Londres – Embora as principais redes sociais estabeleçam 13 anos como idade mínima para criar contas e imponham limites de idade para acesso a determinados conteúdos, um novo estudo publicado na segunda-feira (10) no Reino Unido revelou que 77% de crianças e jovens britânicos entre 8 e 17 anos têm seu próprio perfil – e um terço deles usa uma idade falsa.
Realizado pela empresa Yonder Consulting por encomenda do Ofcom, órgão regulador de mídia do país, o estudo mostra a fragilidade dos controles das redes sociais e também dos pais, que podem nem saber que seus filhos têm perfis ou ter autorizado a criação mesmo quando a idade mínima não está sendo respeitada.
A pesquisa indica que seis em cada dez crianças de 8 a 12 anos que usam essas plataformas o fazem com seu próprio perfil e não com o de algum adulto.
Na faixa etária de oito a 12 anos, até metade havia criado sozinha pelo menos um de seus próprios perfis, enquanto até dois terços contaram com a ajuda de um dos pais ou responsável para abrir a conta.
Por que a idade online de uma criança nas redes sociais é importante?
O Ofcom alerta para o risco a que as crianças estão expostas ao declarar idade falsa para usar redes sociais ou jogos online.
“Elas podem estar em maior risco de encontrar conteúdo nocivo ou impróprio para a idade.
Quando um usuário atinge a idade de 16 ou 18 anos, algumas plataformas introduzem certos recursos e funcionalidades não disponíveis para usuários mais jovens – como mensagens diretas e a capacidade de ver conteúdo adulto”.
O estudo de Yonder procurou estimar a proporção de crianças que têm perfis de mídia social com ‘idade de usuários’ que as fazem parecer mais velhas do que realmente são.
Os resultados sugerem que quase metade (47%) das crianças de 8 a 15 anos que possui perfil nas redes sociais está cadastrada com uma idade de usuário de 16 anos ou mais, enquanto 32% das crianças de 8 a 17 anos declaram uma idade de usuário de 18 anos ou mais.
Entre a faixa etária mais jovem, de 8 a 12 anos, o estudo estimou que dois em cada cinco (39%) têm um perfil com idade de usuário de 16 anos ou mais, enquanto 23% mostram uma idade de usuário de 18 anos ou mais.
O estudo é parte de um conjunto de ações de educação midiática do órgão regulador britânico, verificando as ameaças a menores de idade nas redes sociais e a compreensão das atitudes das crianças e dos pais em relação a certas proteções online.
Ele foi publicado na sequência dos resultados de um inquérito judicial que comoveu o país. Em 2017, a jovem Molly Russel, de 14 anos, cometeu suicídio e a família iniciou uma cruzada para responsabilizar as redes sociais, principalmente Instagram e Pinterest.
No dia 30 de setembro, o inquérito concluiu que o conteúdo relacionado a suicídio e automutilação teve papel decisivo para a tragédia.
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Atitudes das crianças e dos pais em relação à garantia de idade
Em um estudo anterior, o Ofcom examinou mais a fundo as atitudes das crianças e dos pais em relação à garantia de idade, um termo amplo que abrange uma variedade de técnicas projetadas para impedir que crianças acessem conteúdo adulto, prejudicial ou inadequado e para ajudar as plataformas a personalizar conteúdo e recursos para fornecer uma experiência apropriada à idade.
Ela inclui medidas como autodeclaração, identificadores rígidos (como passaportes), inteligência artificial e sistemas baseados em biometria, entre outros.
O órgão regulador britânico constatou que pais e filhos apoiam amplamente o princípio da garantia de idade, mas também identificou que alguns métodos levantam preocupações sobre privacidade, controle dos pais, autonomia e usabilidade das crianças.
Pais entrevistados pelos pesquisadores disseram que estavam preocupados em manter seus filhos seguros online, mas também queriam que eles aprendessem a gerenciar riscos de forma independente por meio da experiência.
Muitos também não queriam que seus filhos fossem deixados de fora das atividades online das quais seus colegas podem participar, e outros achavam que o nível de maturidade de seus filhos, e não apenas sua idade numérica, era uma consideração primordial na liberdade que eles tinham.
“Os pais sentiram que o esforço necessário para um método de garantia de idade deve ser proporcional aos riscos potenciais percebidos.
Tanto os pais quanto os filhos se inclinaram para “identificadores rígidos”, como passaportes, para atividades tradicionalmente restritas à idade, como jogos de azar ou acesso à pornografia.”
Segundo o Ofcom, as mídias sociais e os jogos tendiam a ser percebidos como comparativamente menos arriscados. As crianças tendiam a preferir um método de ‘autodeclaração’ de garantia de idade para essas plataformas e serviços, devido à facilidade percebida de evasão e desejo de usá-los sem restrições.
Alguns pais acharam que as restrições de idade mínima para redes sociais e jogos eram bastante arbitrárias e por isso admitiram facilitar o acesso de seus filhos.
Quando solicitados a opinar sobre diferentes métodos de garantia de idade para mídias sociais e jogos, os pais geralmente preferiam a “confirmação dos pais”, pois consideravam que isso lhes proporcionava controle e flexibilidade.
Fatores de risco que podem levar crianças a causar danos online
Um terceiro estudo do Ofcom, realizado pela empresa de pesquisas Revealing Reality, descobriu que fornecer uma idade falsa era apenas um dos muitos gatilhos potenciais para as redes sociais se tornarem ameaças.
Foram identificados uma série de fatores de risco que potencialmente tornam as crianças mais suscetíveis a danos online.
Um deles é a existência anterior de vulnerabilidades como necessidades educacionais especiais, problemas de saúde mental e isolamento social.
Bullying ou pressão dos colegas, sentimentos como baixa auto-estima ou imagem corporal ruim também podem contribuir para riscos maiores gerados pelo que se vê online, e este foi o caso de Molly Russel. Ela questionava o próprio corpo.
O trabalho apontou ainda como fatores de risco potencial as características de design de plataformas que encorajam e permitem que as crianças construíssem grandes redes de pessoas, levando-as a interagir com desconhecidos e visualizar conteúdos e conexões que eles não buscaram proativamente.
Outra ameaça é a exposição a conteúdo percebido como uma solução para um problema ou para insegurança.
O estudo indicou que a gravidade de qualquer impacto pode variar entre as crianças. Isso variou de transtorno emocional transitório mínimo (como confusão ou raiva), mudança temporária de comportamento ou impacto emocional profundo (como agressão física ou restrição alimentar de curto prazo), a danos psicológicos e físicos graves e de longo alcance (como social retirada ou atos de autoagressão).
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