ā€œCidadĆ£o Kaneā€, ā€œTodos os Homens do Presidenteā€, ā€œSpotlightā€, ā€œThe Postā€: os mais famosos filmes sobre jornalismo sĆ£o americanos, repetindo o domĆ­nio que Hollywood exerce sobre a indĆŗstria cinematogrĆ”fica mundial.

Ao sul do continente, todavia, tambĆ©m se fazem filmes tendo o jornalismo como fio condutor, seja especificamente sobre o trabalho jornalĆ­stico ou usando repĆ³rteres e editores como elementos centrais da trama.

No ranking mundial elaborado pelo projeto Periodistas en el Cine, sĆ³ um filme latino-americano entrou no top 10: o brasileiro Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e KĆ”tia Lund, que mostra o aspirante a repĆ³rter fotogrĆ”fico BuscapĆ© valendo-se da imagem para abrir seu caminho em meio Ć  violĆŖncia.

Jornalismo latino-americano no cinema

Antes dele houve muitos outros, feitos por alguns dos mais consagrados diretores latino-americanos: o brasileiro Nelson Pereira dos Santos, o argentino Fernando Ayala e o chileno Raul Ruiz, entre outros. 

As representaƧƵes globais do jornalismo no cinema, segundo o jornalista e professor Joe Saltzman, fundador do banco de dados online Imagem do Jornalista na Cultura Popular (IJPC, na sigla em inglĆŖs), muitas vezes sĆ£o parecidas entre si.

“As imagens, nĆ£o importa se sĆ£o da AmĆ©rica Latina, Bollywood, China, JapĆ£o ā€“ sĆ£o exatamente como as imagens americanas. NĆ£o hĆ” diferenƧa.

Tenho estudantes em todo o mundo que fazem doutorado, entĆ£o estou no comitĆŖ para a Alemanha, BĆ©lgica e PaquistĆ£o.Ao ler o material deles quando trabalhamos juntos, vejo que sĆ£o praticamente iguais Ć s imagens americanas, tais como os editores gritando ordens, a mesma coisaā€.

Filmes apresentam o jornalismo de forma original

Entretanto, segundo Manuel Barrientos, um dos fundadores do Periodistas en el Cine, hƔ tambƩm representaƧƵes bastante originais de filmes sobre jornalismo.

ā€œHĆ” muitos filmes latino-americanos que representam o jornalismo de maneiras Ćŗnicas. ‘Boca de Ouro [Brasil, 1963]’ e ‘O Pagador de Promessas’ [Brasil, 1962] sĆ£o exemplos notĆ”veisā€, afirmou Barrientos Ć  LJR. 

Federico Poore, coidealizador do Periodistas en el Cine, explica por que poucos filmes latino-americanos entraram no ranking dos melhores jĆ” feitos sobre o jornalismo.

ā€œAcho que a pesquisa tem a ver simplesmente com uma questĆ£o de notoriedade, porque os filmes latino-americanos sĆ£o menos vistos.

Por exemplo, vimos um da AmĆ©rica Latina chamado ā€œLa historia del baĆŗl rosadoā€ [2005], um filme colombiano. Infelizmente, Ć© difĆ­cil de encontrarā€.

Falta de cinematecas e conservaĆ§Ć£o prejudicam acesso aos filmes

Barrientos indica um motivo para essa dificuldade de acesso: muitas vezes, os filmes nĆ£o tiveram condiƧƵes de armazenamento e disponibilidade adequados, sofrendo com a precariedade das cinematecas nos paĆ­ses, e acabaram perdidos.

ā€œO problema Ć© que em muitos paĆ­ses latino-americanos nĆ£o existem cinematecas adequadas. Por exemplo, a Argentina perdeu muitos filmes porque nĆ£o tem uma cinemateca nacionalā€, disse ele.

Para jogar luz em alguns filmes que merecem ser mais vistos, a LJR selecionou oito obras latino-americanos que envolvem jornalistas ou jornalismo. 

A lista nĆ£o Ć© representativa do todo da produĆ§Ć£o do continente. Escolheu-se apenas um filme por paĆ­s, e somente histĆ³rias de ficĆ§Ć£o foram consideradas. 

Alguns dos filmes selecionados atualmente podem ser encontrados apenas em cinematecas ou em sites organizados por fĆ£s de cinema. 

Clicando nos links, o leitor Ʃ redirecionado para a pƔgina da Periodistas en el Cine, que exibe anƔlises completas das obras.

ConheƧa oito filmes latino-americanos sobre jornalismo

Garras de Oro (P.P. Jambrina, ColƓmbia, 1927)

ApĆ³s uma Ćŗnica exibiĆ§Ć£o em 1927, este filme mudo foi vĆ­tima de censura e ficou perdido por quase 60 anos, atĆ© reaparecer misteriosamente na dĆ©cada de 1980. Apenas 55 minutos puderam ser restaurados, incluindo o inĆ­cio e o final. 

A obra pode ser vista no Youtube.

O filme aborda a polĆŖmica questĆ£o da separaĆ§Ć£o do PanamĆ” da ColĆ“mbia, fazendo uma forte crĆ­tica ao papel desempenhado pelos Estados Unidos. 

O jornalismo aparece por meio do editor do jornal The World da cidade de Rascacielo, capital de Yankeeland, que denuncia o papel desempenhado pelos EUA na separaĆ§Ć£o do PanamĆ” da ColĆ“mbia, e se vĆŖ envolvido em uma trama geopolĆ­tica. 

Segundo Moore e Barrientos, ā€œGarras de Oro” Ć© um dos filmes mais polĆŖmicos e enigmĆ”ticos do cinema latino-americanoā€. 

Los Tallos Amargos (Fernando Ayala, Argentina, 1956)
Los Tallos Amargos, da Argentina Ć© um dos filmes sobre jornalistas latino-americanos
Cartaz do filme argentino “Los Tallos Amargos,” (“Os caules amargos”), de Fernando Ayayla

ClĆ”ssico noir e um dos mais famosos filmes argentinos, com mĆŗsica de Astor Piazzolla, a histĆ³ria tem como protagonista, Alfredo Gasper, um jornalista cuja vida e a carreira estĆ£o paradas.

Em busca de dinheiro fĆ”cil, ele decide entrar num negĆ³cio com um imigrante hĆŗngaro, Liudas, para estabelecer uma falsa escola de jornalismo a distĆ¢ncia.

A devoĆ§Ć£o de Gasper ao projeto torna-se cada vez mais intensa, e ele toma decisƵes trĆ”gicas, em uma trama que Ć s vezes remete a Alfred Hitchock. O filme tambĆ©m Ć© elogiado por sua fotografia em preto e branco.

ā€œĆ‰ um filme noir dos anos 1950 mas com um olhar muito cĆ­nico e muito cru, e excepcionalmente produzidoā€, disse Federico Poore. 

Boca de Ouro (Nelson Pereira dos Santos, Brasil, 1963)
Cartaz do filme Boca de Ouro, do diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos, um clƔssico dos filmes sobre jornalismo
O clĆ”ssico “Boca de Ouro”, de Nelson Pereira dos Santos, baseado numa peƧa de Nelson Rodrigues

Quando o poderoso bicheiro Boca de Ouro morre assassinado, um repĆ³rter entrevista sua antiga amante para conhecer o seu passado misterioso. As versƵes que ela conta, no entanto, sĆ£o contraditĆ³rias entre si e mudam a cada depoimento.

Baseado numa peƧa de Nelson Rodrigues e comparado a CidadĆ£o Kaine, de Orson Welles, e Rashomon, de Akira Kurosawa, o filme motiva uma reflexĆ£o sobre como o jornalismo cria histĆ³rias a partir de uma realidade que nĆ£o pode ser apreendida em sua totalidade, e que Ć s vezes estĆ” inacessĆ­vel. A obra foi refilmada em 2019.

A colĆ“nia penal (RaĆŗl Ruiz, Chile, 1970)
Cartaz do filme La colonia penal, do Chile
“A colĆ“nia penal”, do diretor chileno RaĆŗl Ruiz, baseia-se vagamente em uma histĆ³ria de Franz Kafka

AdaptaĆ§Ć£o repleta de liberdades da histĆ³ria de Franz Kafka, filmada com baixĆ­ssimo orƧamento.

Uma jornalista de uma agĆŖncia internacional de notĆ­cias chega a uma pequena ilha do PacĆ­fico, a 320 quilĆ“metros da costa da AmĆ©rica do Sul. Outrora uma colĆ“nia de leprosos, a ilha foi posteriormente transformada numa prisĆ£o e depois, sob mandato da ONU, transformada numa repĆŗblica independente. 

Os habitantes, que falam um dialeto estranho composto por espanhol e inglĆŖs, permanecem obedecendo Ć s antigas regras prisionais, e uma sĆ©rie de fatos absurdos acontecem.

No final, a jornalista percebe que o principal produto de exportaĆ§Ć£o da ilha sĆ£o as notĆ­cias, que devem corresponder Ć  risca ao que os clientes dos paĆ­ses ricos esperam do lugar: desastres, autoritarismo, torturas.

O filme pode ser encontrado no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=QeKKBQxdHBU

Disparen a matar (Carlos AzpurĆŗa, Venezuela, 1990)
PĆ“ster do filme sobre jornalismo da Venezuela, Disparen a Matar
‘Disparen a matar”, de Carloz AzpĆŗrua, Ć© considerado um clĆ”ssico na Venezuela

Primeiro filme de ficĆ§Ć£o do documentarista Carlos AzpurĆŗa Ć© considerado um clĆ”ssico de denĆŗncia social na Venezuela. Mercedes testemunha a execuĆ§Ć£o sem nenhuma justificativa de seu filho pela polĆ­cia em um bairro pobre de Caracas.

Recusando-se a aceitar a versĆ£o oficial da histĆ³ria ā€“ que o seu filho era um criminoso ā€“ ela lanƧa uma campanha por justiƧa.

Santiago, um jovem jornalista movido pela paixĆ£o e determinaĆ§Ć£o de Mercedes, comeƧa a investigar a histĆ³ria arriscando a prĆ³pria vida. ƀ medida que a investigaĆ§Ć£o avanƧa, o filme expƵe a profundidade da corrupĆ§Ć£o na Venezuela.

A obra foi filmada em um perĆ­odo de crise na indĆŗstria cinematogrĆ”fica da Venezuela, quando poucos filmes eram realizados.

Tinta Roja (Francisco J. Lombardi, Peru, 2000)
Tinta Roja Ć© um dos mais famosos filmes peruanos das Ćŗltimas dĆ©cadas
“Tinta Roja” (“Tinta vermelha”) conta a histĆ³ria de um repĆ³rter idealista que se depara com uma realidade sĆ³rdida

Um dos mais famosos filmes peruanos das Ćŗltimas dĆ©cadas Ć© baseado num livro do escritor chileno Alberto Fuguet.

O ingĆŖnuo Alfonso conclui os seus estudos em jornalismo e quer escrever romances. Ele comeƧa como foca na seĆ§Ć£o policial do tabloide El Clamor. Aos poucos, se integra a um mundo repleto de suicĆ­dios, assassinatos e roubos ao qual nĆ£o queria pertencer.

O filme Ć© muito pautado pela relaĆ§Ć£o do jovem repĆ³rter com o seu chefe, FaĆŗndez, um alcoĆ³latra desencantado que tenta doutrinĆ”-lo. A histĆ³ria mostra uma versĆ£o catastrĆ³fica e triste de Lima, e um jovem que aprende truques e formas de manipulaĆ§Ć£o para obter informaƧƵes e furos.

Segundo o seu diretor, a obra Ć© uma homenagem ao escritor vencedor do PrĆŖmio Nobel Mario Vargas Llosa. 

La dictadura perfecta (Luis Estrada, 2014, MĆ©xico)
Cartaz do filme mexicano sobre jornalistas La Dictadura Perfecta
A sĆ”tira polĆ­tica “A ditadura perfeita” mostra uma rede de TV corrupta

Uma comĆ©dia e sĆ”tira polĆ­tica ironizando a promiscuidade entre a classe polĆ­tica e grandes canais de televisĆ£o.

Na trama, a TV MX, a mais poderosa corporaĆ§Ć£o de televisĆ£o mexicana, divulga uma histĆ³ria escandalosa envolvendo o governador Carmelo Vargas em crimes graves e negĆ³cios ilĆ­citos.

Preocupado com seu futuro, o governador Vargas negocia um acordo secreto bilionĆ”rio com os donos da emissora para limpar a prĆ³pria imagem. 

Carlos Rojo, um ambicioso jovem produtor de notĆ­cias, e Ricardo Diaz, repĆ³rter estrela de uma rede de TV, sĆ£o responsĆ”veis ā€‹ā€‹por fazer uma campanha suja para mudar a imagem que o pĆŗblico tem do governador corrupto e tornĆ”-lo, a qualquer custo, uma estrela polĆ­tica e um grande candidato presidencial.

O filme fez um enorme sucesso no MĆ©xico e estĆ” disponĆ­vel para ser assistido na Netflix.

Zanahoria, detrƔs de la verdad (Enrique Buchichio, Uruguai, 2014)
Cartaz do filme Zanhoria, do Uruguai, sobre jornalistas que revelam segredos da ditadura militar
O filme “Zanahoria” Ć© baseado em fatos reais

Thriller polƭtico baseado em fatos reais. Um ex-militar contata uma dupla de jornalistas, Alfredo e Jorge, do recƩm-fundado semanƔrio Voces, para revelar segredos da ditadura militar no paƭs que nunca foram investigados.

O filme se passa durante as eleiƧƵes de 2004. As promessas feitas aos jornalistas incluem provas de torturas, informaƧƵes sobre desaparecidos e localizaĆ§Ć£o de sepulturas nunca descobertas.

No entanto, a entrega dos documentos Ć© postergada por diversas vezes,  gerando dĆŗvidas sobre se o informante estĆ” falando a verdade. O clima Ć© pesado, com os jornalistas obcecados simultaneamente em conseguir um furo e tambĆ©m em curar as feridas de um paĆ­s.


Sobre o autor

AndrĆ© Duchiade Ć© um jornalista e tradutor brasileiro que mora no Rio de Janeiro. Trabalhou no jornal O Globo, e teve matĆ©rias publicadas em veĆ­culos como The Scientific American, The Intercept, Ɖpoca, Jornal do Brasil e AgĆŖncia PĆŗblica.


Este artigo foi originalmente publicado na LatAm Journalism Review, um projeto do Knight Center for Journalism in the Americas da Universidade do Texas em Austin. Todos os direitos reservados ao autor.