A pandemia fez estragos atĆ© debaixo dāĆ”gua. Que o digam profissionais e amadores especializados em fotos subaquĆ”ticas, privados de viajar para santuĆ”rios marinhos que sĆ£o cenĆ”rio para trabalhos espetaculares. Mas a paixĆ£o pela fotografia fez com que as limitaƧƵes impostas pelo coronavĆrus nĆ£o fossem obstĆ”culo para a realizaĆ§Ć£o de um dos mais celebrados concursos de fotografia subaquĆ”tica do mundo, ainda que com algumas adaptaƧƵes.
O Underwater Photoghapher of the Year 2021, realizado no Reino Unido, nĆ£o distribuiu prĆŖmios em dinheiro aos participantes. Mas mesmo assim fotĆ³grafos do mundo inteiro concorreram apenas pelo desejo de verem seus trabalhos reconhecidos e admirados.
Outra novidade foi a criaĆ§Ć£o de uma nova categoria: My Backyard (Meu quintal), destacando os trabalhos realizados sem viagens. Das 130 imagens finalistas, 46 foram produzidas perto de casa.
O Reino Unido tem tradiĆ§Ć£o em fotografia subaquĆ”tica. O primeiro festival dedicado ao gĆŖnero foi em 1965, dando origem Ć criaĆ§Ć£o da British Society of Underwater Photographers, em 1967.
O UPY acontece desde 2014 e foi criado pelos fotĆ³grafos Alex Mustard, Dan Bolt e Peter Rowlands. Na ediĆ§Ć£o anterior Ć pandemia, havia atraĆdo um recorde de 5.500 trabalhos de 500 fotĆ³grafos subaquĆ”ticos de todo o mundo.
O novo coronavĆrus fez cair o nĆŗmero de inscriƧƵes este ano, mas nĆ£o a beleza, a poesia e a tĆ©cnica apurada, que podem ser admiradas em verdadeiras obras-primas. Nestes dias de isolamento, Ć© um verdadeiro presente daqueles que se dedicam a mergulhar fundo (ou raso, em alguns casos) para compartilhar imagens de sonho com quem estĆ” em terra firme. Confira.
Grande vencedora do PrĆŖmio Underwater Photographer of the Year 2021 e da categoria Grande Angular
‘Sharks’ Skylight’ ā Renee Capozzola (Estados Unidos)
“Esta imagem foi capturada na PolinĆ©sia Francesa, um dos meus lugares favoritos para fotografar tubarƵes, e onde hĆ” fortes proteƧƵes legais para eles. Durante esta visita a Moorea, passei vĆ”rias noites na parte rasa ao pĆ“r do sol, na esperanƧa de capturar algo Ćŗnico. Em vez de me concentrar em imagens de nĆveis separados, como sempre gosto de fazer, decidi tentar algo diferente. Eu imaginei e tive como objetivo capturar os tubarƵes debaixo d’Ć”gua com o pĆ“r do sol ao fundo. Foram muitas tentativas, mas nesta noite em particular a Ć”gua estava calma, o pĆ“r do sol era vibrante e eu tive muita sorte com a composiĆ§Ć£o tambĆ©m, uma vez que muitas espĆ©cies de tubarƵes estĆ£o ameaƧadas de extinĆ§Ć£o em todo o mundo.”
Vencedora do PrĆŖmio British Underwater Photographer 2021 e das categorias My Backyard e Grande Angular Reino Unido
‘While You Sleep’ ā Mark Kirkland (Reino Unido)
“Malls Mire ā uma pequena floresta em Glasgow, entre um bairro residencial, um supermercado e uma fĆ”brica ā Ć© um refĆŗgio improvĆ”vel para a vida selvagem. Com o degelo do inverno, por algumas noites a cada ano, um de seus pequenos lagos lamacentos ganha vida com sapos comuns. Eu os fotografei aqui pela primeira vez em 2018 e desde aquele dia tenho essas imagens na minha cabeƧa. Demorou mais dois anos antes de eu capturar as pequenas maravilhas que se movem nas noites frias enquanto a cidade dorme. Usar um obturador remoto combinando longa exposiĆ§Ć£o, luz de fundo, grande angular com foco prĆ³ximo e fotografia dividida significava que eu tinha que abandonar qualquer frustraĆ§Ć£o e tentar (e inevitavelmente falhar) pela centĆ©sima vez para acertar. Esta tomada final Ć© o culminar de 25 horas em 4 noites deitado na escuridĆ£o, coberto de lama, esperando que os elementos imprevisĆveis da natureza se alinhassem. Foi um tempo bem gasto? Com certeza!”
Vencedora do PrĆŖmio Most Promising British Underwater Photographer 2021 e da categoria Up & Coming
‘Tying In’ ā SJ Alice Bennett (MĆ©xico)
“Como essa foto foi tirada durante um treinamento em cavernas, tĆnhamos um plano bem intrincado, que geralmente nĆ£o Ć© como eu faƧo as fotos em cavernas. No entanto, o plano falhou, pois um dos alunos, Max, teve vĆ”rias falhas de equipamento antes mesmo de passar pela entrada da caverna. Os planos sĆ£o importantes, mas quando eles falham, vocĆŖ precisa se adaptar rapidamente e lidar com a nova situaĆ§Ć£o. Depois de consertar todos os problemas na superfĆcie e mudar nosso plano para acomodar nossos estoques de oxigĆŖnio agora muito escassos, descemos novamente. Eu nadei Ć frente e esperei um pouco alĆ©m do inĆcio da corda principal permanente, observando a equipe nadando em minha direĆ§Ć£o, seguida de perto pelos assistentes de iluminaĆ§Ć£o criando aqueles lindos efeitos de halo. De repente, tudo ficou alinhado perfeitamente. EntĆ£o apertei o obturador no momento em que Max se virava para se amarrar na linha principal.”
Vencedora do PrĆŖmio Marine Conservation Photographer 2021 e da categoria Marine Conservation
‘Aerial view of a crowded island in Guna Yala’ ā Karim Iliya (Estados Unidos)
“Um vilarejo densamente habitado na costa do PanamĆ”, na regiĆ£o de Guna Yala, serve como um lembrete de como os humanos em todo o planeta estĆ£o consumindo terra e espaƧo em um ritmo rĆ”pido. A maioria do povo Guna vive nessas ilhas densamente povoadas, pescando e cultivando cocos nas ilhas prĆ³ximas. A importĆ¢ncia da relaĆ§Ć£o do ser humano com a natureza e a necessidade de protegĆŖ-la torna-se muito aparente quando vocĆŖ olha para nossa espĆ©cie de uma perspectiva aĆ©rea e vĆŖ quanto espaƧo ocupamos. Eu vim para esta regiĆ£o do PanamĆ” para fotografar a arte de fazer a roupa tradicional que o povo Guna usa. Enquanto esperava em um barco, voei meu drone sobre esta ilha para obter essa perspectiva aĆ©rea e dar mais impacto Ć imagem do que eu poderia ter fotografado ao nĆvel do mar ou subaquĆ”tico.”
Vencedora da categoria Macro
‘Pontohi pigmy seahorse’ ā Galice Hoarau (Noruega)
Vencedora da categoria NaufrƔgios
‘BOWLANDER’ ā Tobias Friedrich (Alemanha)
“Devido ao mau tempo em Tiger Beach e em Bimini, tivemos que procurar abrigo perto de Nassau, nas Bahamas, e fazer alguns mergulhos regulares. Este naufrĆ”gio foi totalmente novo para mim e uma grande surpresa quando descemos, pois a proa estĆ” pendurada quase completamente sobre uma saliĆŖncia arenosa.”
Vencedora da categoria Comportamento
‘A striped marlin in a high speed hunt in Mexico’ ā Karim Iliya (Estados Unidos)
“Esta Ć© uma cena assustadora para os peixes pequenos, fugindo para salvar suas vidas enquanto um marlim listrado os caƧa. O menor erro significa vida ou morte. Frequentemente, hĆ” pĆ”ssaros caƧando de cima e, Ć s vezes, uma dĆŗzia de outros marlins e leƵes-marinhos atacando de todos os lados. O marlim Ć© um dos peixes mais rĆ”pidos do mar, um predador terrĆvel para os pequenos peixes no grande deserto azul. Fui ao MĆ©xico para documentar esse frenesi, mas nĆ£o esperava uma caƧada tĆ£o rĆ”pida, quase rĆ”pida demais para o meu cĆ©rebro processar. Por um breve momento, essa cena desenrolou-se diante de mim e eu tive que confiar em todos os meus instintos e em minha experiĆŖncia para tirar essa foto. Usei luz natural e fiquei na periferia para tentar minimizar a perturbaĆ§Ć£o. Assistir Ć caƧa de animais selvagens Ć© um dos maiores espetĆ”culos da natureza.”
Vencedora da categoria Retrato
‘Guardian Deity’ ā Ryohei Ito (JapĆ£o)
“Ć medida que os peixes dessa espĆ©cie ficam mais velhos, eles mudam de sexo, de feminino para masculino, e ao mesmo tempo desenvolvem um grande caroƧo na cabeƧa. Pensei na iluminaĆ§Ć£o e na composiĆ§Ć£o para que a imagem da saliĆŖncia e do rosto poderoso pudesse ser transmitida. Eles vivem em um santuĆ”rio debaixo d’Ć”gua e se parecem com uma divindade guardiĆ£.”
Vencedora da categoria Preto e Branco
‘The Cut’ ā Diana Fernie (AustrĆ”lia)
“Esta fotografia foi tirada em Leru Cut, nas Ilhas SalomĆ£o. Tive a sorte de ter ganho uma viagem de dez dias no Solomons PNG Master e estava muito animada por ter a oportunidade de visitar este local novamente. Depois de mergulhar nessas Ć”guas em duas ocasiƵes anteriores, eu sabia o que esperar. No entanto, precisava de um modelo elegante como elemento essencial para esta composiĆ§Ć£o e os meus companheiros de viagem nĆ£o podiam ser classificados de forma alguma dessa maneira. Felizmente, havia outro fotĆ³grafo no grupo, cuja bela esposa era o modelo perfeito. Um pouco atrevidamente consegui capturar algumas fotos enquanto ela posava para o marido!”
Vencedora da categoria Compact
‘Doule (Kuhlia Rupestris) near the surface’ ā Jack Berthomier (Nova CaledĆ“nia, FranƧa)
“Acostumei-me a pescar no rio para tirar algumas fotos depois das grandes chuvas que fazem o leito subir e causam grandes enchentes. A correnteza do rio Ć© forte, mas ainda possibilita o mergulho livre, apesar dos muitos galhos, plantas e folhas arrebatados. Esse material traz muitas cores, que ressaltam esta carpa nova caledĆ“nia incolor muito presente nesses rios.”
Vencedora da categoria Macro (Reino Unido)
‘Portrait of a variable blenny’ ā Malcolm Nimmo (Reino Unido)
A espĆ©cie blenny (Parablennius pilicornis) Ć© relativamente nova nas Ć”guas costeiras do Reino Unido, com sua origem em Ć”guas mais ao sul (foi registrada em todo o Mar MediterrĆ¢neo). Ela pode aparecer em vĆ”rias formas, de cores diferentes. Essa imagem foi tirada em Plymouth Sound, em julho de 2020. Este peixe em particular estava se destacando orgulhosamente em uma saliĆŖncia de recife, tornando-o um tema ideal. A imagem foi capturada usando iluminaĆ§Ć£o para enfatizar apenas o rosto, com a luz sendo posicionada acima da cabeƧa realƧando as caracterĆsticas faciais.
Vencedora da categoria Living Together (Reino Unido)
‘SS Hispania’ ā Kirsty Andrews (Reino Unido)
“O Reino Unido, na minha opiniĆ£o, tem alguns dos melhores naufrĆ”gios do mundo, e o SS Hispania no Sound of Mull Ć© um dos meus favoritos. Este naufrĆ”gio realmente tornou-se um recife artificial: atrai a vida selvagem e os dois juntos atraem os mergulhadores. Cada centĆmetro de metal estĆ” coberto de anĆŖmonas, algas ou esponjas, em laranja e branco. Meu amigo estava investigando a superestrutura acima de uma fileira de vigias e eu recuei, fotografando o mais aberto que pude para tentar dar uma sensaĆ§Ć£o de escala dentro desta cena colorida.”
Vencedora da categoria Compact (Reino Unido)
‘Sunrise Mute Swan Feeding Underwater’ ā Ian Wade (Reino Unido)
“Eu estava observando alguns cisnes no lago local. Eles pareciam estar seguindo as pessoas em busca de comida. Decidi colocar um pequeno peso na parte de trĆ”s da minha GoPro e joguei no lago a uma curta distĆ¢ncia de mim. O pequeno peso faz com que a GoPro sempre caia de costas, entĆ£o eu posso fotografar em um Ć¢ngulo quase vertical. Conectei a GoPro ao meu telefone para poder disparar imagens remotamente. Ao afundar na Ć”gua, a GoPro atraiu o interesse dos cisnes e eles nadaram. Esperei atĆ© que um deles estivesse na posiĆ§Ć£o correta e com a cabeƧa embaixo d’Ć”gua. Tirei uma sequĆŖncia em alta velocidade que me permitiu capturar essa imagem.”
MenƧƵes Honrosas – Comportamento
‘Face to Face’ ā JingGong Zhang (China)
‘Milk feeding’ ā Mike Korostelev (RĆŗssia)
‘Barrel sponge beneath mangroves’ ā Alex Lindbloom (IndonĆ©sia)
MenƧƵes Honrosas – Grande Angular
‘Beneath the canopy’ ā Jon Anderson (Estados Unidos)
‘Upside Down’ ā Alvaro Herrero (Espanha)
‘Red Dot’ ā Tobias Friedrich (Alemanha)
MenƧƵes Honrosas – Macro
‘Larval lionfish’ ā Steven Kovacs (Estados Unidos)
‘The fastest nudy’ ā Fabio Urdino (ItĆ”lia)
‘Pineaplefish vision’ ā Nicolas Remy (AustrĆ”lia)
MenƧƵes Honrosas – NaufrĆ”gios
‘Golden Hour at the Georgios’ ā Renee Capozzola (Estados Unidos)
‘World War One Submarine U89’ ā Rick Ayrton (Reino Unido)
‘Very Wrecked’ ā Pekka Tuuri (FinlĆ¢ndia)
MenƧƵes Honrosas – Retrato
‘Snooty the lemon shark’ ā Galice Hoarau (Noruega)
‘Yellow Dragon’ ā Csaba Tokolyi (Hungria)
‘Surprised’ ā Filip Staes (BĆ©lgica)
MenƧƵes Honrosas – Preto e Branco
‘Prey or Predator?’ ā Wayne Lai (China)
‘Ying and Yang’ ā Hannes Klostermann (MĆ©xico)
‘Hunting Sea Lion’ ā Nick Polanszky (Ćustria)
MenƧƵes Honrosas – Macro
‘Pelagic Stingray (Pteroplatytrygon Violacea)’ ā IsaĆas Cruz (Espanha)
‘Rainbow Goby’ ā ManBd (MalĆ”sia)
‘Life Drop’ ā Chiara Scrigner (ItĆ”lia)
MenƧƵes Honrosas – Macro
‘Floating Rest’ ā Irene Orozco (MĆ©xico)
‘Majestic Dance’ ā Severin Pohlmann (Alemanha)
‘Resplendence – Black Browed Albatross’ ā Danny Lee (AustrĆ”lia)
Parabenizo pelo excelente trabalho de comunicaĆ§Ć£o visual baseado na vida subaquĆ”tica.