Londres – Uma anรกlise sobre investimentos em propaganda eleitoral nos EUA nas duas รบltimas semanas feita pelo grupo de pesquisas Wesleyan Media Project revelou que Kamala Harris estรก bem ร frente de Donald Trump na corrida publicitรกria e “esmagando” o opositor na presenรงa online.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27), ao mesmo tempo em que pesquisas eleitorais recentes indicam vantagem da candidata do Partido Democrata nas intenรงรตes de voto.
Os gastos com anรบncios prรณ-Harris superaram os prรณ-Trump de forma significativa nesse perรญodo, mostrando que a vice-presidente estรก com uma estratรฉgia de comunicaรงรฃo mais robusta, de acordo com a anรกlise do grupo que faz parte da Wesleyan University, em Connecticut (EUA).
O levantamento revela que as forรงas prรณ-Harris investiram quase US$ 73 milhรตes (R$ 397 milhรตes) em 73 mil comerciais de televisรฃo em todo o paรญs.
Jรก a campanha de Trump gastou menos de US$ 45 milhรตes (R$ 244 milhรตes) em cerca de 52 mil anรบncios no mesmo perรญodo.
Esse declรญnio na publicidade prรณ-Trump nas รบltimas duas semanas abriu uma margem considerรกvel para Harris na batalha pelo espaรงo midiรกtico, salientam os pesquisadores.
โA publicidade polรญtica raramente faz uma grande diferenรงa em uma campanha presidencial, mas seu potencial de persuasรฃo aumenta quando um lado estรก no ar e o outro nรฃoโ, disse Travis Ridout, um dos diretores do Wesleyan Media Project, em um comunicado apresentando os resultados.
Kamala Harris lidera a propaganda e as pesquisas contra Trump
A รบltima atualizaรงรฃo da pesquisa da ABC News, nesta sexta-feira (27) mostra Kamala Harris com 48,6% das intenรงรตes de voto e Trump com 45,7%.
O relatรณrio do Wesleyan Media Project destaca que Harris recebeu apoio publicitรกrio considerรกvel de grupos como o FF PAC, LCV Victory Fund, Climate Power Action e Somos PAC, que juntos investiram US$ 19 milhรตes (R$ 103 milhรตes), resultando em mais de 12 mil exibiรงรตes de anรบncios de TV entre 9 e 22 de setembro.
Esses nรบmeros representam 16% de todos os comerciais prรณ-Harris exibidos durante o perรญodo analisado.
A campanha de Trump, por sua vez, foi responsรกvel pela maioria dos anรบncios promovendo sua candidatura, com o apoio de grupos como Make America Great Again e Preserve America PAC.
No entanto, seus aliados patrocinaram apenas 10 mil inserรงรตes a um custo de US$ 18 milhรตes (R$ 98 milhรตes),, colocando-o em desvantagem tanto em volume quanto em exposiรงรฃo publicitรกria.
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Propaganda digital: Harris ‘esmagando’ Trump
Alรฉm da vantagem na televisรฃo, Harris tambรฉm lidera a publicidade digital, onde sua presenรงa continua crescendo, de acordo como o estudo
A forรงa de sua campanha nas plataformas digitais, combinada com o apoio de grupos de aรงรฃo polรญtica, parece estar ampliando a visibilidade de sua candidatura, em contraste com a recente retraรงรฃo da campanha de Trump nesse campo, apontam os pesquisadores.
โEmbora Harris esteja ‘dando uma lavada’ em publicidade em todos os meios, sua vantagem online nas รบltimas duas semanas รฉ realmente impressionanteโ, disse Erika Franklin Fowler, codiretora do Wesleyan Media Project.
โEla mais do que dobrou seus gastos nos canais da Meta e do Google, passando de US$ 18,7 milhรตes (R$ 101 milhรตes) em nossa รบltima anรกlise para US$ 40,1 milhรตes (R$ 218 milhรตes).
E estรก esmagando Trump – o candidato que dedicou metade de seu orรงamento de publicidade na campanha de 2016 ao digital – em gastos gerais, com enormes margens no Facebook e no Instagram em particular.”
Economia e inflaรงรฃo dominam a pauta publicitรกria de Harris e Trump
O conteรบdo dos anรบncios veiculados pelas campanhas de Kamala Harris e Donald Trump revela uma convergรชncia em temas essenciais, com a economia no centro do debate.
A anรกlise do Wesleyan Media Project demonstra que tanto Harris quanto Trump estรฃo focando suas mensagens nas questรตes mais urgentes para os eleitores: inflaรงรฃo, economia e impostos.
A campanha de Harris, apoiada por grupos como o FF PAC, segue uma linha de comunicaรงรฃo fortemente centrada na economia, destacando polรญticas para conter a inflaรงรฃo e lidar com questรตes fiscais.
A escolha de temas reflete a crescente preocupaรงรฃo dos eleitores com o custo de vida e a estabilidade financeira.
Essa รชnfase visa atrair eleitores que veem a economia como o principal critรฉrio para decidir seu voto, de acordo com o relatรณrio.
Seguranรงa pรบblica vira foco de grupos prรณ-Trump na propaganda
No entanto, os pesquisadores constataram que no lado do partido Republicano, embora a campanha de Trump tambรฉm esteja alinhada com essas questรตes econรดmicas, seus aliados parecem estar mudando de estratรฉgia recentemente.
Grupos como MAGA, Inc. e Preserve America PAC estรฃo investindo em uma narrativa mais voltada para a seguranรงa pรบblica, embora com um volume de anรบncios menor do que o observado em pesquisas anteriores.
“Essa mudanรงa de foco sugere uma tentativa de diversificar o discurso, tentando captar eleitores preocupados com a criminalidade e a seguranรงa em suas comunidades”. salienta o relatรณrio.
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A estratรฉgia de propaganda de Harris: equilรญbrio entre ataques e promoรงรฃo
A estratรฉgia de comunicaรงรฃo de Kamala Harris e Donald Trump tambรฉm se diferencia no tom e na abordagem dos anรบncios.
O Wesleyan Media Group constatou que Trump continua evitando focar exclusivamente na promoรงรฃo de sua prรณpria candidatura, preferindo uma mistura de ataques diretos a Harris e anรบncios que contrastam suas polรญticas com as da vice-presidente.
Nas รบltimas semanas, segundo o Wesleyan Media Project, houve um aumento no nรบmero de anรบncios de ataque promovidos por Trump em relaรงรฃo ao perรญodo anterior, embora os anรบncios de contraste entre ele e Harris ainda constituam uma parte significativa de seu volume publicitรกrio, superando os nรบmeros de agosto.
A campanha de Harris, por outro lado, mantรฉm uma abordagem mais equilibrada, veiculando uma combinaรงรฃo de anรบncios promocionais, de ataque e de contraste desde que se lanรงou candidata apรณs a desistรชncia de Joe Biden, em julho.
Embora Harris tenha reservado cerca de 25% de seus anรบncios para ataques diretos a Trump no รบltimo mรชs, a maior parte de sua publicidade estรก focada em mostrar as diferenรงas entre suas propostas e as do ex-presidente.
“Esse foco em contraste parece ser uma estratรฉgia direcionada a eleitores indecisos, ao enfatizar suas visรตes opostas em questรตes centrais como a economia e seguranรงa pรบblica”, apontam os pesquisadores.
Com as eleiรงรตes se aproximando, as campanhas intensificam suas tรกticas de confronto, mas tambรฉm se esforรงam para delinear claramente as diferenรงas entre os candidatos, salienta o relatรณrio.
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