas as acima’, eles significam petróleo e gás primeiro”.

Arena considera esse tipo de redação uma forma de lavagem verde, em que uma empresa usa “microverdades seletivas”, explicou ela, para criar uma impressão enganosa.

Esse tipo de linguagem é mais insidiosa porque está criando a percepção de que as empresas de petróleo e gás realmente são “parte da solução” e não precisam de intervenção regulatória – contra a qual muitas vezes fazem lobby em outros lugares.

“Queima mais limpa.” “Combustíveis de emissões mais baixas.” “Futuro de baixo carbono.” Essas frases são exemplos disso, disse Arena.

Muitos desses termos aparecem em contas de mídia social ou sites de empresas de combustíveis fósseis. A ExxonMobil usa a frase “avançar soluções climáticas” e “ futuro de energia de baixa emissão”. A Shell está “ trabalhando… para acelerar a transição para emissões líquidas zero”. A Chevron está “ adiantando um futuro com menos carbono.”

Ao participar do discurso público dessa maneira, as empresas de combustíveis fósseis podem manipular as percepções do público fazendo com que “apoio” pareça ação. “’Apoiar o acordo de Paris’ também é enganoso porque faz parecer que eles estão alinhados com Paris”, disse Arena. “Eles não estão”.

Um novo relatório de mais de 40 grupos, publicado pela organização americana Oil Change International, descobriu que as principais empresas de petróleo e gás dos EUA e da Europa “ainda não cumprem o mínimo necessário para o alinhamento com o Acordo de Paris”.

As promessas e compromissos dessas empresas estão longe de ser críveis, conclui o relatório, quando estão planejando mais de 200 projetos de expansão de combustíveis fósseis até 2025.

O papel histórico da linguagem para a negação das mudanças climáticas 

As estratégias de comunicação negacionista e retardadora não são novas; na verdade, eles sempre foram centrais para a indústria de combustíveis fósseis e a obstrução climática de seus aliados.

Na década de 1990, por exemplo, “sound science” era uma expressão em inglês usada pelos negacionistas do clima para atacar e combater a ciência climática – ou “junk science”, como alguns negadores, assim como o ex-colunista da Fox News e fundador do site JunkScience.com Steve Milloy , referiu-se ao trabalho de cientistas climáticos como Michael E. Mann.

Em outra estratégia passada, que agora está ganhando força, os negacionistas e retardadores do clima empregaram os termos “realistas” e “alarmistas”. Em 2020, o pesquisador da Universidade de Cambridge Giulio Corsi e eu analisamos o uso desses termos no Twitter, descobrindo um aumento de 900% em seu uso nos quatro anos anteriores.

À medida que o movimento climático ganhava atenção internacional com protestos massivos entre 2018 e 2019, vimos que picos de tuítes sobre “alarmismo” e “realismo” geralmente correspondiam a discursos de alto nível da ativista Greta Thunberg.

A tendência também coincidiu com o Instituto Heartland, um think tank [instituição dedicada à produção de conhecimento sobre temas políticos, econômicos ou científicos] americano e notório promotor da desinformação climática, recrutando a jovem YouTuber alemã Naomi Seibt como uma contra-figura a Thunberg para denunciar o “alarmismo” dela e dos cientistas do clima.

Esse enquadramento explora a conotação negativa do termo “alarmista” para desacreditar um alerta científico legítimo, ao mesmo tempo em que tenta associar defensores de teorias marginais sobre, digamos, manchas solares causadoras do aquecimento global, com racionalidade e realismo.

Milloy empregou uma combinação desses termos quando escreveu em 2002 :

“Quando a Lei do Ar Limpo foi promulgada em 1970, a poluição do ar nos EUA era mais um problema estético do que de saúde pública. […] Poucas pessoas percebem isso depois de 30 anos de ciência ininterrupta alimentada pelo alarmismo de ativistas ambientais.” [Ênfase adicionada.]

Usando a linguagem para tornar as mudanças climáticas “fora da realidade”

Por décadas, os negacionistas usaram a retórica comparando aqueles que alertam sobre os impactos catastróficos da emergência climática a alguém que está “fora de contato com a realidade”.

Você pode encontrá-lo no “plano de ação” do Instituto Americano de Petróleo, de 1998 , nascido apenas alguns meses após o Protocolo de Kyoto e desenvolvido pela Exxon, Chevron, Southern Company e representantes de organizações conservadoras, incluindo Milloy.

O memorando afirmava claramente que: “A vitória será alcançada quando aqueles que promovem o tratado com base na ciência existente parecem estar fora de contato com a realidade ”. [Ênfase adicionada.]

Ambos os usos da linguagem – “ciência sólida” versus “ciência lixo” e “alarmistas” versus “realistas” – criam uma dinâmica “nós versus eles”. O resultado são duas posições polarizadoras e totalmente fabricadas sobre a ciência do clima.

Podemos ver a indústria de combustíveis fósseis usando a linguagem relacionada às mudanças climáticas de maneira semelhante em sua propaganda voltada para o público, projetando significado político em seus oponentes.

“A propaganda manipula a opinião pública, alimenta medos e costura divisões”, disse Arena.

“Quando eles falam sobre o ‘despertar’ ou o ‘complexo industrial climático’ ou ‘extremistas ativistas’, isso é tudo propaganda. A indústria está culpando o aumento dos preços do gás nos “liberais acordados” ou nas energias renováveis ​​ou no ativismo climático. Essas são narrativas falsas e são baseadas em propaganda.”

De acordo com John Cook, fundador do site blog de ciência climática Skeptical Science e pesquisador do Centro de Pesquisa em Comunicação sobre Mudanças Climáticas Monash, na Austrália, a propaganda da indústria de combustíveis fósseis vem intensificando a “alteração” de cientistas climáticos e defensores da ação climática há algum tempo.

“Há muita terminologia que se tornou mais poderosa ao enviar esse sinal de que os defensores do clima são diferentes”, disse Cook. “Rótulos que dizem ‘essas pessoas que se preocupam com as mudanças climáticas estão tentando mudar a sociedade’.”

O negacionismo do clima está intimamente ligado a valores como liberdade individual e fundamentalismo de livre mercado, explicou ele. É por isso que esses rótulos são frequentemente estendidos no sentido de acusar os defensores do clima de uma “agenda liberal radical”, disse Arena.

A “alteração” dos defensores do clima não é apenas por empresas de combustíveis fósseis. Em setembro de 2021, o ministro italiano da Transição Ecológica chamou os ativistas climáticos de “radicais chiques” e disse que os “extremistas e ideológicos” são “piores que a catástrofe climática”.

Com o tempo, a linguagem dos negacionistas e retardadores do clima evoluiu de “negação climática básica” para “guerras culturais”, disse que as guerras da Arena Culture estão estritamente ligadas à ideologia política.

É por isso que algumas palavras são escolhidas por negacionistas e retardadores em detrimento de outras, porque elas “aproveitam valores mais amplos” e “ativam” seus suportes, acrescentou Cook. Por exemplo, os negacionistas podem apresentar o argumento de que “[a ação climática] vai afetar sua liberdade”, disse ele.

A suposta igreja das mudanças climáticas

Outra tática de linguagem usada para denegrir aqueles que apoiam a ação climática é lançar uma questão com raízes na ciência – mudanças climáticas – como uma questão de religião.

Na Itália, por exemplo, o jornal diário Il Foglio usa termos pseudo-religiosos ao fazer referência às mudanças climáticas: a ecologia se torna “uma religião para substituir o cristianismo cancelado” onde “você beija árvores e adora baleias”; mudar para um carro elétrico é “fanático”; As mudanças climáticas são chamadas de “dogmas”.

Sexta-feira, escreve o jornal italiano, tornou-se o dia da “conversão forçada à sustentabilidade” quando os jovens ativistas climáticos entram em greve na escola, como parte da “cruzada das crianças” de Greta.

Associar a mudança climática à religião reforça a mensagem negacionista de que o acúmulo de gases de efeito estufa e seus impactos globais de longo alcance são na verdade uma questão de fé e não tem nada a ver com uma realidade física e factual na forma de ondas de calor e furacões.

Nesse cenário, os defensores do clima parecem irracionais, desconectados da realidade e incapazes de ver as coisas com clareza. O efeito é relegar aqueles que apoiam a ciência climática para um extremo do espectro, onde não precisamos abordar os impactos cada vez mais intensos do aquecimento global.

Mas esse zeloso enquadramento religioso acontece além das páginas de Il Foglio. De acordo com Cook, os negacionistas também usam palavras como “culto” e “sumos sacerdotes” para descrever os defensores do clima, enquanto enfatizam que eles mesmos são “tratados como hereges”.

“Eles estão se enquadrando como a pessoa científica racional e os cientistas ou defensores como histéricos, tendenciosos, baseados na fé e não baseados em evidências”, disse Cook sobre os negacionistas do clima. “Eles estão tentando inverter a realidade porque a ideologia está conduzindo sua negação.”

Apenas adapte-se às alterações na linguagem sobre as mudanças climáticas

Outra narrativa emergente do campo da negação e do retardador é que a “adaptação” às mudanças climáticas será nossa tábua de salvação: aqueles que a perpetuam acabam minimizando os impactos da crise climática porque dizem que seremos capazes de nos adaptar a ela.

Em um artigo do Slate de 31 de maio sobre o novo livro Fossil Future de Alex Epstein , que defende os combustíveis fósseis, Nitish Pahwa escreve: “O novo estilo de negacionismo climático está aqui: não é que as emissões de carbono não estejam aumentando ou não aquecendo o mundo, mas olha, você está indo bem agora, certo? Então, vamos ficar bem!”

Em 20 de maio, Stuart Kirk, chefe de investimento responsável pela divisão de gestão de ativos do HSBC, disse em uma conferência do Financial Times: “Quem se importa se Miami estiver seis metros debaixo d’água em 100 anos? Amsterdã está seis metros debaixo d’água há muito tempo, e esse é um lugar muito legal. Nós vamos lidar com isso.” Kirk foi posteriormente suspenso por seus comentários.

Esse argumento implica que trabalhar para desacelerar as mudanças climáticas é inútil e oferece a adaptação como “a única resposta possível” à crise climática, de acordo com Roberts e seus colegas em sua análise “Discourses of delay”.

“Todos os dias há novos discursos sendo inventados tanto pelos atores dessas indústrias que não querem fazer a transição energética quanto por suas empresas de relações públicas com tremenda capacidade em termos de desenvolvimento de novos discursos linguísticos”, disse Roberts.

RP eficaz é um elemento-chave para projetar uma campanha convincente de lavagem verde. “A indústria de relações públicas e publicidade desempenha um papel central em permitir a obstrução climática”, disse Arena. E a campanha “We’re on it” do Instituto Americano de Petróleo é o exemplo perfeito disso.

“Eles não estão nisso. A única coisa que eles estão fazendo é arquitetar e espalhar mais desinformação, o que eles são os quarterbacks [termo referente à posição do futebol americano em que os jogadores são parte da equipe ofensiva] de fazer”, acrescentou ela.

Do solucionismo dos combustíveis fósseis às narrativas apenas de adaptação, essas táticas de obstrução climática dominam a linguagem na tentativa de minar um dos desafios mais urgentes e abrangentes de nossos dias. E o impulso por trás dessa linguagem enganosa está apenas crescendo.

“Estamos em uma trajetória perigosa”, disse Arena. “Eu diria amplamente que a desinformação climática e a lavagem verde estão ficando muito piores, e hoje temos muito mais exemplos para apontar do que tínhamos quando a indústria estava tentando negar completamente as mudanças climáticas.”

Compreender como os oponentes da ação climática empregam esses discursos de atraso é essencial para reconhecer as fake news e a desinformação climáticas, disse Arena, e, finalmente, para interrompê-la. “Temos que redobrar nossos esforços para responsabilizar essas empresas e seus facilitadores.”


Stella Levantesi é uma jornalista, fotógrafa e escritora italiana especializada em clima. Ela é a autora da série Gaslit sobre Desmog. Suas principais áreas de especialização são atraso e negação das mudanças climáticas, desinformação climática, litígios climáticos e responsabilidade corporativa na crise climática. Seu livro “I bugiardi del clima” (Mentirosos do Clima), publicado na Itália, investiga a história da negação das mudanças climáticas e as táticas de obstrução à ação climática.


Esta matéria faz parte da Covering Climate Now, uma colaboração de jornalismo global co-fundada pela Columbia Journalism Review e The Nation, fortalecendo a cobertura das mudanças climáticas.

Leia mais

AFP reorganiza redação em Paris e cria unidade especializada em jornalismo ambiental