Londres – Para quem viu a multidão debaixo de chuva saudando a passagem fugaz do rei Charles III e da rainha Camilla meio encolhidos dentro da carruagem em direção à Abadia de Westminster para ser coroado, é difícil acreditar que pesquisas mostram desinteresse pela festa e registrem questionamentos sobre o futuro da monarquia britânica.
Mas o entusiasmo não reflete o conjunto do país, e nem todos que foram para o centro de Londres nesta manhã são monarquistas. Há quem tenha vindo para ver história – afinal, é a primeira coroação em mais de 70 anos, e provavelmente será a última.
Seja porque o regime pode ser revisto até a passagem da coroa de Charles para o filho William, ou simplesmente porque cerimônias grandiosas e caras de coroação como esta, que vai durar três dias e é estimada em 250 milhões de libras sacadas dos cofres públicos, não são mais feitas em outros países europeus que também têm reis.
Para a monarquia britânica, no entanto, este momento é vital – e a aposta foi alta na festa, atrapalhada pela chuva que começou a apertar no momento em que o rei e a rainha deixaram o Palácio.
Fortalecer a imagem do rei como chefe de Estado, recebendo grandes líderes e encarnando um sonho de contos de fadas, com direito a uma rainha que é seu amor da vida inteira e uma carruagem dourada, podem deixar marcas positivas na reputação.
E quem sabe adiar o sonho dos monarquistas que tentam convencer o público a trocar o rei por um chefe de Estado eleito pelo povo.
O grupo Republic aproveitou a oportunidade para uma manifestação na Trafalgar Square, misturando-se com os que foram saudar o rei.
Não tinha muita gente, mas o movimento cresce nas redes sociais. Enquanto os manifestantes gritavam Not My King (não é meu rei), apoiadores da monarquia retrucavam com God Save The King (Deus Salve o Rei).
O líder do grupo, Graham Smith, foi preso.
Enquanto Charles era coroado dentro da Abadia, alguns resolveram ir embora por causa da chuva e outros caminham pelas ruas ou tentam se abrigar em marquises para aguardar a passagem de volta e saudar o rei e a rainha diante do Palácio de Buckingham.
Veja as imagens.
A segurança está reforçada, e em alguns lugares a passagem de pessoas foi bloqueada para limitar aglomerações, parecendo haver mais policiais do que pessoas assistindo à passagem de Charles III para ser coroado.
Há mais pessoas idosas ou de meia-idade do que jovens, refletindo o que mostram as pesquisas, indicando aprovação maior da monarquia entre os mais velhos.
A chuva pode ter desanimado alguns a virem para o centro da cidade, e estragou a festa dos vendedores de bandeiras e chapéus, que tentavam atrair os passantes sem sucesso. O estoque vai ficar encalhado, quem sabe até o proximo rei que suceder Charles III ser coroado.
Leia também | Especial Coroação Rei Charles III