Londres – A fundação que supervisiona a Wikipedia baniu sete colaboradores chineses e revogou acesso de administrador de outros 12, após denúncia feita pelo site Hong Kong Free Press (HKFP) sobre supostas ameaças a usuários da enciclopédia online no território.

O banimento foi anunciado em uma carta postada no site da fundação na terça-feira (14/9), assinada por Maggie Dennis, vice-presidente de resiliência e sustentabilidade da Wikipedia.

Ela descreveu a ação como “radical” e “sem precedentes em escopo e natureza”. 

A Wikimedia Foundation disse ter identificado um “grupo não reconhecido” de usuários da Wikipedia da China continental e identificou “riscos de segurança” relacionados à “infiltração de sistemas da Wikimedia, incluindo posições com acesso a informações pessoalmente identificáveis”.

Dennis disse no comunicado que “alguns usuários da Wikipedia foram fisicamente prejudicados como resultado dessa infiltração”. E que diante da confirmação, não havia escolha a não ser “agir rápida e apropriadamente”.

Leia também

China recruta seus universitários no Reino Unido como influenciadores para “notícias positivas”

Ativismo digital teria objetivo de sabotar Wikipedia e assediar colaboradores

A fundação, no entanto, não acredita que as informações pessoais dos usuários tenham sido expostas.

O “grupo não reconhecido” citado no comunicado tem quase 300 usuários da Wikipedia conhecidos como Wikimedianos da China Continental (WMC), que, ao contrário do grupo de usuários de Hong Kong (WMHKG), não é reconhecido pela fundação.

Em 2019, o governo chinês havia bloqueado o acesso de seus cidadãos à enciclopédia online, embora alguns usuários tenham permanecido ativos na comunidade.

Membros da administração da Wikipedia estariam sob risco de “ataque por meio de extorsão ou potencialmente perseguição” ao terem dados expostos a ativistas digitais contrários à plataforma, afirmou a vice-presidente. 

A fundação disse ter descoberto “não apenas pessoas que deliberadamente procuram se infiltrar na comunidade a fim de avançar em uma agenda contrária aos objetivos de conhecimento aberto, mas também indivíduos que se tornaram vulneráveis à exploração e danos por grupos externos porque já são membros de confiança ”, disse Dennis.

Leia também

Após reprimir liberdade de imprensa, censura em Hong Kong avança sobre o cinema

Casos de banimentos globais são raros na história da Wikipedia

A Wikipedia é supervisionada pela Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos. A enciclopédia de origem coletiva enfatiza o envolvimento da comunidade. 

A maior parte de seu conteúdo e até mesmo suas regras são escritas, decididas e aplicadas pelos próprios usuários e administradores eleitos.

São promovidas regularmente “eleições” para colaboradores que desejam se tornar administradores, com mais acesso a leitores e mais poderes para editar artigos.

Comportamentos como assédio significativo e repetido de usuários, ameaças ou outros abusos podem levar ao banimento global pela fundação, mas isso é raro de ocorrer.

Desde 2012, a Wikipedia impôs proibições a um total de 93 usuários, incluindo os casos mais recentes.

Leia também

Hong Kong: organizações cobram liberdade de ativista ligada a tributo às vítimas de massacre de 1989

Infiltração de ativistas gera temor de “captura da comunidade”

A fundação anunciou a realização de uma uma sessão pública nas próximas semanas para tratar dessas questões, bem como discutir como pode abordar futuras eleições para evitar a “captura da comunidade” por ações orquestradas de ativismo digital, disse Dennis. 

“Precisamos ter certeza de que a comunidade pode realizar eleições justas, sem campanha ou fraude.”

Um membro veterano do grupo de usuários da Wikipedia de Hong Kong disse ao site HKFP que a mudança foi “uma surpresa total” e seu escopo parecia extenso. 

A remoção de um grande número de administradores ativos da edição chinesa do site pode causar atrasos nas tarefas administrativas, disse ele. O usuário falou em condições de anonimato, citando temores por sua própria segurança.

Chineses acusam Wikipedia de arbitrariedade nas punições

Segundo o HKFP, o grupo de usuários da China WMC criticou as ações da fundação, dizendo que as alegações contra seus usuários eram “desnecessárias” e não eram sustentadas por evidências. 

Eles não tiveram direito de resposta antes de serem banidos, disse o grupo.

“A fundação não considerou se aqueles que fizeram reclamações ou enviaram evidências tinham conflitos de interesses com o WMC, e se eles se identificam politicamente com as [ideias] radicais de independência de Hong Kong, independência de Taiwan ou anticomunista”, disse o grupo em um comunicado intitulado “Deixe de lado as fantasias, prepare-se para lutar”.

As alegações da fundação de campanha eleitoral foram comparáveis às conspirações de fraude eleitoral durante as últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos, disse o grupo. 

“Aqueles que clamaram pela democracia são os mais antidemocráticos. A seu ver, só é democrático quando os resultados das eleições satisfazem seus desejos.”

Leia também

Com jornal fechado e bens congelados pela China, maior grupo de mídia de Hong Kong anuncia fim das operações

 

O WMC disse que a fundação Wikimedia não deu suporte aos usuários da China continental ou ao próprio WMC, que continuou a contribuir para o site, apesar de estar bloqueado na China.

“O verdadeiro alvo deles é toda a comunidade chinesa da Wikipedia, e não nós do WMC”, disse o comunicado. 

“A fundação abandonou a China continental, eles não se importam com nossa vida ou morte… Nós fazemos o trabalho mais ‘perigoso’ na China, mas vocês voltaram para eliminar nossa comunidade.”

Leia também 

China não quer celebridades “afeminadas” na TV e recomenda que emissoras evitem artistas “imorais”

“Operação fan quan”: China proíbe rankings de celebridades, em guerra contra culto a famosos