A polêmica com os uniformes da delegação brasileira nas Olimpíadas de Paris criados pela rede Riachuelo é mais uma história da associação da moda com o esporte olímpico

Mas na maior parte das vezes essa associação é positiva. De marcas esportivas a grifes de luxo, as Olimpíadas viraram o palco perfeito para exibir criações de moda que combinam estilo e funcionalidade e se tornam objeto de desejo de consumidores, mesmo aqueles que não acompanham as competições. 

Marcas esportivas desenvolvem trajes de alta tecnologia para melhorar a performance dos atletas enquanto estilistas icônicos de seus países como a britânica Stella McCartney, o americano Ralph Lauren e o italiano Giorgio Armani são escalados para criar os uniformes de apresentação dos competidores. 

Moda nas Olimpíadas: o antes e o agora

O Diretor de Fotografia do arquivo da Getty Images, Bob Ahern, selecionou fotos retratando mais de um século de moda olímpica que fazem parte do acervo da agência, comparando o “antes” e o “depois” na indumentária dos atletas olímpicos e lembrando uniformes criados por estrelas fashion. 

Equipe italiana de ciclismo nas Olimpíadas de 1928

Em um universo em que milésimos de segundos podem significar a diferença entre a vitória ou a derrota, o ciclismo olímpico sofreu grandes mudanças tanto na tecnologia como nas táticas e, não menos importante, nas roupas dos ciclistas.

Equipe de ciclistas da Itália 1928 com trajes de moda da época
Foto: George Rinhart/Corbis via Getty Images

Esta foto da equipe italiana de ciclismo nas Olimpíadas de 1928 mostra o estilo formal da indumentária da equipe de apoio, alinhando os atletas.


Equipe de ciclistas da Itália nas Olimpíadas de Tóquio 2021

Comparando-se a foto anterior com este momento dos Jogos de Tóquio 2021, concentração e determinação dos ciclistas continuam sendo características comuns, mas os trajes evoluíram não apenas visualmente. 

Equipe de ciclismo italiano com seus uniformes tecnológicos mostram a moda nas Olimpíadas de Tóquio
Foto: Justin Setterfield / Getty Images

Os capacetes, as bicicletas e o vestuário tecnológico foram todos maximizados para cortar o ar com a maior eficiência. Tudo, até as costuras das roupas, foi feito para ser o mais aerodinâmico possível. 


Tenista e uniforme polêmico em 1920

Capturar uma atleta em movimento rápido era desafiador com a tecnologia das câmeras de antigamente, mas esta foto da estrela do tênis francesa Suzanne Lenglen competindo nos Jogos de Antuérpia de 1920 mostra o vestuário fluido e moderno para a época do qual ela se tornaria sinônimo.

Tênista francesa Suzanne Lenglen com uniforme moderno – 1920 – Antuérpia
Foto: Getty Images

Aclamado como talvez a primeira celebridade esportiva do mundo, Lenglen conquistou o ouro nas Olimpíadas e venceeu o torneio de Wimbledon seis vezes, entre muitas outras honras. Ela também ultrapassou os limites da moda olímpica e gerou polêmica com o uniforme criado pelo estilista francês Jean Patou.


Equipe de natação de revezamento dos EUA em 1920

A foto produzida em 1920 faz parte do arquivo fotógrafo Bettmann e mostra o time de revezamento dos EUA com longos roupões e toucas de natação.

A equipe formada por Ross, Keahola, McGill e Kahanamoku estabeleceria um novo recorde mundial na final do revezamento 4×200 metros livre masculino. 

Nadadores americanos de roupão e touca em 1920
Foto: Bettmann Archives

Equipe de natação de revezamento dos EUA em 2008

Avançando quase 90 anos, o fotógrafo esportivo da Getty Images Mike Hewitt captura o momento da vitória de Garrett Weber-Gale e Michael Phelps, dos EUA. Eles comemoram a conquista do ouro no revezamento 4 x 100m livre masculino, estabelecendo um novo recorde mundial nas Olimpíadas de Pequim em 2008.

Garrett Weber-Gale e Michael Phelps comemoram o recorde mundial no revezamento 4x100m livre usando traje LZR Racer da Speedo – Pequim
Foto: Mike Hewitt/Getty Images

O traje LZR Racer da Speedo à esquerda se mostrou controverso, com alegações de que seu tecido dava uma vantagem injusta, o que levou a mudanças nos regulamentos dos Jogos Olímpicos.


Moda e estilo dos atletas olímpicos

Ato Boldon e os óculos futurista

Atleta de atletismo de Trinidad e Tobago, Ato Boldon foi fotografado usando óculos de sol Oakley ‘Over the top’ durante a competição em que terminou em segundo lugar e ganhou a medalha de prata na final da prova masculina de 100 metros. Ele levou ainda medalha de bronze na final da prova masculina de 200 metros nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 no Stadium Australia em Sydney. 

Ato Boldon de Trinidad Tobago com óculos de sol Oakley lançou moda, Austrália
Foto: Tommy Hindley / Esporte Profissional/Popperfoto via Getty Images

O visual meio futurista tornou-se um momento marcante na história da moda olímpica e influenciou a moda urbana.


Michael Johnson e seu tênis de corrida dourado

Um dos maiores atletas do mundo de todos os tempos, Michael Johnson, se destacou com seu tênis dourado e personalizado da Nike durante as eliminatórias dos Jogos Olímpicos do Centenário, em 1996, em Atlanta.

Close do tênis dourado de Michael Johnson. O atleta lançou moda nas Olimpíadas de Atlanta
Foto: Mike Powell / AllSport

Todos os olhares estavam voltados para Johnson e seus calçados antes da largada – e ele não decepcionou, conquistando a medalha de ouro nos 200 e 400 metros. O close do tênis foi feito pelo fotógrafo esportivo Mike Powell.


Griffith-Joyner, medalhas e unhas coloridas

O estilo esportivo foi personificado pela lenda do atletismo Florence ‘Flo-Jo’ Griffith-Joyner, cujo desempenho sensacional nas Olimpíadas de 1988 na Coreia chamou tanta atenção quanto as suas unhas.

Florence Griffith-Joyner exibe suas medalhas e suas unhas pintadas com as cores dos EUA. Olimpíadas da Coreia
Foto: Tony Duffy / Getty Images

Nos jogos de Seul, ela se tornou a primeira mulher negra a ganhar quatro medalhas em um única Olimpíada – três ouros e uma prata.  O fotógrafo Tony Duffy sintetizou o momento em um retrato que mostra um close das mãos de Joyner com as unhas pintadas com as cores dos EUA – vermelho, branco e azul – e dourado, segurando suas medalhas.


Velocista Cathy Freman: ouro e skinsuit

Esta foto da velocista Cathy Freeman com o traje da Nike nos jogos de Sydney 2000 foi um registro para os livros de história. Freeman ganhou o ouro vestindo o skinsuit aerodinâmico de uma peça, ostentando as cores da bandeira da Austrália.

Velocista Cathy Freeman com traje de peça única da Nike nas cores verde e branca – Austrália
Foto: Andy Lyons / AllSport

A roupa foi resultado de um processo de desenvolvimento de vários anos, unindo moda esportiva olímpica e ciência.


Usain Bolt: estilo único

Usain Bolt deixou sua marca no esporte nos Jogos de Pequim em 2008, conquistando o ouro e estabelecendo um novo recorde mundial na final dos 100 metros, com 9,69 segundos. E ele fez isso com um estilo único. Não apenas a blusa estava para fora da calça, mas terminou a corrida com os sapatos desamarrados.

Usain Bolt beijando seu tênis de corrida nas Olimpíadas de Pequim
Foto: Getty Images

Mas esta imagem captura um clima reflexivo – os olhos de Bolt voltados para cima, os lábios pressionados contra o tênis de corrida – mostrando perfeitamente o momento em que ele se torna o homem mais rápido do planeta.


Atleta do Tongo desfila com traje típico nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Dizem que na moda menos é mais. O porta-bandeira olímpico tonganês Pita Taufatofua roubou a cena vestindo uma ta ‘ovala – traje tradicional feito com uma espécie de tecido feito com fibras de coco – enrolada na cintura e mostrando seu corpo bem torneado no desfile da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, no Estádio de Maracanã, em 2016.

Atleta do Tongo desfila com traje típico na cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio
Foto: Paul Gilham / Getty Images

Protesto, tricô e corrida descalça nas Olimpíadas

Ginastas da Alemanha: protesto contra a sexualização no esporte

Nos jogos de Tóquio, a seleção alemã de ginástica feminina – Sarah Voss e Paulina Schäfer, Elisabeth Seitz e Kim Bui (esquerda) abordou a sexualização no esporte usando macacões completos em vez dos trajes tradicionais de ginástica.

Ginastas alemãs com macacões completos nas Olimpíadas de Tóquio
Foto: Marijan Murat/Alliance via Getty Images

Um comunicado divulgado pela Federação Alemã de Ginástica dizia: “Queríamos mostrar que cada mulher, cada pessoa, deveria decidir o que vestir”.


Tricô para aliviar o estresse

O mergulhador britânico Tom Daley lançou moda nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas não pelo que vestia. Enquanto esperava a rodada preliminar do trampolim masculino de 3 metros, ele tricotava.

Mergulhador britânico tricotando durante as Olimpíadas de Tóquio
Foto: Clive Rose / Getty Images

Daley disse que o tricô era sua maneira de lidar com o estresse da competição – e aqui ele está sendo criativo, como pode ser visto na foto de Clive Rose.


Corrida descalça nos Jogos Olímpicos de Verão em Los Angeles

Não foi bem uma tendência de moda olímpica, pois não foi seguida, mas a atleta sul-africana Zola Budd (#151) da equipe da Grã-Bretanha, correu descalça nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles.

Atleta dos EUA corre descalça na final da prova de 3 mil metros nas Olimpíadas de Los Angeles
Foto: Leo Marson/Popperfoto via Getty Images

O fotógrafo registrou o momento em que ela vira a cabeça para ver a atleta americana Mary Decker da equipe dos Estados Unidos (#373) cair, após tropeçar durante a final da prova feminina de 3 mil metros.

Decker se machucou e não pode continuar a corrida, enquanto Budd ficou em sétimo. Wendy Sly (#175) da Grã-Bretanha terminaria em segundo lugar.


A moda nas Olimpíadas nas criações das marcas e dos estilistas

Trajes olímpicos dos EUA – 1984

Designers e marcas de moda têm conexões de longa data com as equipes olímpicas e com os jogos. A imagem mostra dois modelos com roupas da equipe dos EUA de 1984, criadas pela Levi’s para os Jogos Olímpicos de Verão. A sessão de fotos aconteceu em junho de 1983 no Levi’s Plaza em São Francisco, Califórnia.

Modelos com roupas da Levi’s criadas para os Jogos Olímpicos de Verão em 1984
Foto: David Madison / Getty Images

Lançamento do kit olímpico Adidas Team

A atleta Christine Ohuruogu, a ciclista paraolímpica Jody Cundy, a nadadora paraolímpica Ellie Simmonds, o ciclista de BMX Shanaze Reade, o saltador triplo Phillips Idowu, o atleta de heptatlo Jessica Ennis, a ginasta Louis Smith, o velocista paraolímpico Jonnie Peacock e o pentatleta Heather dividem o palco no lançamento oficial do kit da seleção britânica para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012, desenhado por Stella McCartney, criado pela Adidas e apresentado na Torre de Londres em 22 de março.

Atletas britânicos com os uniformes desenhados pela estilista Stella McCartney e criados pela Adidas, Londres, 2012
Foto: Richard Heathcote / Getty Images for Adidas

Apresentação do uniforme olímpico italiano

Giorgio Armani e atletas posam durante a apresentação do uniforme olímpico e paraolímpico da Itália para os Jogos do Rio 2016, desenhado por ele.

Giorgio Armani e atletas italianos durante apresentação do uniforme para os Jogos Olímpicos do Rio
Foto: Vincenzo Lombardo / Getty Images

Equipe da Libéria e seus uniformes unissex

As porta-bandeiras Ebony Morrison e Joseph Fahnbulleh, da equipe da Libéria durante a cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Os uniformes iguais para homens e mulheres da equipe liberiana foram desenhados pelo designer de moda Telfar Clemens.

Atletas da Libéria desfilam na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio com uniformes unissex
Foto: Jaime Square / Getty Images