Londres – A natureza precisa de retoques? Quatro fotógrafos profissionais discordam, e criaram um concurso de fotografia para reconhecer trabalhos que valorizam o realismo e a autenticidade.
O concurso Natural Landscape Awards acaba de anunciar os vencedores de sua primeira edição, reunindo um conjunto de imagens que dispensaram as técnicas de edição digital comuns na fotografia de paisagem, selecionadas entre mais de 13 mil trabalhos enviados por 1,3 mil fotógrafos de 47 países.
A fotografia de paisagem é um dos gêneros mais populares dessa arte, destacada em outros concursos como o Weather Photographer of the Year e o The Nature Conservancy, que teve dois brasileiros premiados.
Fotografia da natureza selvagem
A competição foi criada este ano por quatro fotógrafos de paisagem – Tim Parkin, Matt Payne, Rajesh Jyothiswaran e Alex Nail – como uma plataforma para profissionais e amadores que retratam a paisagem de uma forma natural.
Algumas cenas são impressionantes, comprovando que a natureza sozinha é capaz de produzir efeitos visuais tão impactantes quanto os das fotos alteradas digitalmente.
O grande vencedor do Natural Landscape foi o fotógrafo Eric Bennet, de Utah (EUA), que registrou em seis imagens cenas diversas e multicoloridas da natureza selvagem em seu estado – da delicadeza das folhas secas ao gigantismo das montanhas.
“Como fotógrafo que se esforça para mostrar às pessoas o valor da natureza selvagem, sempre gostei de ver e criar fotografias mais sutis e pessoais que retratam a natureza de maneira realista”
Como essas imagens tendem a ter um impacto mais silencioso, muitas vezes acabam sendo ignorados na maioria das competições de fotografia.
Decidi enviar minhas fotos para o Natural Landscape Awards porque gostei da ideia de premiar imagens com base na composição, iluminação e originalidade, em oposição a técnicas de pós-processamento ou composição bizarra.
Imagem de iceberg foi a fotografia do ano do concurso
O ganhador na categoria Fotografia do Ano foi Steve Alterman, com a imagem de um pequeno iceberg na praia de Fellsfjara, na Islândia.
“As paisagens se apresentam a nós em vários tamanhos. Às vezes, as melhores imagens estão literalmente a seus pés! Fellsfjara é a praia de areia preta em frente à famosa lagoa glacial no sudeste da Islândia.
Conforme os icebergs da lagoa vão para o mar, muitos deles ficam presos na praia, destinados a derreter. Certa manhã, encontrei um pequeno iceberg perto do oceano. De vez em quando, pequenas ondas quebravam sobre ele e desapareciam na areia preta.”
Depois de observar a cena por alguns minutos, percebi que o sol da manhã brilhava nas pequenas pedras da praia e que a ponta do iceberg, juntamente com a pequena pedra laranja e as pedras, criava um efeito gráfico deslumbrante.
Manobrar o tripé e a câmera em uma posição para capturar a cena foi um pouco desafiador, mas felizmente, no final, funcionou bem”.
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Conheça os demais vencedores e finalistas do concurso de fotografia Natural Landscape Award
Ben Horne – 2º. colocado
“Estamos rodeados pela beleza da natureza, mas é apenas quando desaceleramos, liberamos nossas expectativas e realmente observamos o que nos rodeia que nos tornamos mais conscientes da oportunidade ao nosso lado.
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Categoria Projeto do Ano
Matt Palmer – 1º. colocado
“‘O projeto ASH’ documenta incêndios sem precedentes na Tasmânia em 2019. As áreas fotografadas incluem o Parque Nacional das Montanhas Hartz, o Parque Nacional do Rio Franklin Gordon, os Grandes Lagos e a costa leste da Tasmânia.
As imagens registram a destruição causada por esses incêndios, a linha tênue entre a sobrevivência e a devastação e o ressurgimento da vida em um habitat que perdeu muitas espécies vulneráveis ao fogo”.
Gosta de fotografia?
Há outros concursos com inscrições abertas, como o do Smithsonian e o do Museu de História Natural de Londres.
Carl Smorenburg – 2º. colocado
“As 10 fotos do projeto ‘The Drakensberg” que formam meu painel mostram as majestosas montanhas Drakensberg, na África do Sul. Todas foram tiradas na última década e oferecem um vislumbre das belezas que podem ser encontradas nessas montanhas.
“Essas fotos foram feitas durante longas e árduas caminhadas nas montanhas. É um lugar muito remoto, isolado do mundo real, com pouca recepção de celular.
A maioria das fotos foi tirada na borda da escarpa, cerca de 3.000 metros acima do nível do mar. Mesmo que cada caminhada fosse difícil, era sempre uma aventura muito gratificante.”
“O Parque uKhahlamba-Drakensberg é um Patrimônio Mundial da UNESCO e eu realmente espero que minhas fotos possam mostrar sua a beleza crua e esplendor para aqueles que ainda não viram por si próprios”.
Categoria Grande Paisagem
Michael Frye – 1º. colocado
“Eu morei em ou perto de Yosemite (parque nacional na Califórnia) por mais de 35 anos. Conheço o parque intimamente e o fotografei em todas as estações, em quase todos os climas imagináveis.
Depois de tantos anos, pode ser um desafio encontrar novas maneiras de fotografar este lugar. Frequentemente, estou fotografando vistas mais íntimas de Yosemite, porque há uma variedade infinita de ângulos a explorar.
Mas também tentei fotografar grandes paisagens do Vale de Yosemite de diferentes perspectivas. As visões clássicas são clássicas por uma razão – elas funcionam.”
“Mas pensei que certamente deveria haver alguns outros pontos que também funcionariam, onde as formas de relevo se encaixariam de uma maneira agradável – e onde a vista não seria bloqueada por árvores!
Passei muitas horas e fiz algumas subidas íngremes, procurando por esses locais alternativos, e encontrei alguns. Eu tinha visitado esta vista do El Capitan em talvez uma dúzia de ocasiões, na esperança de alguma luz excepcional. Normalmente, eu ia para casa desapontado.
Mas nesta tarde de março, depois que uma pequena tempestade de neve atravessou o vale, fui brindado com algumas das mais belas luzes e névoa que já vi em El Cap”.
Doug Koepsel – 2º. colocado
Categoria Íntimo e abstrato
Franka Gabler – 1º. colocado
“Todo outono faço várias viagens às montanhas do leste de Sierra Nevada (EUA) para fotografar a mudança das estações. A passagem na montanha que costumo ir fica aberta até o final de outubro – quando fecha para a temporada.
O clima desempenha um papel importante e influencia o desenvolvimento das cores do outono, de modo que a vegetação parece ligeiramente diferente a cada ano.”
“Uma das minhas cenas favoritas é quando os álamos estão quase nus – sua casca clara brilha e a vegetação ao redor tem a chance de mostrar seus tons sutis. Nesta fria manhã de outono, encontrei esta cena tranquila, observando a natureza se preparando para o descanso.
Eu estava sozinha, ao amanhecer, esperando que a luz se tornasse brilhante o suficiente para capturar cores e texturas sutis. Havia apenas uma pequena quantidade de folhagem amarela deixada nas árvores de álamo, adicionando um toque discreto de cor quente, contrastando principalmente com os tons frios dos arbustos de salgueiro Sierra.
A cena me fez sentir melancólica – é por isso que intitulei a fotografia de ‘Autumn Blues’”.
Jeff Freestone – 2º. colocado
Categoria Paisagem Noturna
Paul Hammett – 1º. colocado
“Os 30 minutos gastos para tirar essa foto foram como nenhum outro tempo com uma câmera.
Configurando meu tripé enquanto o trovão ribombava ao meu redor, a esperança de obter uma imagem transformada em emoção enquanto a tempestade se movia sobre o Matterhorn (montanha nos Alpes Suíços).”
“Fiquei brevemente frustrado tentando acertar o foco e as configurações no escuro. Flashes ocasionais de relâmpagos próximos me ajudaram a recompor, refinar o foco e ajustar as configurações. Mas eu amaldiçoei cada um deles como uma oportunidade perdida de conseguir uma chance.
Uma vez satisfeito com a configuração da câmera, eu poderia tirar um tempo para fazer várias exposições de 10 segundos e apenas assistir ao show. Cada relâmpago me deu calafrios. Quando esses dois chegaram ao cume, eu sabia que tinha algo especial na câmera.
Excitação, admiração, alívio, orgulho. Tudo em 30 minutos. Essa gama de emoções é rara ao tirar uma foto de paisagem. Tenho muita sorte de ter testemunhado o evento e capturado com uma câmera”.
Atanu Bandyopadhyay – 2º. colocado
Paisagem Aérea
Paul Hoelen – 1º. colocado
“Alçar voo permite que criar uma perspectiva e relacionamento totalmente novos com a paisagem, particularmente nas vastas áreas desérticas da Austrália onde esta imagem foi captada.
“É o continente mais plano da Terra. Conforme você sobe ao céu, todas as suas estruturas notáveis e complexidades ocultas começam a se revelar em maior profundidade.
A verdadeira imensidão da paisagem, a interconectividade da natureza e talvez até mesmo um eco das histórias oníricas de sua criação são trazidas à luz.
Tirando o horizonte e qualquer senso de escala, como fiz aqui, o espectador é convidado a se afastar de sua mente mais literal para caminhos mais figurativos de interpretação.
Posicionar uma aeronave de asa fixa no ângulo certo sobre o assunto escolhido pode ser uma tarefa difícil às vezes, com muitos fatores entrando em jogo, mas isso torna ainda mais satisfatório quando todos os elementos estão no lugar. A imagem apresentada aqui, como você a vê, é basicamente saída da câmera”.
Marek Biegalski – 2º. colocado
Categoria Jovem Fotógrafo (até 17 anos)
Jai Shet – 1º. colocado
“Tirei esta foto no Parque Nacional de Joshua Tree (na Califórnia) em maio de 2021. Entre um grupo de árvores de Joshua, percebi que faltava um galho em uma delas, o que tornava o lugar perfeito para alinhar a lua.
Na minha foto, a árvore parecia segurar a lua como uma lanterna, usando sua luz fantasmagórica para revelar a paisagem. As silhuetas das árvores de Joshua ao fundo pareciam inclinar-se sutilmente em direção à lua, como se elas próprias desejassem segurá-la”.
Lance Wilson – 2º. colocado
Categoria Prêmio do Fundador
Em reconhecimento à incrível variedade de imagens de alta qualidade enviadas, os fundadores do concurso queriam reconhecer algumas das imagens mais bem avaliadas em uma série de diferentes categorias de assuntos.
Montanha – Kenny Muir
Floresta / Árvores – Tony Higginson
Rocha / Areia / Geologia – Antonio Fernandez
Neve / gelo – Julia Moffett
Água / Rio / Mar – Andrew Herbert
As imagens forma publicadas com a autorização da organização do Natural Landscape Photo Awards
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