MediaTalks é uma iniciativa conjunta da Jornalistas Editora, sediada em São Paulo e dirigida por Eduardo Ribeiro, e dos jornalistas Aldo De Luca e Luciana Gurgel, radicados em Londres. Tem o apoio das principais entidades brasileiras ligadas ao jornalismo e à indústria de mídia.
MediaTalks é feito por jornalistas, mas não é só para jornalistas.
Sob uma perspectiva global, examinamos e debatemos o universo da informação, abordando temas que interessam a todos os que consomem notícias, seja pelos meios tradicionais ou pelas mídias digitais. E também aos que são afetados por elas.
Em nosso radar estão:
- O impacto da desinformação sobre a sociedade e as soluções para combatê-la
- As transformações sociais e comportamentais que vêm redefinindo o acesso e a confiança nas notícias
- O desafio da sustentabilidade financeira do jornalismo profissional e os novos modelos de negócio alinhados ao ecossistema de mídia digital
- As tecnologias na produção e distribuição de notícias (inteligência artificial, machine learning), e as mídias emergentes
- As questões regulatórias envolvendo mídias tradicionais e digitais ao redor do mundo, impondo novas regras para o negócio, para o conteúdo e para a privacidade dos usuários
- A liberdade de imprensa e de expressão (ou a falta dela) no jornalismo tradicional e nas mídias digitais
- Como a mídia global vem acompanhando o avanço de movimentos radicais e de teorias conspiratórias, a polarização das sociedades e a luta contra a discriminação em todas as suas formas
Somos afiliados à Covering Climate Now, iniciativa global que reúne mais de 400 veículos e que se destina a ajudar a imprensa a ampliar e aprimorar a cobertura sobre as mudanças climáticas. Semanalmente publicamos novos artigos sobre jornalismo ambiental.
Em nossa seção Oportunidades, indicamos eventos, cursos e prêmios promovidos por instituições globais e abertos a brasileiros.
E em Para Ler, Ouvir, Assistir, recomendamos livros, podcasts e livros que interessantes que encontramos em nossas apurações.
Nossa página em inglês destaca notícias, estudos e opiniões sobre a indústria de mídia brasileira e latino-americana, reunindo conteúdo próprio, artigos de colunistas convidados e republicação de matérias do Knight Center for Journalism in the Americas, por meio de um acordo de compartilhamento de conteúdo.
Quer saber primeiro? Nosso boletim entrega em caixa postal um resumo das notícias mais importantes selecionadas pela equipe. Inscreva-se aqui.
E acompanhe MediaTalks nas redes sociais.