Londres – Ano novo, vida nova. Em 2022, essa expressĂŁo pode ganhar muito mais sentido diante das seis tendĂȘncias digitais anunciadas por Theo Tzanidis, professor sĂȘnior de marketing digital da Universidade West Anglia, na EscĂłcia.
Embora Tzadinis reconheça ser difĂcil fazer previsĂ”es precisas no ambiente imprevisĂvel dos Ășltimos dois anos, em um artigo no portal acadĂȘmico The Conversation ele aposta em tendĂȘncias digitais que vĂŁo influenciar a vida cotidiana, pelo menos no ocidente.
Do crescimento da InteligĂȘncia Artificial em alimentos Ă ampliação da criptografia, a sociedade vai participar de redes sociais mais preocupadas com privacidade (o Facebook jĂĄ estĂĄ dando uma guinada), estarĂĄ mais conectada com o 5G e vai perceber a necessidade de novas habilidades no trabalho, que vai sofrer transformaçÔes inimaginĂĄveis.
TendĂȘncias digitais para 2022 em seis pontos
Para detectar as novas tendĂȘncias digitais, o professor Tzanidis resumiu o ano que passou:
âDe acordo com uma pesquisa recente da McKinsey, 2021 foi um ano de transformação: pessoas, empresas e sociedade começaram a olhar para frente para influenciar seu futuro, em vez de apenas sobreviver no presenteâ, destacou o professor.
âFoi o ano em que as esperanças prematuras de imunidade coletiva, o fim dos bloqueios de pandemia e o retorno Ă normalidade foram frustradas – pelo menos por enquanto.”
Mas, alĂ©m da “Grande RenĂșncia das Redes Sociais”, durante a qual os trabalhadores da Geração Z esgotados deixaram seus empregos no TikTok e Instagram, o aumento de tokens nĂŁo fungĂveis (NFTs) e a introdução do metaverso, os bilionĂĄrios do mundo espacial foram novidades produtivas em negĂłcios e tecnologia, como sempreâ, observa Tzanidis.
Em seu artigo no The Conversation, Tzanidis apresentou as tendĂȘncias digitais para 2022 em seis pontos: redes sociais com mais privacidade e qualidade; o metaverso do Facebook, que deve atrair grandes marcas; o aumento da criptografia, para a proteção de dados, e do uso de NFTs (os token nĂŁo fungĂveis); maior conectividade com o 5G e o Wi-fi 6; e novas habilidades para novas ocupaçÔes.
“Lembra dos âJetsonsâ? O futuro Ă© agora”, diz ele.
Sobre as redes sociais, que chegaram para ficar, Tzanidis aposta que elas vĂŁo buscar mais qualidade no conteĂșdo e privacidade com o ajustes de algoritmo.
âApesar das crĂticas recentes do pĂșblico, o Facebook provavelmente aumentarĂĄ os membros e tambĂ©m as receitas.
De olho na privacidade e na qualidade do conteĂșdo, todas as principais plataformas de mĂdia social provavelmente terĂŁo atualizado suas polĂticas de privacidade e ajustado seus algoritmos atĂ© o final de 2022â.
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Com a melhoria da qualidade das redes sociais e a atração do pĂșblico, Tzanidis prevĂȘ o surgimento de uma nova geração de influenciadores.
âDevido Ă demanda por conteĂșdo forte e envolvente, uma nova tribo de influenciadores criativos crescerĂĄ rapidamente e causar um grande impacto na marca e no engajamentoâ, observa o professor sĂȘnior de marketing digital.
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Aumento da procura por Instagram e TikTok estĂĄ entre as tendĂȘncias digitais
Para Theo Tzanidis, a crescente popularidade do conteĂșdo de vĂdeos de curta duração vai amentar a busca pelo Instagram e o TikTok, a rede social que domina o pĂșblico mais jovem.
âO Instagram e o TikTok provavelmente testemunharĂŁo um aumento nas despesas com anĂșncios em 2022 e o Instagram continuarĂĄ a crescer alĂ©m de sua participação de 50% na receita de anĂșnciosâ, prevĂȘ Tzanidis, acrescentando uma novidade que ganharĂĄ espaço nas redes: atendimento ao cliente e gerenciamento de relacionamento.
O professor Tzanidis estĂĄ atento tambĂ©m Ă virada que Mark Zuckerberg deu no Facebook â chamuscado por denĂșncias atĂ© de ex-funcionĂĄrios â com a criação de uma empresa que controla o Facebook chamada âMetaâ. Para Tzanidis, a medida vai repercutir positivamente este ano.
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âO Facebook quer moldar a transformação do metaverso. O termo se refere Ă s possibilidades de realidade virtual e aumentada.
Alguns chamam de espaço virtual compartilhado acessĂvel atravĂ©s de fones de ouvido VR, Ăłculos AR ou aplicativos de smartphoneâ, afirma Tzanidis, para quem tudo isso vai facilitar o ingresso dos usuĂĄrios no mundo das transaçÔes virtuais, usando tecnologia blockchain e criptomoeda.
âO metaverso (ou 3web) estĂĄ intrinsecamente ligado a NFTs e criptomoedas, que comercializam interaçÔes criando ou vendendo artefatos digitais. Em 2022, espera-se que a 3web seja um grande problema comercial e seja apoiada por grandes marcas, incluindo Nike , Adidas , Gucci, Prada, Puma , Microsoft e outrasâ, afirma Tzanidis.
Um token nĂŁo fungĂvel (NFT) Ă© um bem criptogrĂĄfico que tem a capacidade de ser Ășnico e irreprodutĂvel.
Graças Ă tecnologia blockchain, o token pode ser armazenado e, desta forma, Ă© possĂvel certificar tanto a originalidade do ativo quanto sua propriedade. Um pĂ© no freio de fraudes digitais.
Token nĂŁo fungĂvel Ă© outra tendĂȘncia digital
âO uso de tokens nĂŁo fungĂveis (NFTs) aumentou em 2021 e continuarĂĄ a crescer em 2022. Novo mecanismo de troca de valor na economia online global, os NFTs mudaram o valor e a função de todos os ativos digitais e atĂ© obras de arteâ, observa Tzanidis.
O professor da Universidade do Oeste da Escócia estå animado com os rumos que a economia vai tomar com a evolução dos NFTs.
âDe uma moda passageira a uma nova economia, os NFTs criaram o que a Harvard Business Review chama de âaçÔes digitaisâ. No mundo digital, os NFTs sĂŁo ativos exclusivos que podem ser comprados e vendidos como qualquer outroâ, explica Tzanidis.
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Para ele, os NFTs vão entrar na rotina da economia e um grande passo em direção a inclusão financeira das criptomoedas:
âEsses tokens digitais podem ser usados ââpara comprar coisas fĂsicas, como pinturas da vida real, ou ativos virtuais, como arte digital, compras no aplicativo e atĂ© mesmo propriedades virtuaisâ.
Segundo Tzanidis, o Frankfurt School Blockchain Center prevĂȘ um mercado de US $ 1,5 trilhĂŁo (ÂŁ 1,1 trilhĂŁo) para ativos tokenizados na Europa nos prĂłximos trĂȘs anos.
âImĂłveis, dĂvidas, tĂtulos, açÔes, direitos autorais, arte real, arte virtual e colecionĂĄveis ââsĂŁo todos exemplos de ativos que podem ser tokenizadosâ, afirma Tzanidis.
IA no consumo de alimentos e Recursos Humanos tambĂ©m serĂĄ tendĂȘncia
Outra tendĂȘncia digital para 2022, segundo o artigo de Tzanidis, Ă© o uso de InteligĂȘncia Artificial no consumo de alimentos e na forma como procuramos emprego.
” Michael Spranger, da equipe de inteligĂȘncia artificial da Sony, explica que a escassez de mĂŁo de obra levou muitas organizaçÔes a usar a IA para ampliar a forma como avaliam e avaliam os candidatos a empregos” diz o professor.
Ele tambĂ©m observa que algumas das aplicaçÔes mais interessantes da IA na gastronomia irĂŁo aumentar a imaginação e a criatividade dos chefs e especialistas em culinĂĄria alĂ©m do que Ă© possĂvel hojeâ, afirma Tzanidis, lembrando que robĂŽs, como o Flippy, jĂĄ estĂŁo vendendo hambĂșrgueres no McDonaldâs e em outros restaurantes.
TendĂȘncias digitais vĂŁo depender de maior conectividade
Mas todas as tendĂȘncias digitais previstas por Tzanidis nĂŁo farĂŁo sentido sem a melhoria das tecnologias de acesso Ă internet. Por isso mesmo ele acredita que 2022 serĂĄ marcado por maior conectividade das pessoas.
âO 5G e o novo padrĂŁo Wi-Fi 6 permitirĂŁo uma conexĂŁo mais rĂĄpida – crucial se o mundo deseja abraçar essas novas tendĂȘncias digitaisâ, lembra Tzanidis.
Em seu artigo, ele cita Jerry Paradise, vice-presidente de gerenciamento de produtos da empresa de tecnologia chinesa Lenovo, para quem 5G e Wi-Fi 6 sĂŁo mais do que apenas velocidade:
âAs aplicaçÔes futuras incluirĂŁo cidades inteligentes, a Internet das coisas e comunicaçÔes de veĂculo a veĂculo – que melhoraria o fluxo de trĂĄfego e a segurançaâ.
De acordo com a Lenovo, o home office se tornarĂĄ mais hĂbrido na medida em que organizaçÔes e pessoas terĂŁo que pensar muito alĂ©m do escritĂłrio.
Tzanidis apresenta uma tendĂȘncia de mudança completa no trabalho, sobretudo para o pessoal de tecnologia:
âA grande maioria dos executivos de TI espera trabalhar fora do escritĂłrio no futuro, com dispositivos menores e mais inteligentes, bem como fones de ouvido sem fio e com cancelamento de ruĂdo.
Os funcionĂĄrios hĂbridos podem participar de videoconferĂȘncias e realizar chamadas telefĂŽnicas nĂŁo apenas de casa, mas de qualquer lugarâ.
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As tendĂȘncias digitais no trabalho
A Ășltima mas nĂŁo menos importante tendĂȘncia digital prevista por Tzanidis para este ano estĂĄ justamente onde boa parte das pessoas passa pelo menos a terça parte do dia: no emprego. Novo trabalho, novas habilidades.
âCom o local de trabalho pronto para mudar, as habilidades serĂŁo as prĂłximas. De acordo com o FĂłrum EconĂŽmico Mundial , em 2022, as novas ocupaçÔes serĂŁo responsĂĄveis ââpor 27% da base de funcionĂĄrios das grandes empresas, enquanto as posiçÔes tecnologicamente obsoletas cairĂŁo de 31% para 21%â, afirma Tzanidis.
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Agora a notĂcia que pode preocupar uns e animar outros:
âA mudança na divisĂŁo de trabalho entre humanos, computadores e algoritmos tem o potencial de remover 75 milhĂ”es de vagas de emprego atuais, ao mesmo tempo que gera 133 milhĂ”es de novas vagasâ, observa Tzanidis.
O professor da Universidade do Oeste da Escócia då a dica das profissÔes que terão alta procura.
âAnalistas de dados, desenvolvedores de software e aplicativos, especialistas em comĂ©rcio eletrĂŽnico e especialistas em mĂdia social estarĂŁo em alta demandaâ.
Por fim, o professor de marketing digital tranquiliza os mais antigos:
âEspera-se que muitos empregos âhumanosâ, como atendimento ao cliente, desenvolvimento organizacional e gestĂŁo da inovação, cresçam. Portanto, longe de âtirar nossos empregosâ, a IA criarĂĄ empregos e garantirĂĄ empregos em uma variedade de campos diferentesâ, conclui Theo Tzanidis.
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