Os principais desafios do jornalismo contemporâneo estão na pauta Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ), entre 12 e 14 de abril, uma iniciativa do  Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, na Universidade de Austin. 

O encontro está em sua 25ª edição, e pode ser acompanhado online, aberto a profissionais de imprensa, produtores de conteúdo e pessoas interessadas em conhecer melhor as questões que afetam o ecossistema de informação, como liberdade de imprensa, busca de audiência e o impacto da inteligência artificial. 

As quatro palestrantes principais do ISOJ ano são mulheres: Meredith Kopit Levien , presidente e CEO da The New York Times Company;  Versha Sharma, editora-chefe da Teen Vogue; Galina Timchenko, cofundadora, CEO e editora da Meduza, meio de comunicação russo independente que opera na Letônia; e Wendi C. Thomas, fundadora, editora e editora da redação sem fins lucrativos MLK50. 

“A escolha reflete uma mudança importante na indústria da mídia, que agora tem mais mulheres líderes do que nunca”, disse o professor brasileiro Rosental Alves, fundador do Centro Knight da Universidade do Texas, que organiza a conferência.

Uma novidade deste ano foi a adoção de um formato de participação que vai além do mero streaming das palestras: a Experiência Virtual.

O objetivo é levar a essência do encontro aos participantes virtuais em qualquer lugar do mundo, por meio de uma experiência imersiva integrando elementos virtuais e presenciais do simpósio.

O novo espaço de trabalho Slack dedicado ao ISOJ dá aos participantes virtuais a chance de acessar as transmissões e de se envolver ativamente com a comunidade da conferência. Um dos canais é dedicado aos que falam português.

Simpósio debaterá temas diversos ligados ao jornalismo online

Os painéis do Simpósio reunem importantes nomes de grandes organizações como New York Times, MacArthur Foundation, Washington Post, Bellingcat, BBC, Google, American Journalism Project, Institute for Nonprofit News, Associated Press, The Marshal Project, Teen Vogue, Texas Tribune, YouTube, MSNBC; CBS, IDL.Reporteros, Meduza, Solutions Journalism Network, Reuters Institute e Columbia University. 

Do Brasil participam o YouTube Felipe Neto e Lilian Ferreira , gerente geral de estratégia e métricas do UOL. 

Entre os temas em pauta no ISOJ estão inteligência artificial, polarização, regulamentação e sustentabilidade das mídias sociais, cobertura eleitoral e o papel dos influenciadores no jornalismo. 

A programação completa está aqui

As inscrições são abertas a qualquer interessado nos temas, e não apenas por jornalistas ou estudantes de comunicação, e podem ser feitas aqui. 

Colóquio Ibero-americano 

No domingo (14) haverá um evento complementar, com participação gratuita, o Colóquio Ibero-americano de jornalismo digital, realizado em espanhol. 

A programação inclui 29 palestrantes de 11 países da América Latina. Os temas principais em debate são os ataques à imprensa latino-americana, o jornalismo no exílio, a situação da mídia na  Nicarágua, jornalismo local e formas de financiamento da mídia digital.

As inscrições podem ser feitas aqui