Londres – O prêmio World Sports Photography Awards 2023 anunciou as melhores fotografias de esportes do ano em diversas categorias – de modalidades populares a outras com menos audiência, mas capazes de proporcionar cenas de ação, beleza e de emoção, como o beijo de Lionel Messi na Copa do Mundo.
O primeiro lugar geral foi para o fotógrafo Patrick Smith, com o registro de uma tacada quase “celestial” do jogador de golfe profissional inglês e capitão do Majesticks GC, Lee Westwood, capturada na Flórida.
O concurso teve mais de 700 inscrições de fotógrafos esportivos de mais de 70 países e teve seus resultados anunciados na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto). Confira algumas das premiadas.
Justine Dupont, da França, pega uma grande onda na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal. A fotografia ficou em segundo lugar geral no concurso e foi a vencedora da categoria Água. Foi feita por Octávio Passos, da Getty Images.
O terceiro lugar no prêmio foi para Phil Noble, por sua foto do corredor de Trinidad e Tobago Jereem Richards comemorando a conquista do ouro nos 200m masculino nos Jogos da Commonwealth de 2022 em Birmingham.
Em ano de Copa do Mundo, deve ter sido difícil escolher a melhor imagem do futebol. Mas o registro da emoção de Lionel Messi com a taça valeu à fotógrafa Hanna McKay, da Getty Imagens, um dos destaques no prêmio de fotografia de esportes.
Na categoria Ginástica, venceu a imagem “Super-homem”, retratando o americano Donnell Whittenburg competindo na barra alta durante as qualificações masculinas no Campeonato Mundial de Ginástica Artística em Liverpool. O autor é Tom Jenkins, do The Guardian.
Na categoria ciclismo, o júri destacou a comemoração de Tadej Pogačar ao vencer a etapa La Planche des Belles Filles do Tour de France, em registro de Ashley e Jered Gruber.
Em basquete, o salto do atleta americano Antonius Cleveland durante uma partida entre o Sydney Kings e o Adelaide 36ers em Sydney também foi reconhecida como uma das melhores do ano. O registro é de Matt Kings, da Getty Images.
A capotagem de Zhou Guanyu, da China, durante o Grande Prêmio de F1 da Grã-Bretanha em Silverstone foi a vencedora na categoria automobilismo do prêmio de fotografia de esportes. O autor da imagem é Vince Mignott/MB Media/Getty Images.
A melhor foto de futebol americano no concurso de fotografia de esportes foi feita por Kevin Sabitus. O chute final retrata o jogador Buffalo Bills Tyler Bass fazendo um gol quando o tempo já expirava durante uma partida contra o Miami Dolphins.
Em artes marciais, o vencedor foi James Ward Breden, com a imagem Silek Lanyah.
Em boxe, o flagrante do protetor bucal voando durante uma luta entre Leti Leti e Conor Wallace valeu a Darren Burns o primeiro prêmio no concurso de fotografia de esportes.
O close do atleta na imagem Beisebol de domingo, por Howard Lo, foi a melhor fotografia do esporte no concurso World Sports Photo Award este ano.
O registro da equipe do Cazaquistão competindo durante as preliminares da natação artística no 19º Campeonato Mundial da modalidade em Budapeste, Hungria, levou o melhor prêmio na categoria de esportes aquáticos. A autora é Anna Szilagyi, da AP Photo.
Em Esportes de Inverno, o segundo lugar do concurso coube a Mengtao Xu, da equipe chinesa, voando em uma manobra de esqui. A foto é de Cameron Spencer, da Getty Images.
A melhor foto de críquete foi de Philip Brown, da Popperfoto. Ele registrou uma partida entre Inglaterra e Paquistão no estádio Rawalpindi.
A imagem do alpinista solitário foi destacada pelo júri do prêmio de fotografia de esportes na categoria modalidades radicais. Ela ganhou o nome de “Perto do Céu”.
Leia também | Sincronia de baleias é a imagem do ano em concurso de fotografia do mar; veja as premiadas