Jornalistas com pelo menos um ano de experiência em jornalismo ou criação de conteúdo, contratados em redações ou independentes, podem se candidatar até 21 de fevereiro a uma das bolsas do programa Amazônia Urbana, da organização ambiental Climate Tracker. 

O objetivo é explorar os desafios ambientais das cidades amazônicas, incentivando a produção de conteúdo digital em formato inovador que retratem a situação dessas regiões.

O programa, realizado em conjunto com a Open Society Foundation, oferece 10 vagas para profissionais que morem no Brasil e na Colômbia. 

Bolsa Climate Tracker priorizará candidatos da região

Não é necessário residir no local, mas serão priorizados candidatos que vivam em cidades amazônicas.

Durante os seis meses de duração da bolsa, entre março e setembro de 2024, os jornalistas escolhidos deverão participar de um treinamento online uma vez por semana e manterão contato permanente com um mentor individual.

O programa estabelece como compromisso a produção de  seis conteúdos audiovisuais de alto valor jornalístico para redes sociais, abordando os desafios ambientais das cidades amazônicas na Colômbia e no Brasil. 

O valor total da bolsa é de US$ 900 (R$ 4,4 mil), com pagamento escalonado depois da publicação de cada conteúdo. 

Os trabalhos serão divulgados pela rede do Climate Tracker, proporcionando visibilidade nacional e internacional aos profissionais. 

Além do valor, os selecionados terão as despesas pagas para participar de uma conferência climática internacional (evento ainda a ser confirmado). 

Jornalistas que ganharam bolsa do Climate Tracker participaram da COP28, em Dubai
Bolsistas do programa na COP28 (foto: divulgação)

Como concorrer 

Os interessados devem preencher um formulário e apresentar uma proposta do conteúdo (pitch) descrevendo em detalhes o trabalho a ser desenvolvido com o auxílio do subsídio, conforme este modelo.

A proposta pode ser enviada em português até 21 de fevereiro. 

Mais informações e o link para o formulário estão aqui