© Conteúdo protegido por direitos autorais

Jornalismo de guerra

Ataque russo a Kiev danificou redações de imprensa internacionais, diz Federação de Jornalistas

Rede de TV estatal alemã ARD e agência de notícias Deutsche Welle estão entre as atingidas no ataque com mísseis e drones

Redacao do veículo alemão ARD em Kiev danificada por ataqu russo

O escritório da ARD, TV estatal alemã, foi atingido no ataque russo a Kiev (foto: divulgação NUJJ)




O ataque russo com mísseis e drones que deixou pelo menos quatro mortos e dezenas de feridos em Kiev nas noites de 23 e 24 de maio também atingiu redações de veículos de imprensa, incluindo alguns internacionais.

De acordo com a Federação Internacional de Jornalistas, pelo menos seis meios de comunicação locais e sucursais de veículos estrangeiros e até o sindicato de imprensa ucraniano relataram danos às suas instalações e espaços de trabalho na capital da Ucrânia.

Entre as organizações de mídia atingidas estão o escritórios de Kiev da agência de notícias Deutsche Welle (DW), da emissora pública alemã ARD, do meio de comunicação Realna Hazeta, da Agência de Informações Independente Ucraniana UNIAN, do projeto de mídia online Shelter e do site de notícias Graty.

As redações relataram janelas quebradas, equipamentos danificados e espaços de trabalho destruídos, embora as equipes de mídia continuem suas reportagens.

A NUJU (União Nacional de Jornalistas da Ucrânia, na sigla em inglês), também relatou danos ao seu escritório no centro de Kiev.

As explosões danificaram as janelas e deixaram vidro espalhado dentro das instalações.

Ataque russo a Kiev danificou casas de jornalistas

Casas dos jornalistas também sofreram danos.

O apartamento de Artem Zakharchenko, um conhecido pesquisador e professor de jornalismo na Universidade Nacional de Kiev, e da jornalista Olena Zakharchenko, foi completamente destruído.

Sergiy Tomilenko, presidente da NUJU (União Nacional de Jornalistas da Ucrânia, na sigla em inglês),condenou o ataque que russo “que mais uma vez devastou a infraestrutura civil e afetou jornalistas e suas famílias.”

“Esses ataques indiscriminados com mísseis e drones visam aterrorizar a população civil e destruir os alicerces da vida normal, incluindo a infraestrutura que permite que o jornalismo independente funcione.”

Em comunicado conjunto, a IFJ e a EFJ (Federação Europeia de Jornalismo, na sigla em inglês) pediram responsabilidade internacional por ataques que devastam a infraestrutura civil, incluindo operações de mídia na Ucrânia.


error: O conteúdo é protegido.