O prêmio Covering Climate Now, realizado pela coalizão de jornalismo ambiental CCNow em conjunto com a revista Columbia Journalism Review, está com as inscrições abertas para sua terceira edição.
Este ano, o prêmio vai focar em reportagens que mostrem a busca por soluções e a urgência da ação para mitigar a crise do clima produzidas por redações de qualquer tamanho.
Jornalistas de todo o mundo podem enviar seus trabalhos até o dia 15 de março. As inscrições são gratuitas e os participantes não precisam ser membros da coalizão Covering Climate Now.
Jornalismo internacional premiado
A Covering Climate Now é uma colaboração voluntária e sem fins lucrativos da mídia global cujos mais de 500 veículos parceiros atingem um público total de cerca de dois bilhões de pessoas. O MediaTalks faz parte da rede.
Em 2021 e 2022, o prêmio homenageou o trabalho de jornalistas de 74 países, publicado em veículos como The Guardian, Reuters, Agence-France Presse, CNN, PBS NewsHour, Al Jazeera, Channel 4 (Reino Unido), Los Angeles Times, TIME, Rolling Stone e The Nation.
Veículos menores Grist, The Charleston Post and Courier e The New Humanitarian também já foram agraciados com a honraria.
O Prêmio de 2023
Em uma expansão das homenagens dos anos anteriores, o prêmio de jornalismo reconhecerá em 2023 trabalhos jornalísticos considerados exemplares sobre soluções climáticas, soluções de engajamento público eficaz e também a cobertura de desigualdades climáticas.
“As pessoas podem ver pela janela que a crise climática está se acelerando, e pesquisas de público mostram que elas querem saber sobre as soluções”, disse o diretor executivo da CCNow, Mark Hertsgaard.
“A cobertura de boas soluções deve contar toda a história – tanto o que está errado quanto como pode ser consertado – para que o público e os formuladores de políticas possam tomar decisões informadas no futuro”.
“Estamos entusiasmados em ver grandes veículos de notícias investindo em contar a história do clima adequadamente, mas um ótimo trabalho também pode ser produzido em outros lugares”, disse Kyle Pope, editor e publicador da Columbia Journalism Review e presidente do Comitê de Julgamento do Prêmio de Jornalismo CCNow em 2023.
Segundo ele, este ano, o processo de inscrição e o grupo de jurados foram estruturados de forma a avaliar critérios de excelência – e não de recursos. “Estamos ansiosos para descobrir o jornalismo extraordinário da mídia de todos os tamanhos em qualquer lugar do mundo”, disse.
Leia também | Mudança climática: jornalista americano reflete sobre como cobrir ‘um presente que em nada se parece com o passado’
O prazo para inscrições vai até o dia 15 de março de 2023. O trabalho enviado deve ter sido publicado, transmitido ou divulgado durante o ano de 2022.
Jornalistas (incluindo freelancers), redações e escolas de jornalismo deverão indicar se representam uma grande ou pequena redação.
Não há taxa de inscrição e os meios de comunicação não precisam ser parceiros da CCNow para participar.
O julgamento será feito por um painel de jornalistas ilustres de todo o mundo, incluindo os vencedores dos Prêmios de 2021 e 2022. O resultado será anunciado no final de junho.
Faça sua inscrição para o prêmio de jornalismo climático aqui.
Os vencedores dos prêmios de 2022 apareceram no programa ‘Burning Questions’, um especial de TV apresentado por Al Roker e Savannah Sellers da NBC News, transmitido no canal mundial da emissora pública nos EUA e também no YouTube.
Leia também | COP27: Jornalistas premiados falam da crise ambiental e contam bastidores de reportagens em documentário