Londres – O concurso de fotografia anual da Federação da Vida Selvagem dos EUA recebeu em 2021 mais de 40 mil imagens clicadas em vários países. Elas mostram flagrantes da vida selvagem tentando sobreviver a riscos que vão da destruição de seus habitats a atropelamento em rodovias.

Cenas preocupantes do meio ambiente afetado pelo homem tornaram-se frequentes em concursos de fotografia, e valeram a fotógrafos brasileiros como Daniel de Granville prêmios em competições internacionais. 

Mas não é só tristeza. Os mais de 4,3 mil fotógrafos que inscreveram trabalhos no concurso da National Wildlife Federation mostram diversidade, pais protegendo a prole e o susto de pescadores na tranquila baía de Monterrey, na Califórnia, quando uma enorme baleia jubarte resolveu avisar quem mandava por ali (foto de abertura).

A foto campeã 

A categoria principal do concurso chama-se ‘testemunhas da natureza’, em homenagem à paixão dos fotógrafos pelo mundo natural. 

O vencedor do ‘Nature’s Witness Award’ foi Thomas Vijayan,  do Canadá, que retratou um orangotango subindo em uma árvore para se proteger da inundação em Bornéu, na Indonésia.

A área onde onde a imagem foi capturada é uma reserva ambiental, que abriga primatas ameaçados de extinção devido à degradação de seu habitat natural invadido por plantações de dendê.  Vijayan escolheu a estação das chuvas para capturar essa cena, que chamou “o mundo virou de cabeça para baixo”.

National Photo Contest – Thomas Vijayan

Viajando em um pequeno barco por águas agitadas em um rio estreito e por um pântano cheio de crocodilos, Vijayan teve a ajuda de guias locais para se posicionar de forma que não perturbasse os orangotangos que se moviam entre as árvores em busca de frutas. 

“Quando passamos um tempo com eles, sentimos literalmente que querem nos dizer algo. Há uma emoção indescritível nos olhos de cada um. Se o desmatamento continuar, a próxima geração pode deixar de ver esta criação majestosa”, disse Vijayan.


Vencedores e finalistas do concurso de fotografia 

Conheça as imagens premiadas nas diversas categorias do concurso. 

Aves

1º lugar – Melissa Cormican, Burbank, Califórnia

Um colhereiro rosado selvagem construiu um ninho em uma árvore do Parque Zoológico da Fazenda de Crocodilos St. Augustine, na Flórida. Avistando este pássaro ao nível dos olhos a partir de uma passarela, a fotógrafa ficou hipnotizada por seu comportamento calmo. Ela contou ter esperado “por uma luz perfeita” para criar este retrato íntimo.

National Photo Contest – Melissa Cormican

A sombra e a luz naturais adicionam profundidade e emoção. Gosto dessa conexão emocional e espero que a imagem inspire as pessoas a se importarem com a natureza”, disse Melissa.


Aproveite concursos de fotografia com inscrições abertas

Concurso de fotografia do Smithsonian nos EUA oferece prêmios de até R$ 13,8 mil a profissionais e amadores

Museu de História Natural de Londres abre inscrições para concurso Fotografia de Vida Selvagem 2022

 


2º lugar: Fahad Alenezi – Al Farwaniyah, Kuwait

Nas costas congeladas da Ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão, a competição por comida durante o inverno pode gerar conflitos. Fahad Alenezi testemunhou uma cena rara, em fevereiro, quando visitou um local onde as águias-do-mar-de-cauda-branca se alimentavam de peixes.

National Photo Contest – Fahad Alenezi

“Quando uma raposa vermelha se aproximou para dar uma mordida, uma águia (à direita) desaprovou a incursão e deu à raposa o que parece ser um bom tapa com suas asas”, contou o fotógrafo.


Leia também

Prêmio de fotografia da vida natural tem andorinha “congelada” e café da manhã de família de mergulhões

Guerra, paz e contrastes: os “humores” da natureza em imagens premiadas


Animais bebês

1º lugar: Qiang Zhang – Xi’an City, Shaanxi, China

Um jovem macaco de nariz arrebitado se agarra à mãe enquanto ela se prepara cautelosamente para saltar para um novo galho nas montanhas Qinling, na China.

National Photo Contest – Qioamg Zhamg

Mantendo distância em uma tenda camuflada, Qiang Zhang passou muitos dias na neve e no frio intenso na esperança de fotografar os primatas.

“Essa mãe estava cheia de confiança. Movendo-se juntos, eles mostraram seu amor e confiança mútua”, disse Zhang.


2º lugar: Manoj Shah, Nairobi, Quênia

Logo após o nascer do sol na Reserva Nacional Maasai Mara, no Quênia, um grupo de elefantes se dirige ao pântano de Musiara para um banquete matinal. O fotógrafo ficou surpreso ao ver um bebê no centro da cena, cercado pelo que ele chamou de uma “fortaleza de pernas poderosas” que era “impenetrável”.

National Photo Contest – Manoj Shah

Leia também

Análise | “Um pouco de desconforto” pode virar a marca dos protestos contra mudanças climáticas

Mudança climática | Um pequeno dicionário do clima para ajudar a entender melhor a crise ambiental


Paisagens e plantas

1º lugar: Jie Fischer – Alhambra, Califórnia

Um gracioso bando de flamingos voa acima do Lago Magadi, no Quênia, uma trecho onde os minerais captam a luz do sol formando redemoinhos na água.

National Photo Contest – Jie Fischer

Fischer captou a imagem premiada no concurso de fotografia de um helicóptero. “Os raios do sol precisam ter um ângulo específico para fazer os cristais brilharem. À primeira vista, parece uma obra de arte surreal”, observa ela.


2º lugar: Matt Meisenheimer – Janesville, Wisconsin

Quase dá para ouvir os rugidos e estrondos de dinossauros extintos nesta paisagem que o fotógrafo Matt Meisenheimer chama de “Jurássica”. Ele e sua esposa estavam em Kauai, no Havaí, quando experimentaram o que ele classficou de  “condição única na vida” ,na icônica costa de Na Pali.

National Photo Contest – Matt Meisenheimer

A combinação de uma tempestade passageira com a luminosidade do luz do poente criou uma luz incrível sobre a crista da montanha Kalalau, e o arco-íris retratado ficou visível por 5 a 10 minutos”, diz Meisenheimer. “Foi a melhor cena que tive a sorte de capturar como fotógrafo.”


Leia também

Tecnologia e poesia nas impressionantes imagens do céu escolhidas pelo Observatório de Greenwich


Mamíferos

1º lugar: Shanyuan Li – Cidade de Xining, Qinghai, China

Deixando marcas cruzadas na neve com suas pegadas, os antílopes tibetanos se aproximam de uma duna em busca de comida no deserto de Kumukuli, na China.  Shanyuan Li chama a região de  “terra de ninguém” , e visita o local há anos  para documentar a vida selvagem da área.

National Photo Contest – Shanyuan Li

Embora pareça uma foto aérea, Li capturou a imagem agachado no chão, observando os animais se moverem ladeira acima. Para ele, essa mistura de vida, neve e areia cria uma imagem que lembra “um devaneio”.


2º lugar: James Anderson – Calgary, Alberta, Canadá

Sob uma neve fina, dois Aríetes bighorn –um tipo de carneiro se empurram executando uma dança ancestral de dominação. Sentado nas proximidades, James Anderson captou esse momento de simetria potente e contato visual penetrante entre os dois animais.

National Photo Contest – James Anderson

Éramos só eu e os carneiros. Estar tão perto, coma força bruta deles à sua frente, ouvindo o estalar de chifres e vendo as lascas voando, foi fenomenal. Espero que minhas imagens sejam uma voz silenciosa para os animais, inspirando sua proteção”, disse Anderson.


Imagens feitas com celular 

1º- Lisa Luckenbach – Ojai, Califórnia

Certa manhã, durante uma caminhada com seus cachorros em Bates Beach, na Califórnia, Lisa Luckenbach observou uma piscina feita pela maré e avistou uma anêmona do mar “que se projetou como uma joia”.

National Photo Contest – Lisa Luckenbech

Luckenbach usou seu telefone celular para capturar a magia da cena. “Natureza é arte, e arte é natureza”, diz ela. “De perto, parece o olho de um lagarto – ou o cosmos inteiro.”


2º lugar – Sherry Mezger – Tacoma, Washington

Enquanto a neve caía alto no Parque Nacional Bryce Canyon, em Utah, a fotógrafa Sherry Mezger parou para apreciar a vista e construir um pequeno boneco de neve na linha do cume. Quando um grande e curioso corvo apareceu para inspecionar sua criação, Mezger puxou seu telefone para tirar algumas fotos.

National Photo Contest – Sherry Mezger

Em segundos, o corvo derrubou o boneco de neve. “Ele ou ela provavelmente pensou que era comida”, diz Mezger. Ao viajar sozinha durante o inverno, Mezger diz que em vez de tirar selfies, constrói bonecos de neve “para uma perspectiva divertida”. Nesse caso, a perspectiva rendeu uma imagem premiada.


Outros animais selvagens

1º lugar- Alexandre Lauzier – Sainte-Adèle, Québec, Canadá

A natureza segue seu curso quando uma mosca verde explora os restos de uma marmota (canto superior direito) provavelmente morta por um carro em Sainte-Adèle, Québec. Ao avistar o animal próximo a uma calçada, Alexandre Lauzier se deitou para fotografar a cena.

National Photo Contest – Alexandre Lauzier

Para mim, é simplesmente o ciclo da vida”, diz ele. Lauzier também espera que a imagem selecionada no concurso de fotografia da National Wildlife Federation aumente a conscientização sobre o grande problema da mortalidade rodoviária de animais selvagens – que precisam de passagem segura para sobreviver.


2º lugar – Renee Capozzola – Palos Verdes Estates, Califórnia

Durante um mergulho nas águas negras em Anilao, nas Filipinas, a fotógrafa Renee Capozzola estava cerca de 30 pés abaixo da superfície, usando uma “tocha” manual para localizar pequenas criaturas que se moviam das profundezas para se alimentar. Ela diz ter ficado emocionada quando este polvo (Larval blanket octopus),  do tamanho de uma bola de golfe, apareceu.

National Photo Contest – Renee Capozzola

Professora de biologia marinha, Capozzola acha que era uma fêmea, por causa da teia semelhante a um cobertor enrolada nos tentáculos posteriores, que as fêmeas às vezes desenrolam como uma capa atrativa.

Por causa de encontros casuais com criaturas raramente vistas, Capozzola disse que mergulhar em águas negras é como estar no espaço. Ela captou imagem da minúscula criatura enquanto voava na escuridão do mar.  


Leia também

As melhores fotos subaquáticas de 2021


Pessoas na natureza

1º lugar – Douglas Croft – San Jose, Califórnia

Em um dia tranquilo de pesca na baía de Monterey, na Califórnia, uma enorme baleia jubarte ergueu-se atrás do barco. Douglas Croft, que estava em outro barco, capturou a cena partir de uma escotilha perto da linha de água, criando uma perspectiva dramática. O que isso ensina sobre a natureza? “Qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento”, diz.

National Photo Contest – Douglas Croft

2º – Wei Fu – Bangkok, Tailândia

Mais de 4,5 mil macacos comedores de caranguejo vivem em Lopburi, Tailândia, lutando por comida em mercados e nas ruas.

National Photo Contest – Wei Fu

Durante uma visita a Lopburi em 2020, o fotógrafo Wei Fu observou um vento forte soprar uma folha de jornal no rosto deste macaco,  e capturou o flagrante. A imagem, diz ele, transmite o impacto humano sobre a natureza.


Jovens fotógrafos

1º- Addie Leimroth – Tucson, Arizona

Caminhando pelo deserto do Arizona à noite com uma lanterna em busca de cobras, Addie Leimroth avistou uma forma brilhante à distância. Aproximando-se, ele descobriu uma cobra gopher enrolada em um arbusto cheio de espinhos.  

National Photo Contest – Addie Leimroth

Addie tem 16 anos e sempre amou répteis. “As cobras não estão atrás de você”, diz ele. “São animais lindos e incríveis que se adaptam bem a muitos ambientes.


Segundo lugar – John Fortener – Allen Park

Em um dia frio de fevereiro de 2021, John Fortener, de 14 anos, encontrou o que procurava enquanto viajava de carro com sua mãe pelo condado de Missaukee, Michigan. Amante de pássaros, Fortener esperava encontrar corujas, um de seus temas favoritos.

National Photo Contest – John Fortener

No final da tarde, ele notou uma coruja branca em um campo perto da estrada. Ao começar a fotografar da janela do carro, ficou maravilhado quando a coruja voou em sua direção, rendendo a imagem memorável.


Série de fotos

1º lugar: Nancy Szostak Wright – Westborough, Massachusetts

Para aliviar a tensão do isolamento social durante a pandemia, Nancy Szostak Wright começou a visitar parques e aprender macrofotografia, treinando com imagens de insetos polinizadores. E acabou premiada no concurso de fotografia da National Wildlife Federation.

“Isso mudou minha perspectiva drasticamente”, diz Wright, que começou a aprender sobre o declínio desses insetos vitais para a natureza. Para ela, cada foto conta uma história. Wright espera que suas imagens levem as pessoas a ver esses pequenos animais com novos olhos.

National Photo Contest – Nancy Szostak Wright

A vespa pousada nas folhas de hortelã parece estar procurando uma sombra em um dia escaldante de verão.

 

National Photo Contest – Nancy Szostak Wright

Salpicada de pó de pólen de um gerânio, a abelha oriental chamou a atenção da fotógrafa, com o rosa suave das flores contrastando com o preto e amarelo do inseto.

 

National Photo Contest – Nancy Szostak Wright

As cores brilhantes da grande vespa-escavadora dourada lembram as cores do Halloween. “Suas cores fabulosas e o comportamento suave e intrigante fazem dela um ser admirável”, disse a fotógrafa.


Leia também

A surpreendente vida marinha dos mares frios da Escócia, com anêmonas luminosas e caranguejos coloridos


National Photo Contest – Nancy Szostak Wright

Apesar de pequena,  a abelha escavadora chamou a atenção da fotógrafa ao procurar néctar entre as ervas daninhas, trabalhando duro sob calor escaldante.

 

National Photo Contest – Nancy Szostak Wright

Uma abelha oriental comum suga a flor de uma Estrela da Pérsia. O vento não parava e a flor oscilava, mas a abelha continuou lá.

 

National Photo Contest – Nancy Szostak Wright

As flores de pimenta-doce fechadas criam uma moldura para o olho nos conduzir à vespa, que se alimenta apesar do veneno da planta.

 

National Photo Contest – Nancy Szostak Wright

“Abelhas podem ser fofas?, pergunta a fotógrafa. A abelha oriental macho da foto destaca-se entre as folhas amarelas, como se estivesse vestindo um casaco de pele em um dia quente.

 

National Photo Contest – Nancy Szostak Wright

A abelha melífera europeia pousa no globo azul com o fundo escuro da flor e proporciona um momento positivo, pois simboliza o encontro da luz e da esperança na escuridão da pandemia.

National Photo Contest – Nancy Szostak Wright

A fotógrafa foi atraída pela abelha-faixa-marrom pousada na zínia desbotada, mostrando que flores envelhecidas também têm sua beleza.

 

National Photo Contest – Nancy Szostak Wright

Uma abelha oriental pousada em uma flor laranja formou um bonito contraste


As imagens foram publicadas com a autorização do National Wildlife Federation e não podem ser reproduzidas

Leia também

Carcaça de jacaré morto por seca em Mato Grosso é uma das fotos vencedoras de concurso internacional