Uma imagem aérea do Farol da Barra em Salvador ao amanhecer de um dia de inverno, de autoria do fotógrafo lituano Donatas Dabravolskas, foi a vencedora da etapa brasileira do concurso internacional de fotos de monumentos Wiki Loves Monuments.
O Farol da Barra começou a funcionar em 1939, e é o mais antigo das Américas ainda operante. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938.

Radicado no Brasil, Dabravolskas é um vencedor veterano do concurso. Ele ganhou o Wiki Loves Monuments internacional em 2022, com uma foto do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro. Ele teve duas outras fotos escolhidas este ano como as melhores do Brasil.
O concurso internacional de fotografia de monumentos tem por objetivo preservar a memória e identidade dos patrimônios históricos e bens de interesse cultural. As imagens entram para a Wikipédia sob uma licença livre, podendo ser utilizadas por qualquer pessoa no mundo.
Etapa brasileira recebeu mais de 24 mil imagens de monumentos
Organizado pela Wikimedia Brasil, a etapa nacional do concurso recebeu cerca de 24 mil imagens de 158 participantes – o Brasil foi o terceiro maior contribuinte do concurso em todo o mundo.
Ao todo 1.213 monumentos foram fotografados, sendo que 535 ainda não tinham imagens registradas na Wikipédia anteriormente.
Conheça as outras fotos selecionadas na etapa Brasil
2º lugar: Os candangos, por Pilar Saramago, Brasília (DF)
O registro foi feito em uma manhã de inverno em 2009, e mostra homens trabalhando no Distrito Federal com o monumento “Os Guerreiros”, do artista italiano Bruno Giorgi, ao fundo.

O monumento simboliza os trabalhadores do Nordeste que construiram Brasília. Hoje ele é conhecido como “Os Candangos”.
3º lugar: Igreja Matriz de Santo Antônio, por Ricardo Costa, Tiradentes (MG)
Foto aérea da igreja e dos arredores ao anoitecer de um dia de verão em 2021.

A Igreja Matriz de Santo Antônio é um exemplo da arquitetura e arte barroca e rococó. Sua origem data do início do século XVIII. Em 1949 ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
4º lugar: Convento da Penha, por Tavelini, Vila Velha (ES)
O registro feito em 2025 em uma tarde de verão mostra o Convento da Penha, santuário mariano construído em 1558 e que fica situado no alto de um penhasco em Vila Velha. O monumento foi tombado pelo IPHAN em 1943.

5º lugar: Edifícios tombados, por Renato Santiago Rodrigues, São Paulo (SP)
A fotografia feita a partir do Edifício Altino Arantes, mostra o Vale do Anhangabaú e os edifícios Matarrazzo, Conde de Prates, Mercantil Finasa, Othon Palace Hotel, todos tombados.

6º lugar: Ruínas da Igreja Matriz de São Matias, por João Maria Bezerra, Alcântara (MA)
A imagem em tons de cinza, com alto contraste, retrata as ruínas da igreja e do pelourinho em Alcântara, Maranhão.

A Igreja São Matias é uma construção o início do século XVII e ficou em ruínas com o declínio da economia do algodão, restando somente a fachada principal. Em frente à igreja fica o pelourinho e a Casa de Câmara e Cadeia. A cidade e seus monumentos foram estabelecidos monumentos nacionais em 1948.
7º lugar: Igreja de São Francisco de Assis, por Donatas Dabravolskas, Belo Horizonte (MG)
O vencedor da etapa brasileira teve outra fotografia selecionada. A imagem aérea da igreja de São Francisco de Assis a partir da lagoa da Pampulha que ficou com a sétima colocação.

A igreja São Francisco de Assis é um templo católico com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e foi inaugurada em 1943. A igreja foi tombada pelo IPHAN em 1947 e pelo IEPHA-MG em 1984. Em 2016 a igreja e o conjunto foram inscritos na lista do patrimônio da humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
8º lugar: Memorial JK, por Pilar Saramago, Brasília (DF)
A segunda imagem de Pilar Saramago selecionada pelos jurados do concurso também foi feita em 2009 e mostra os detalhes do monumento em homenagem a JK, iluminado pelas nuvens densas e a luz do fim da tarde de Brasília.

O monumento foi construído por Oscar Niemeyer em 1981 e representa o sonho do presidente de criar uma cidade democrática.
9º lugar: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, por Donatas Dabravolskas, Ouro Preto (MG)
A terceira foto selecionada de Dabravolskas retrata a igreja de Nossa Senhora do Carmo na contraluz da aurora de um dia de outono.

A Igreja é um templo católico e um exemplar da tradição rococó. Construída em 1813, foi tombada pelo IPHAN em 1938.
10º lugar: Monumento ao Aleijadinho, por Rafael Lemieszek, Belo Horizonte (MG)
O ângulo de baixo para cima da escultura em concreto em homenagem ao Aleijadinho destaca seus volumes, curvas e planos contra o azul do céu.

O monumento em concreto armado e pedra-sabão foi projetado por Sylvio de Vasconcellos no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na Pampulha.
Wiki Loves Monuments faz homenagem ao Maranhão
Além das 10 imagens premiadas, uma outra fotografia ganhou a categoria especial de “Melhor Imagem do Maranhão”, como resultado do projeto Wiki Loves Maranhão, que visa melhorar a qualidade das informações sobre o estado e a cultura maranhense nas plataformas Wikimedia.
A foto mostra o pôr do sol na Praça dos Leões, Centro histórico de São Luís, capital do estado do Maranhão.

Confira também as menções honrosas do concurso de fotografia do patrimônio histórico
Capela dourada da Ordem Franciscana do Recife (PE) é um bem tombado.

Praça Sete de Setembro é um bem tombado em Belo Horizonte (MG).

Jardim Botânico e estufa no centro de Curitiba (PR).

Cidade das Artes Bibi Ferreira, Rio de Janeiro.

Catedral de São Pedro de Alcântara, Petrópolis (RJ).

Fachada da Igreja de São Francisco de Assis, em Mariana (MG).

Em 2025 o concurso de fotos de monumentos recebeu mais imagens de seis estados: Bahia (8.727), Minas Gerais (4.867), São Paulo (3.645), Maranhão (2.018), Ceará (1.826) e Rio de Janeiro (1.521). No entanto, nove estados não tiveram novos registros este ano. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Leia também | Museu do Amanhã ao entardecer é a foto do ano no Wiki Loves Monuments; veja as imagens premiadas






