Pauline Maclaran, professora Escola de Administração da Royal Holloway, The Conversation
Pauline Maclaran

A monarquia está sob pressão. Escândalos diversos e apoio cada vez menor de gerações mais jovens apontam para uma instituição ultrapassada com pouca relevância para a era moderna.

Consagrado em pompa e esplendor, o fim de semana da coroação é uma oportunidade de ouro para a monarquia demonstrar seu valor ao público britânico.

Os três dias do fim de semana e feriado da coroação, de 6 a 8 de maio, serão repletos de atividades que podem fortalecer a imagem e a marca da monarquia.

Sentimento de fantasia e diversão pode aliviar pressão sobre a monarquia

Eventos festivos como este promovem “sentimentos, fantasia e diversão”, que são aspectos-chave das experiências de consumo mais atraentes – e não se engane, a coroação é uma experiência de consumo.

Cada dia foi inteligentemente projetado para inspirar uma variedade de sentimentos e respostas que incentivam as pessoas a se envolverem com a marca da família real.

Tal engajamento é crucial, porque uma monarquia constitucional como a do Reino Unido depende do apoio do público para continuar existindo.

Em nenhum lugar isso é mais claramente ilustrado do que em vários países da Commonwealth se distanciando do monarca britânico como seu chefe de estado.

No fundo, o fim de semana é sobre criar experiências e memórias personalizadas em torno da monarquia.

No passado, essas memórias eram preservadas em álbuns de recortes e fotos passadas entre gerações . Agora, as pessoas as compartilham nas mídias sociais.

Mas eles continuam a ligar amigos e familiares ao longo das gerações e garantem que a monarquia permaneça incorporada à cultura britânica.

Sábado: desfile

O ponto principal do fim de semana é a coroação na Abadia de Westminster.

O espetáculo visual resplandecente – começando com a procissão do Palácio de Buckingham até a abadia – usa pompa e circunstância cuidadosamente orquestradas para lembrar os espectadores da magia da monarquia.

À medida que o Diamond Jubilee State Coach (e mais tarde, o Gold State Coach) carregando o rei e a rainha consorte segue pela rota real, muitos espectadores entusiasmados deixarão suas mentes vagarem para os contos de fadas de suas infâncias.

Mas talvez os sentimentos mais duradouros gerados neste ponto sejam a sensação de estabilidade e continuidade que tais desfiles tradicionais simbolizam.

O historiador David Starkey descreveu a monarquia como “a única lente contínua através da qual você pode realmente olhar para a história da Inglaterra”.

O patrimônio é o principal ativo da família real, e a coroação do rei Charles III é outro elo significativo em seus mais de mil anos de história.

Em testemunho do “soft power” da monarquia, autoridades estrangeiras e líderes mundiais estarão entre os 2 mil convidados esperados que ocuparão seus lugares na abadia ao lado de membros da família real – embora, seguindo precedente histórico, o presidente dos EUA, Joe Biden, não estará entre eles .

A cerimônia, transmitida para todo o mundo, nos lembra o alcance global da monarquia britânica.

A coroação da rainha Elizabeth II em 1953, a primeira totalmente televisionada, alcançou 27 milhões de telespectadores e 11 milhões de ouvintes de rádio.

Milhões de moradores e visitantes inundaram as ruas de Londres para ver o evento. Mas não se esperava multidões semelhantes para Charles e Camilla.

Domingo: festas de rua

Para muitas pessoas, o evento principal do fim de semana será uma reunião comemorativa com os vizinhos no domingo, quando as festas de rua acontecerão em todo o Reino Unido.

Esta parte agora tradicional da cultura britânica remonta a 1919, quando os “Chás da Paz” foram servidos para marcar o fim da primeira guerra mundial.

Desde então, as festas de rua se tornaram um componente importante dos eventos reais.

O site oficial da coroação incentiva as pessoas a participarem do Grande Almoço da Coroação , oferecendo materiais para download para ajudar no planejamento e inspirar a criatividade.

As festas de rua não são necessariamente preferidas apenas pelos monarquistas. Muitos participantes estarão lá simplesmente para encontrar com os outros e se divertir.

Alguns podem até ser republicanos ou apáticos em relação à monarquia.

Um estudo do Jubileu de Ouro da Rainha em 2002 descobriu que uma festa de rua reuniu sua comunidade de “pessoas festeiras” por causa da aversão à monarquia.

O mesmo estudo mostrou que o objetivo principal na organização de uma festa de rua era unir as comunidades locais e acolher a diversidade, ao invés de celebrar uma identidade nacional comum.

Este também é o propósito anunciado do concerto de coroação de domingo à noite no Castelo de Windsor, que irá “mostrar a herança cultural diversificada do país em música, teatro e dança”.

É particularmente importante para o futuro da monarquia que seu principal ativo, a herança britânica, seja interpretado de maneiras mais diversas do que até agora, se quiser permanecer relevante.

Para ser visto o mais inclusivo possível, o concerto provavelmente apresentará uma mistura heterogênea de artistas de toda a Grã-Bretanha e da Commonwealth.

O coro de coroação que também se apresentará no concerto é um excelente exemplo disso.

Tem membros de comunidades de refugiados, LGBTQ+ e surdos, e será apoiado por um coral virtual composto por cantores de toda a Commonwealth.

Por meio de iluminações de alta tecnologia com exibições de drones e outros efeitos sofisticados em todo o país, os organizadores esperam transmitir uma mensagem de unidade nacional, em vez de identidade, aos espectadores.

Segunda-feira: serviço público

Um dia de voluntariado local em 8 de maio conclui o fim de semana da coroação. Com isso, o rei mostrará sua dedicação ao serviço público.

O “Big Help Out” é anunciado como uma forma de inspirar a construção de comunidades e apoiar áreas locais.

O esforço deve atrair a Geração Z, que está mais insatisfeita com a monarquia e a vê como uma instituição ultrapassada.

Voluntários regulares e generosos doadores de caridade, esses jovens favorecem ações em vez de palavras . Seu endosso será crucial para a sobrevivência futura da monarquia.


Sobre a autora

Pauline Maclaran é professora de marketing e pesquisa do consumidor na Escola de Administração da Royal Holloway, e membro da Academia de Ensino Superior.Seus trabalhos já foram publicados em revistas internacionais e Maclaran também foi coautora ou coeditora de 15 livros. Em 2019 foi premiada com o Lifetime Achievement Award pela Academy of Marketing.


Este artigo foi publicado originalmente no The Conversation e republicado sob uma licença Creative Commons.